terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Repo Manager: Gerenciando os Repositórios do Yum

Alguns dizem que é feio falar do que você faz. Eu até concordo, mas nesse caso era necessário falar. Quem utilizou o Fedora sabe: para quem chega um simples gerenciador para os repositórios do Yum. Por padrão, esse trabalho é feito com edição manual dos arquivos dos repositórios e a adição de repositórios é feita por meio de instalação de arquivos rpm, o que é bem chato.


O Repo Manager (YRM a partir da próxima versão) foi pensado para dar o primeiro passo nesse sentido. A estrutura de repositórios do Yum é mais organizada que o sources.list do apt, já que cada repositório fica em um arquivo *.repo e para habilitar ou desabilitar basta modificar a linha "enable" do repositório. Logo, o programa precisa apenas editar essa linha para ativar ou desativar o repositório.


Existem outras maneiras de se gerenciar os repositórios do Yum, mas todas elas são temporárias como a desabilitação na linha de comando - ex.: yum install chromium --disablerepo=[fedora] - ou através das caixas de seleção do Yum Extender. No entanto, creio que a maneira como é feito o gerenciamento no Repo Manager é a mais correta, desabilitando ou habilitando permanentemente o repositório (até você modificar a opção 'enable' novamente).


A adição de repositórios era uma coisa bem chata. Abrir o editor de texto como root, para depois adicionar o texto do repositório, para depois salvá-lo no pasta correta era uma tarefa chatíssima. Com a ajuda do Repo Manager, basta apenas clicar no botão "Adicionar Repositório", adicionar o texto do repositório no campo e clicar no botão salvar. O programa faz o restante do trabalho por você.


Vale lembrar que o Repo Manager está apenas no seu primeiro release, atualmente em estado alpha. Ainda precisa de muito trabalho para ser o gerenciador de repositórios ideal e toda a ajuda e sugestões são muito bem vindas. Se você se interessou e deseja fazer os testes, o programa e alguns screenshots estão disponíveis no Qt-Apps: http://bit.ly/7EKljM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário