sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Savage 2 - a tortured soul





O Savage, desde sua primeira versão, tem uma grande legião de fãs, isso por que ele inova numa mistura de FPS, estratégia e ação em um ambiente completamente 3D. Em quesito de gráficos, acho que não há nenhum jogo para Linux que chegue perto dos gráficos do Savage2. Na minha opinião, eles são melhores no Linux do que no Windows.



Vejam uma imagem:








No game, os jogadores estão divididos em dois times: A legião dos homens, e a horda das bestas. Um time deve destruir a "base" do outro, que no caso dos humanos é o Stronghold e no caso dos monstros é o Lair. Cada time tem um comandante, que deve construir tecnologias para seu time. Esse comandante também deve gerir o time através de uma estratégia de batalha, procurando os melhores lugares do mapa para controlar. No time dos humanos, as 3 unidades primárias são:



Um anão, comumente usado para ajudar o comandante a construir e reparar estruturas.


Scout (ou marksman):


O Scout é uma unidade fraca, porém é extremamente rápido. É usado tanto para a batalha, quanto para se infiltrar em áreas inimigas, com sua velocidade e habilidade de ficar invisível.



O Savage é a base do exército humano, e é a união perfeita entre força e agilidade. Conta ainda com duas armas de fogo, e duas espadas.


Já no time dos monstros, as 3 unidades principais são:


Conjurer:



O Conjurer tem o mesmo papel do anão em ajudar o comandante, mas como o mesmo, pode ser muito útil em batalha.


Shape Shifter








O Shape Shifter é como o marksman, fraco e rápido. Sua melhor habilidade é a de "copiar" um humano, ficando com sua aparência. Assim, ele pode se infiltrar no campo inimigo e enganar os jogadores.


Hunter:








O Hunter, como pode-se perceber, é um morcego. Ele é semelhante ao Savage, porém mais rápido e menos forte.




Essas unidades formam as bases dos dois times, mas conforme o comandante avança a tecnologia, novas unidades estão disponíveis.




O comandante




Quem já jogou World of Warcraft irá se familiarizar facilmente com o posto de comandante do Savage. A principal diferença é que os seus "subordinados" são humanos, o que torna tudo mais difícil - e divertido. Quando o jogo começa, você tem 5000 ouro guardado, e pode usá-lo como quiser. Para conseguir mais ouro, você deve pedir doações ao time (se necessário) e construir minas de ouro. Ao lado de cada base (seja dos humanos ou dos monstros) há uma mina de ouro, sobre a qual deve ser colocada, no caso dos humanos, uma máquina para extrair ouro.




Conforme o dinheiro vai subindo, você tem a possibilidade de construir mais coisas. Quando uma unidade entra no jogo, (ou seja, quando ela faz "spawn") ela deve aparecer ou na base, ou em um portal, ou em um Garrison (no caso dos monstros, um sub-lair). É de suma importância, portanto, que o comandante construa Garrisons na tela para que reforços possam vir ao cenário mais facilmente. Além disso, o comandante ainda pode usar "buffs" e "debuffs" nos jogares, que são vantagens ou desvantagens dadas aos mesmos. Elas incluem coisas como queimar ou deixar mais lento um inimigo, ou recuperar a energia e aumentar a defesa de um aliado.




Assim que o jogo começa, as unidades que entram em jogo não podem usar todos os seus golpes e poderes. Para que elas possam, é necessário que o comandante construa algumas coisas, que fazem com que o time se torne mais forte. Elas são, no caso dos humanos:




Armory: permite usar a maioria dos golpes;




Monastery: permite que o Savage e o marksman possam usar uma habilidade extra, e que os "chaplains" (uma espécie de curandeiro) entrem no jogo;




Academy: Permite que os jogadores usem os Legionnaries, que são extremamente fortes e resistentes (mas custam 400 gold);




Siege workshop: Permite que sejam usadas unidades de cerco pelos humanos.




Árvore de tecnologia dos humanos: http://www.savage2.com/en/images/htt.jpg




Já no caso dos monstros:




Nexus: idem Armory;




Sanctuary: faz os jogadores poderem usar os Shamans, que curam e revivem os outros jogadores;




Predator den: Permite que os monstros usem predadores, que são unidades tão fortes e resistentes quanto os Legionnaires;




Charm shrine: Permite que sejam usadas unidades de cerco pelos monstros.




Árvore de tecnologia dos monstros: http://www.savage2.com/en/images/btt.jpg




Além destas construções, ambos os times podem construir algo chamado "Hell shrine", em cima de um "scar". Um scar é uma rachadura no chão, que fica em algum lugar do mapa, que serve apenas para construir o hell shrine. O Hell shrine é algo usado pelos jogadores para que eles possam usar suas almas - adquiridas a cada assassinato em batalha - para se transformar em criaturas do inferno. Essas criaturas são o Revenant, o Devourer, e o temido e poderoso Malphas. As "hellbourne units", como são chamadas, tem algumas características peculiares: Não são atingidas pela maioria dos buffs e debuffs do game; Perdem energia sozinhas, num ritmo lento; e a cada alma que recebem, recebem também um bônus de 100 HP (energia). Portanto, deve-se evitar ser morto por uma dessas unidades, para não torná-las mais fortes.




