sábado, 6 de março de 2010

Cornucopia: A sua impressora de alimentos

Imagine só a cena:


Você está com uma baita fome, então ao invés de ligar para uma pizzaria, ou preparar uma comidinha no fogão, esquentar no micro-ondas* (parabéns a reforma ortográfica*), você simplesmente liga o PC (ou permanece nele), escolhe a comida que você quer na internet e manda a sua impressora imprimir o que você deseja, tudo com o mesmo sabor do original, e em 3D, igualzinho ao feito em casa (palavras do desenvolvedor Marcelo Coelho do MIT).


Este é o Cornucopia (analogia ao símbolo da fertilidade, riqueza e abundância), uma impressora tridimensional de alimentos.




Desenvolvida (e ainda em fazes de testes) pelo brasileiro Marcelo Coelho e o israelita Amit Zoran, ambos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, a cornucópia é uma impressora que ao invés de tinta usa com cartuchos de comida conforme o desejo do seu utilizador que também decide o que imprimir, imprimindo milímetro por milímetro, de acordo com a forma e textura que o consumidor quiser (pedindo, por exemplo: Manda uma rapadura cremosa no capricho =9), ela ainda máquina armazena, mistura, deposita e cozinha camadas de ingredientes.



O aparelho funciona da seguinte maneira: o compartimento acima da câmara central armazena e resfria os ingredientes. Por meio de uma tela transparente sensível ao toque, o usuário decide qual refeição deseja fazer e pode selecionar também a quantidade de calorias que deseja ingerir, por exemplo.


Após escolher o prato, a máquina envia os ingredientes a um sistema que os mistura e armazena em diferentes camadas do sistema de resfriamento ou aquecimento.


O equipamento funcionará a energia elétrica e permitirá além desta praticidade, a possibilidade de controlar dietas passadas por médicos on line.


Bem, quem quiser saber mais tem um pdf com o projeto aqui:http://fluid.media.mit.edu/assets/cornucopia/cornucopia_coelho_zoran.pdf


Alimentos como massas, chocolates, queijos, nozes já foram testados e aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário