quinta-feira, 24 de junho de 2010

Buzzbird: Cliente Twitter Multiplataforma

Desde que o Twitter surgiu e virou sucesso, diversos aplicativos feitos em diversas plataformas começaram a surgir. Só para Linux podemos falar no TweetDeck, Gwibber, Pino, entre tantos outros de qualidade comprovada e já muito comentados em toda blogosfera. Então o que me levou a testar e postar sobre o Buzzbird?


Primeiro, um dos fatores primordias foram as duas contas no twitter que tenho: a pessoal e a do blog. Óbviamente, preciso trocar constantemente de conta. O Pino, que vem por padrão no Fedora, tem um bug beeeem chato relacionado a isso: ele troca a conta, você posta com a conta selecionada, mas ele continua exibindo os tweets da outra conta, ao menos que você reinicie a aplicação.  O Gwibber é uma boa opção, mas por algum motivo ele instala muita coisa desnecessária junto com ele no Fedora, o que não é do meu agrado. Foi por isso que testei o Buzzbird.


Primeiramente vamos as credenciais do projeto. Ele é um software livre, 100% código livre, baseado no código disponibilizado pela Mozilla (consta na lista: http://urele.com/s4i), multiplataforma e de instalação muito fácil. Só por levar o nome da Mozilla (apesar de não ser feito por ela), já merece um teste.


O download do programa e a maneira como ele é disponibilizado lembra o Firefox ou o falecido (para o Linux) Songbird. Ele vem em formato .tar.bz2, você descompacta, clica no arquivo "buzzbird" dentro da pasta e plin ele abre. A interface é bem simpática, ele abre na tela de login do programa.




[caption id="attachment_1022" align="aligncenter" width="241"] Tela de login do Buzzbird.[/caption]

A interface inicial é a comum em praticamente todos os clientes para twitter. Ele tem a opção de mostrar todos os tweets, mostrar as menções ou só as mensagens diretas. Através das opções, você pode adicionar outra conta do twitter e, após reiniciar o aplicativo, você pode alternar entre as duas contas tranquilamente, sem bugs.

[caption id="attachment_1023" align="aligncenter" width="241"] Tela Principal do Buzzbird.[/caption]

Uma das opções mais básicas de qualquer programa para twitter, que é criar o tweet em si, foi muito bem trabalhada. Além de poder encurtar sua url de forma bem fácil, você ainda pode adicionar de forma muito prática um símbolo qualquer, com um coração ou uma nota músical, ao seu tweet.

[caption id="attachment_1025" align="aligncenter" width="241"] Criando um tweet.[/caption]

O Buzzbird cumpre muito bem sua proposta de ser um cliente para twitter de qualidade. O visual e o sistema para os seus tweets são excelentes, com destaque para a adição de símbolos, opção que eu ainda não havia visto em nenhum outro cliente. Como qualquer programa multiplataforma, ele tem a vantagem de ser disponibilizado para todos os três principais sistemas, Windows, Linux e Mac. Se você nunca deu uma chance para um cliente twitter, recomendo que dê uma chance ao Buzzbird, pois você não irá se arrepender.

Página do programa: http://getbuzzbird.com/

7 comentários:

  1. Ainda fico com o tweetdeck. Já testei muitos, inclusive o Buzzbird. Nenhum outro até hoje (ao menos para mim) é tão completo. Sem contar com a sua interface, que é pra lá de simples.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bom!! Vou testar quando chegar em casa!!! :D

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom ! gostei estou usando estava procurando algo assim =D linux force !

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter achado o ChoqoK, um o melhor para o meu caso, gostei bastante do Turpial que tem um pacote para o fedora, inclusive:
    http://code.google.com/p/turpial/

    Ou então, é fácil gerar o rpm a partir dos fontes já que eles deixaram o .src.rpm disponível por lá.

    ResponderExcluir
  5. Helder, eu já testei o TweetDeck, mas achei o mesmo muito pesadinho pro meu gosto. Mas é questão de preferência mesmo.

    Elder Marco, não conhecia o Turpial. Prometo dar uma testada e depois opinar sobre o mesmo. O ChoqoK é bem legalzinho sim, mas eu estou mais no GTK que no Qt agora, e não gosto de misturar os dois, apesar de não ter problema.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ah sim, agora que percebi que eles mudaram para o github. Eis: http://github.com/satanas/Turpial (satanas?? LOL ). E o site do projeto: http://turpial.org.ve/

    Eu acho esse cliente o mais completo, mas a desvantagem era que a interface não estava em inglês quando baixei. Deveria estar para facilitar a tradução para outros idiomas. O Choqok eu uso no GNOME mesmo. Não curto muito KDE, mas existem programas Qt que eu não deixo por nada, como o Amarok, por exemplo. :-)

    ResponderExcluir
  7. Uma das últimas coisas que eu instalaria é o Amarok, mas deixa pra lá, gosto é gosto.

    Vou acompanhar com carinho sim esse programa, apesar de não ter conseguido instalar o RPM do site anterior. Parece que era um pacote para o Fedora 12 e simplesmente não instala no Fedora 13.

    Sobre o Satanas, isso que é um verdadeiro programa do capeta... :P

    ResponderExcluir