quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Songbird 1.4.2: A Maior decepção do Ano

Foi lançada na última semana a tão esperada versão do Songbird, a 1.4. A principal novidade da versão seria a presença do CD-Rip. Mas o que deveria ser uma notícia boa para o mundo Linux, foi a maior decepção do ano.



Foram quase seis meses de espera. Desde o release 1.2, no qual foi adicionado o equalizador, vários releases do Songbird foram adiados com a desculpa, muito compreensível, de que o time de desenvolvimento precisava de tempo para adicionar a função de ripar cds. Dentro dessa espera podemos citar o cancelamento do release 1.3 e o atraso de quase três meses do release 1.4.


Eu já havia dado o alerta anteriormente de que os releases nightly da versão 1.4 (as versões de teste) para Linux estavam vindo sem o recurso de ripar cd. O pessoal não ligou muito, eu também não, já que eram versões de teste e acreditava que a função seria adicionada até a versão final.


No fim de semana do Natal, fui baixar a versão 1.2 para o meu irmão e me deparei com o site totalmente reformulado. O visual do site deixou a navegação um pouco confusa, mas ficou bonito. Quando fiz o download do player, a surpresa: Songbird 1.4.2. Não posso negar que fiquei feliz no primeiro momento. Mas foi só naquele momento.


Fui logo colocando o CD na unidade e abrindo player. Iludido, procurei feito um louco pela função e cheguei a acreditar que era eu que não estava achando. Foi quando eu fui até o blog do programa e busquei algumas respostas. Não querendo ser taxado de mentiroso, retiro do post que anuncia a nova versão o texto referente a função de ripagem:


CD Rip Support


Songbird can now rip CDs! Automatically lookup your metadata on Gracenote (or other third party services via additional add-ons), and rip CDs to FLAC/OGG (or WMA on Windows). (Windows only, requires the CD Rip add-on… Mac support is coming in the next release)
Fonte: http://blog.songbirdnest.com/2009/12/21/songbird-1-4-1-released/

Acho que não preciso traduzir o texto, a parte importante está bem clara, em negrito e com letras enormes. Eu encerro esse post por aqui, recuso-me a fazer uma analise das funções desse programa e deixo aqui a minha indignação com a falta de respeito dos desenvolvedores para com todos os usuários Linux que fizeram o player crescer e aparecer para o mundo da tecnologia. Esperar quase seis meses por uma função e ver Linux e Mac excluídos dela é absurdo. De minha parte, é a última vez que trago o Songbird como tema de um post no Espaço Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário