domingo, 9 de agosto de 2009

Conexão Claro 3G no Linux


Quando migrei da Oi Velox para a Claro 3G, já imaginava que teria certas dificuldades para fazer a conexão através do Ubuntu 9.04 já que segundo o fabricante, o modem Huawei E226 era compatível apenas com Windows ou MAC OS X! O vendedor me confirmou a informação do fabricante e informou que não seria possível me conectar no Linux com aquele modem. Mesmo assim, assinei o serviço.



Com o modem em mãos, era hora de descobrir como conseguir a conexão de maneira satisfatória. No Ubuntu 9.04, o modem foi reconhecido alguns segundos após conectá-lo na USB. Após isso, teoricamente, era só preencher alguns dados no Gerenciador de Rede e pronto.
Vou mostrar agora um pequeno tutorial de como se fazer essa conexão.



Primeiramente clique com o botão direito no ícone do Gerenciador de Rede do Ubuntu, e depois em Editar Conexões.




Após isso, clique na aba Banda Larga Móvel e a seguinte janela será exibida:





Clique no Botão Adicione para inserir uma nova conexão. Será aberta a tela do Assistente de conexão. Clique em Avançar. Uma nova janela será exibida para a seleção de provedor. Selecione em País, Brasil e em Provedor, Claro. Abrirá outra janela para a confirmação das "configurações". Clique em Aplicar.


A mesma janela da Figura 2 será exibida. Será exibido o nome Claro, que foi a conexão recém-criada. Clique em Editar para verificar se os dados estão corretos.




Os dados são os seguintes:



Número: *99#
Nome de Usuário: Claro
Senha: Claro
APN: claro.com.br

Agora vá na aba Configurações IPv4 para alteração dos números de DNS que o Ubuntu configura automaticamente. Por algum motivo os números que o sistema configura não permitem a navegação. Simplesmente altere-os pelos seguintes:




>200.169.116.23
200.169.116.22

Ficará exatamente dessa maneira:




Note que há uma vírgula e um espaço separando os dois números de DNS. Depois de tudo configurado, clique em Aplicar. Sua conexão 3G está configurada e pronta para conexão! Clique no ícone do Gerenciador de Rede com o botão esquerdo, e depois selecione Claro. Aguarde alguns segundos e uma notificação confirmará que a conexão foi estabelecida!


Se você utilizar a conexão 3G de outra operadora, basta alterar os dados correspondentes que deverá poder conectar-se perfeitamente.


Esse tutorial foi testado no Ubuntu 9.04, no Big Linux 5 Alpha 2 e no Linux Mint 7. Em todos, a conexão funcionou perfeitamente.


2 comentários:

  1. @echo offPOUCHA!! não sabia que pra conectar dispositivos desse porte em linux era tão facil. e ainda tem gente que não usa linux... fazer o que? linux é pra quem quer ter segurança. obrigado pelo tuto manow!end:/dir.

    ResponderExcluir
  2. @VagnarokPois é! É realmente bem simples realizar esse tipo de configuração no Linux. E o fabricante nem nos disponibiliza algum software como no Windows. Devemos agradecer muito a comunidade do Software Livre por nos fornecer soluções tão simples e descomplicadas como essa!Abraços

    ResponderExcluir