quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tradução: Zarafa e Como o Linux pode finalmente Conquistar o Mundo.


Link Original: http://blogs.techrepublic.com.com/opensource/?p=1633


Autor: Jack Wallen



Durante a última semana eu escrevi sobre um maravilhoso substituto do Microsoft Exchange chamado Zarafa. Durante a =fase de trabalho= desse projeto, alguma coisa me bateu como uma tonelada de tijolos. Isso é algo? Essa é a forma da comunidade Linux finalmente dominar o mundo. E eu desejo compartilhar isso com você.




Mas primeiro - Eu preciso fazer uma menção da inspiração dessa ideia. A inspiração foi o Zarafa. Como eu mensionei, essa ferramenta tem a intenção de ser um substituto de código livre do Exchange. É isso? Do que eu pude ver, sim. Basicamente o Zarafa fica no topo do seu servidor de email (como o Postfix) e oferece conexão também via web, clientes de email, programas de celular, e, sim, o Outlook! Ele parece com o Exchange, e ele age como o Exchange... ninguém saberia a diferença. Ninguém além dos administradores. Como todos vocês sabem, o Exchange é um dos mais frágeis servidores de email disponíveis. Ele precisa ser cuidado constantemente. Imagine um "Servidor Exchange" instalado numa máquina com Linux.

O Zarafa é uma ferramenta para o Fedora. Ele instala no Fedora e roda no Fedora. Se você tem o Fedora 13 instalado e rodando, o Zarafa é muito fácil de instalar. Siga esses passos:


  1. Instale com o comando "yum install zarafa zarafa-webaccess".

  2. Crie um banco de dados para o Zarafa utilizar.

  3. Configure a conexão do MySQL em /etc/zarafa/server.cfg

  4. Inicie o servidor Zarafa com o comando "service zarafa-server start".

  5. Inicie a gateway com "service zarafa-gateway start".

  6. Inicie o spooler com "service zarafa-spooler start".

  7. Crie um armazenamento público com "zarafa-admin -s".

  8. Crie um usuário de testes com "zarafa-admin -c USER -e USER@localhost - 'Zarafa Tester' -p PASSWORD" (onde tudo em caixa alta é definido pelo usuário).

  9. Inicie seu servidor Apache com "service httpd restart".

  10. Vá em http://localhost/webaccess e faça login com o usuário e a senha que você definiu.



É isso. É óbvio que você precisa ter um servidor de email já configurado e rodando, mas isso é fácil se você alguma vez já configurou o Postfix. Uma outra coisa é que você precisa criar todos os usuários no Zarafa que existem em seu servidor de email. Não existe uma ferramenta nesse momento que faça essa migração.

Durante meu tempo trabalhando com o Zarafa, eu tenho que dizer que fiquei muito impressionado. A comunidade do código aberto (e o Fedora) tem um verdadeiro trunfo aqui. E isso é o que inspirou a próxima parte dessa postagem.

Como a Comunidade Linux pode finalmente conquistar o mundo


Nos últimos cinco ou dez anos a comunidade Linux tem feito tudo o que pode para entrar no mundo dos negócios e nos desktops dos usuários. Muito desse esforço foi utilizado par tentar uma interação com e se encaixando nos produtos para o Windows... e como terminou? Todas as vezes o Linux supera um obstáculo, a Microsoft coloca outro.

É tempo do Linux parar de tentar ser compatível com a Microsoft. Em vez disso, o que a comunidade Linux precisa é ter foco em criar aplicativos sólidos para substituir cada ferramenta para  os negócios e para o computador pessoal. Não se preocupar em fazer essas ferramentas interagirem com o Windows. Apenas focar em fazê-las funcionar bem.

Por que esse trabalho? Porque o mundo abraçaria essas ferramentas se elas funcionassem bem e fossem gratuítas. Então se a comunidade Linux se concentrasse em substituir solidamente os aplicativos, manter a gratuidade e o espírito do código livre, as coisas podem ser diferentes (Nota: algumas dessas ferramentas, nós já temos).


  • Aplicativo CAD profissional;

  • Ponto de venda;

  • Suíte Office;

  • Ferramentas Gráficas parecidas com o Photoshop;

  • Programas Fiscais;

  • Aplicativos Médicos;

  • Suíte para a "indústria" da Lei;

  • Servidor de Email;

  • Ferramentas para Internet;

  • Cliente de Groupware.



Óbviamente existem mais, especialmente quando você pega um nicho de negócios ou negócios que precisam de um software específico. Mas você teve uma ideia. Se a comunidade Linux se concentrar na criação dessas ferramentas pendentes, o mundo irá abraçá-lo.

Mas não se preocupem em fazer elas interagirem com os produtos Windows. Pelo menos não logo. Esse é o jogo que todas as plataformas jogam. Eles fazem seu software funcionar na sua plataforma e deixa os outros trabalharem nos detalhes da interoperabilidade. É hora do Linux jogar o mesmo jogo.

Veja, todos nós sabemos que o Linux e a comunidade do código livre são perfeitamente capazes de criar soluções incríveis. Você não pode negar o poder de ferramentas como o Apache, Drupal, MySQL, Gnome, KDE, Evolution, Firefox, OpenOffice - a lista segue quase infinitamente. Então a ideia de que eles pode criar qualquer tipo de software não está longe das possibilidades. De fato, o Linux e a comunidade de código livre tem toda a possibilidade. Elas podem criar qualquer coisa que desejarem. E elas deveriam.

Certamente, eu entendo que isso não acontece do dia para a noite. Se todas essas ferramentas fossem feitas mágicamente durante a noite, a adoção não seria instantânea. O que aconteceria é que as ferramentas em uso precisariam terminar seu ciclo de vida. Apenas depois disso, quando o mundo souber que existiu uma ferramente gratuíta, que fez o trabalho muito bem (e tão fácilmente) o mercado adotaria.

Isso é possível. Tudo é possível. Isso levaria muito trabalho, mais o resultado seria revolucionário. O Linux e a comunidade do código livre poderiam ganhar para si uma vitória séria que levaria a adoção mundial. O sonho de "dominação do mundo" poderia finalmente ser realizado.
Essa postagem é uma tradução livre, e foi originalmente postada no Blog TechRepublic. Obtivemos a permissão por email do autor para republicar a tradução da postagem original. Por não ser de nossa autoria, sendo apenas uma tradução livre,  ela NÃO ESTÁ INCLUÍDA NA LICENÇA FDL geral desse blog. Para copiá-la ou republicá-la, você deve entrar em contato com o autor original.

Um comentário:

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Sebastian Kummer and Alexandre Paraguassu, Zarafa Brasil. Zarafa Brasil said: Tradução: #Zarafa e Como o #Linux pode finalmente Conquistar o Mundo http://bit.ly/gg5gbn [...]

    ResponderExcluir