quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Conhecendo, Instalando e Configurando o Navegador Epiphany

Você, caro leitor, sabia que o Gnome Project conta com um navegador padrão? Não, não estou falando do Firefox, que vem em praticamente todas as distros que usam Gnome. Estou me referindo ao navegador Epiphany, que apesar de ser pouco conhecido é o navegador padrão do ambiente gráfico. Nesse post eu irei apresentar o navegador, mostrar como instalar e dar dicas de configurações que deixarão seu Epiphany rodando "redondo".


O Epiphany nasceu de um fork do Galeon, que até então era o navegador padrão do Gnome. Os desenvolvedores do novo navegador que estava surgindo consideravam que o Galeon era muito técnico e se afastava demais dos usuários "normais". Durante muitos anos o navegador utilizou a mesma base do Firefox mas, assim como a maioria esmagadora dos "filhos do Firefox", migrou para a base WebKit após o surgimento e o sucesso do Google Chrome. Nesse caso específico, ele utiliza o motor WebkitGtk.


O Epiphany está presente nos repositórios de praticamente todas as distros que trazem o Gnome, já que ele faz parte do pacote. O grande "problema" aqui é a versão que sua distro trás. Aqui no Fedora 15, eu tenho a versão 3.0.3, mas já saiu a 3.0.4 e a 3.1.x já está em desenvolvimento, estando presente no Rawhide. O Debian Squeeze, por exemplo, conta com a versão - segurem-se nas cadeiras - 0.7. Segundo o site pkgs.org, a distro "estável" com a versão mais atualizada é o Arch. Dito isso, vamos a instalação no Fedora:




su -c "yum install epiphany epiphany-extensions"



A configuração do Epiphany através da interface é um pouco, digamos, básica. Você não pode alterar o mecanismo de busca e escolher que os links do Twitter abram em abas ao invés de janelas, por exemplo. A página com perguntas frequentes, no site do Epiphany, salva sua vida na configuração do mecanismo de busca se você estiver no Gnome 2. Estando você, como eu, no Gnome 3, tudo que está lá será basicamente inútil. O seu grande amigo aqui será o gsettings, vamos a lista de comandos:



Configurando Mecanismo de Busca:


Google, o padrão: http://google.com.br/search?q=%s

DuckDuckGo, o meu preferido: http://duckduckgo.com/?q=%s&kl=br-pt

Yahoo, o "azarão": http://br.search.yahoo.com/search?p=%s

Bing, o #MORREDIABO: http://www.bing.com/search?q=%s

Esses são os principais, o comando no gsettings é o seguinte:

gsettings set org.gnome.Epiphany keyword-search-url "url escolhida"



Abrindo novas janelas em Abas


Vamos e venhamos, tem coisa mais anos 90 que um navegador que fica abrindo várias janelas ao invés de abrir abas? Pois esse é o comportamento padrão do Epiphany, vamos alterá-lo. Lembrando que ainda não existe opção para abrir a aba em segundo plano.

gsetting set org.gnome.Epiphany new-windows-in-tabs true



Desabilitando os Popups


Essa opção existe nas preferências visuais do navegador, mas não me pareceu clara. Resolveram traduzir "popups" como "janelas instantâneas", por isso preferi deixar a dica aqui para os que, como eu, ficarem perdidos com os popups:

gsettings set org.gnome.Epiphany.web enable-popups false



Outras Configurações


Você pode configurar praticamente tudo no Epiphany usando o gsettings. Vou deixar aqui os comandos para saber ver todas as opções:

gsettings list-keys org.gnome.Epiphany


gsettings list-keys org.gnome.Epiphany.web


gsettings list-keys org.gnome.Epiphany.ui


gsettings list-keys org.gnome.Epiphany.state


gsettings list-keys org.gnome.EpiphanyExtensions


gsettings list-keys org.gnome.lockdown


Para ver qual é o padrão em cada opção, você deve utilizar o comando "get". Vamos ao exemplo:

gsettings get org.gnome.Epiphany.web enable-popups


Para alterar a configuração, você deve utilizar o comando "set". Vamos ao exemplo:

gsettings set org.gnome.Epiphany.web enable-popups false


O Epiphany é um excelente navegador, uma opção que, ao meu ver, está a altura do Chrome por exemplo, perdendo apenas na questão das extensões. Creio que ele poderia receber um pouco mais de atenção dentro do próprio Gnome, para que as distribuições possam olhar para ele com mais carinho. Se você está chateado com o Firefox, mas não quer se entregar ao Chrome, o Epiphany é uma opção a ser analisada, sem dúvidas.

3 comentários:

  1. utilizei o epiphany por um tempo como navegador padrão no fedora 14, e não deixa nada a desejar, pesquisei por alguns plugins extras como adblock plus e ficou muito bom , porém voltei a utilizar o firefox, pois infelizmente o epiphany não salva as abas utilizadas na sessão para que possam ser visualizadas novamente quando reabrir o navegador, pesquisei alguma solução para isso e encontrei a extensão session save, porém não funcionou.

    ResponderExcluir
  2. Cleiton, você se enganou quando disse que a versão do Epiphany do Debian é a 0.7. Você fez uma pequena confusão nos nomes dos pacotes, já que no Debian existem os pacotes epiphany (que é um jogo, se não me engano) e epiphany-browser, que é o navegador oficial do GNOME. A versão do Epiphany no Squeeze é a 2.30.6 e temos a versão 3.0.4 no Wheezy (testing). Além disso, o Epiphany começou a migrar para o Webkit antes do sucesso do Chrome.

    ResponderExcluir
  3. Bruno, falha minha. Ou melhor, o pkgs me mostrou o jogo na mesma tela de pesquisa em que exibe o navegador Epiphany para outras distros. Vou corrigir assim que possível.

    Sobre o Webkit e o Chrome, realmente é verdade. Eu cheguei a ler os emails da época da migração, mas esqueci de dar uma olhada na data. :P

    Abraços e obrigado por apontar os erros.ade. Eu cheguei a ler os emails da época da migração, mas esqueci de dar uma olhada na data. :P

    Abraços e obrigado por apontar os erros.

    ResponderExcluir