terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Big Linux 5 Beta: Distro Nacional com qualidade Internacional


Foi lançado na véspera de Natal a versão Beta do próximo Big Linux, o 5. O sistema incluí diversas melhorias em relação as versões lançadas anteriormente, entre elas a volta do KDE como ambiente gráfico padrão, o Big Converter para conversão de arquivos multimedia e o Centro de Controle do Big em estado bem avançado de desenvolvimento.


A experiência do LiveCD é um pouco traumatizante, já que a perfomance do sistema deixa muito a desejar nessa parte, mas nada que atrapalhe o Big. Após a instalação - muito rápida e prática, trazendo uma vez mais o instalador do Ubuntu - você inicia o sistema a partir do HD com uma performance impressionante. O sistema carrega tão rápido que você mal tem tempo de apreciar a tela de carregamento, com o logo do Big girando.
Depois de lançar o último alpha tendo o Gnome como ambiente gráfico, a equipe do Big Linux trouxe de volta o KDE 4 para esse beta e ao que parece acertou. O KDE 4.3 do Big 5 está de altíssimo nível, com uma interface bonita sem consumir recursos demais do computador e sem travamentos chatos do sistema, como acontecia no último alpha com KDE. Visualmente o sistema está muito bem acabado, tanto o estilo utilizado quanto o tema da janela ficaram muito bonitos, deixando de lado aquele quase padrão de ter o Oxygen e o QtCurve básico como tema de janela e estilo.


Outra característica da distro que volta com toda a força nessa versão é a impressionante quantidade de aplicativos presentes em um único CD. Se você quiser navegar na internet, tem como opção principal o Firefox e como opção leve o Arora. Para ouvir música você pode utlizar tanto o Amarok quanto o Qmmp - este último novidade dessa versão e que merece ao menos um teste da sua parte. Se você gosta dos comunicadores instantâneos, o Big ficou na segurança dos já populares aMSN e Pidgin, contrariando a febre do Empathy que tomou as grandes distros nesse segundo semestre. Numa iniciativa inédita e muito feliz, os desenvolvedores trouxeram não somente o BrOffice instalado no sistema, como também trouxe por padrão diversas ferramentas extras.


Como não podia faltar, o Centro de Controle Big, baseado na tecnologia do BigBashView criada pela equipe de desenvolvedores do Big Linux, vem muito mais completo nessa versão, demonstrando que os desenvolvedores deram uma atenção totalmente especial a ele. Uma novidade também exclusiva do Big é o BigConverter, uma ferramente que demorou alguns meses para ficar pronta e que vai dar o que falar na versão final do Big Linux 5.


Se todas essas vantagens descritas não o convenceram de baixar e instalar o Big Linux 5 Beta agora mesmo, ainda digo que a distro trás o plugin Flash e o Java instalados e configurados, poupando muitos cabelos brancos para os usuários novos.


O Big Linux 5 beta trás de volta a certeza, que havia se transformado em dúvida com o último alpha, de que a nova versão do Big depois de lançada substituirá a aprovadíssima versão 4.2 sem problemas. O sistema está estável, rápido e com uma "cara" de Big Linux que eu não via desde o Big 4.2. Vale muito a pena o teste.








3 comentários:

  1. Olha,eu baixei e testei o Big Linux 5,muito 10 e super rapido,o big 4 é muitomais pesado e seus efeitos visuais são creio eu,que o torna mais pesado. Big 5 além de mais pratico e funcional,vem de encontro ao que realmente Buscamos: Eficiencia com qualidade. Acredito que o Big 5 deva rodar até mesmo com 128mb de Ran...Exelente e talvez a instabilidade dele não teja mais acontecendo e se houver deve ser muito minima. Creio que ao ser lançado OFICILAMENTE,havera algumas surpresas ainda melhor.
    Parabéns Bruno!

    Abraços a todos...Jones

    ResponderExcluir
  2. Tenho que concordar. As últimas informações em relação ao futuro lançamento oficial do Big 5 me deixam a garantia de que será uma grande distro. Não deve rodar em 128MB, mas em 256MB provavelmente.

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse beta2 está espetacular, já é o sistema padrão no meu computador!

    Em testes, pude instalar (no virtualbox) com apenas 256mb de memória desde que use opção usar disco inteiro, que cria uma swap. Acredito que sim, é possível rodar com menos, mas 256mb seria o mínimo para conseguir usar o sistema, com office e até alguns joguinhos.

    ResponderExcluir