Unidades de cerco




Como a maioria das unidades no jogo não causam muito dano as estruturas, é comum fazer uso de unidades de cerco. As unidades de cerco, mais caras que qualquer outra (750 gold) são terrivelmente lentas e ineficientes na batalha. No entanto, para destruir as edificações inimigas, é o melhor que se pode imaginar, sem falar que elas são as mais resistentes do jogo. Enquanto um Leggionaire chega a ter 890 de energia (HP), um Behemoth tem quase 2.100. As unidades de cerco (siege units) dos humanos são:




O Battering ram:





Pode queimar os inimigos que se aproximem e, em caso de perigo extremo, o anão que o controla pode explodir o carro e pular fora.




E o steambuchet:





É uma catapulta convencional, que atira pedras normais e com fogo. Como o Battering ram, seu controlador pode fugir de dentro dela.




Já as unidades de cerco dos monstros são:




Behemoth:





O Behemoth é um gigante que anda vagarosamente munido de uma árvore, ou apenas seu tronco.




Tempest:





O Tempest substitui a catapulta dos humanos, mas ao invés de jogar pedras, atira meteoros. Seu único "golpe" é uma bola flamejante que desce dos céus semeando a discórdia.




Healers




Os "healers" são as unidades que servem basicamente para dar suporte as outras. Eles recuperam a energia dos outros e prejudicam os inimigos. Essas unidades são, no time dos humanos e no dos monstros, respectivamente:




Chaplain:





O Chaplain pode baixar a defesa do inimigo, recuperar a energia de uma unidade, recuperar a energia de unidades em uma área, reviver uma unidade morta (apenas do mesmo time) e ainda pode soltar um "raio" roxo com seu cajado.




Shaman:





O Shaman, uma espécie de macaco, pode prender inimigos no chão, deixar um humano sem visão (por muito pouco tempo), bem como reviver um monstro morto, dentre outras coisas.




Esquadrões




Cada time é dividido em esquadrões. Para os monstros, os principais são o "strata" e o "Obvilion". Para os humanos, são o "Beth", e o "Aleph". De acordo com a quantidade de jogadores no servidor, cada time pode ter até 5 esquadrões.




Cada esquadrão tem um "oficial", que é seu chefe. Ele pode dar ordens para destruir algo, se mover para algum lugar, ou proteger algum jogador. Além disso, o oficial tem uma habilidade especial: Colocar SP's (spawn portal's). Um portal é algo utilizado para que os jogadores, quando morrem, possam voltar para o mapa de qualquer lugar. Por isso, é muito importante colocar portais e destruir os do inimigo. As unidades de cerco são as únicas que não podem aparecer em um spawn portal.




O game ainda conta com a possibilidade de praticar, usando um treinamento contra uma IA, e um tutorial simples. Junto com o jogo, também são instalados um aplicativo para ver os modelos 3d e um outro para criação de mapas para o game.




Como ele é desenvolvido por uma empresa (S2 games) o jogador tem duas possibilidades ao se registrar: ser um usuário "free account" (conta gratuita), ou um "Premium account". Para ser premium, paga-se 10 Dólares por mês e ganha-se algumas vantagens. Por exemplo: As contas gratuitas só podem usar as Hellbourne units 1 vez, já as premium quantas quiser (desde que tenha 20 almas); Um free account pode carregar 4 itens consigo, já um premium 6; O premium pode fazer e participar de clãs, e ainda podem ver "estatísticas" sobre os outros jogadores, ver replays de TODOS os jogos que já ocorreram, dentre outras vantagens.




Os requisitos mínimos para jogar o game são:




Processador - 2.2GHz Pentium 4 / AMD 2000+ ou mais rápido




RAM - 1GB de RAM




Placa de vídeo - 128MB compatível com OpenGL 2.0 / GLSL 1.20 compliant Geforce ou Radeon




Conexão com a internet




E os recomendados:




Processador - 2.0GHz Core 2 Duo / AMD 3500+ ou mais rápido


v style="text-align:justify;">RAM - 1.5GB ou mais





Placa de vídeo - 256MB Geforce 7800+ ou Radeon X1900+




Conexão com a internet (banda larga)


O download tem um pouco mais de 700 MB. A instalação é bem simples: Torna-se o arquivo .bin baixado em executável, com o comando chmod a+x Savage2Install-2.1.0.1-i686.bin. Depois, basta executar com o comando ./Savage2Install-2.1.0.1-i686.bin que o instalador abrirá.



O site oficial é:





Para criar uma nova conta, o endereço é esse:





Mais screenshots:





Novo trailer (depois do patch 2.0):





Se quiser saber mais sobre cada unidade, o site oficial do Savage tem uma relação completa e bem mais detalhada:


Nenhum comentário:

Postar um comentário