quinta-feira, 8 de julho de 2010

Firefox 4 beta 1: Review e Instalação no Fedora 13

Depois de alguns dias tentando, finalmente consegui instalar e testar o novíssimo Firefox 4 beta no Fedora Goddard. Testei e vi algumas das principais funções, analisei o consumo de memória e ainda mais: esse post acompanha um script para baixar e instalar o Firefox 4 beta no seu fedora sem preocupações ou trabalho para você.


O novo Firefox tenta trazer o navegador do panda vermelho para um novo nível, para que o mesmo acompanhe os avanços recentes de navegadores como o Chrome e o Opera e recupere o mercado que andou perdendo. Suporte a HTML5, CSS3, nova tela de gerenciamento de extensões e temas e novo visual são alguns dos destaques do navegador. Vou tratar primeiro das analises, que é um interesse geral, para depois tratar da instalação no Fedora, que é um interesse desse nicho.




O Review


Firefox 4 beta 1


A primeira coisa que eu esperei ver foi o tal novo visual. Mas, infelizmente, ele chegou primeiro ao Windows e a versão para Linux com esse visual deverá chegar em breve (segundo a Mozilla). Mas há uma maneira de ter uma ideia desse novo visual, basta ir no menu "View" > "Toolbar" e marcar a opção "Tabs on Top". As abas irão para baixo do menu. Uma coisa é clara: apesar do tema definitivo ainda estar a caminho, eu senti um Firefox muito melhor acabado visualmente do que nas versões anteriores.


firefox4 linux fedora


Uma das áreas que tiveram uma melhoria absurda foi o gerenciador de extensões. Quem estava acostumado com aquela janelinha fedorenta das versões anteriores ficará impressionado. As extensões são gerenciadas numa aba direitinha, tem um visual muito bem acabado e, o melhor de tudo, uma integração quase perfeita com o site oficial de extensões. Isso tudo reunido criou um ambiente muito mais amigável para descoberta, instalação e atualização de extensões e temas.


A melhoria na velocidade do navegador foi notável. Quem utiliza, ou já utilizou, o Firefox 3 sabe que mais lento que ele só dois dele aberto ao mesmo tempo. Usuário Chromium que sou, eu estou acostumado com páginas sendo carregadas muito, mas muito rápidamente. E mesmo assim me impressionei com o avanço do Firefox nesse sentido, posso dizer com toda a tranquilidade que os dois se equivalem em termo de velocidade, com vantagem para o Firefox 4 em algumas páginas. Impressionante como a Mozilla virou o jogo.


Firefox 4 beta 1: Teste de CSS3


A outra novidade do Firefox 4 é trazer o navegador para novas tecnologias da web. Foi adicionado suporte ao CSS3, e nos testes oficiais obteve o impressionante resultado de 100% de aprovação. Também foi adicionado suporte ao novíssimo HTML5, mas no YouTube só funciona se o vídeo for encodado no formato WebM. Apesar dessa implementação, o Firefox ainda vai precisar correr atrás de um suporte melhor ao novo formato, pois ficou bem atrás do Chromium no test de suporte (221 do Chromium, contra 189 do Firefox, num total de 300).



Instalando Firefox 4 beta 1 no Fedora 13


O processo de instalação não chega a ser complicado, requer apenas algum conhecimento e comandos precisos. Esse mini tutorial é baseado neste tutorial, mas lógicamente precisei adaptá-lo para o Firefox 4 beta 1, mas foi muito pouco. Levando em conta que você já tem o Firefox 4 beta baixado, vamos aos comandos.


O nosso beta vai precisar de uma pasta própria, por isso vamos criá-la:




su -c 'mkdir /usr/lib/firefox4'



Após isso, vá para a pasta onde está o Firefox 4 e digite o seguinte comando:




su -c 'tar -xvf firefox-4.0b1.tar.bz2 /usr/lib/firefox4/'

Esse comando descompacta o Firefox no local correto, a pasta que criamos anteriormente. Tente rodar o Firefox 4 agora:




cd /usr/lib/firefox4/firefox
./firefox



Caso seja apresentada alguma mensagem de erro, possívelmente é o SELinux atrapalhando a nossa vida. Diga a ele que o Firefox 4 é amigo digitando o seguinte comando:





su -c 'chcon -t textrel_shlib_t /usr/lib/firefox4/firefox/libxul.so'



Após esse comando, seu Firefox já deverá estar rodando. Se depois dos testes você quiser removê-lo, basta digitar esse comando:
su -c 'rm -Rf /usr/lib/firefox4/'

Pronto, você terá seu Firefox antigo novamente. Mas, no entanto, contudo, se você for uma pessoa preguiçosa e quiser poupar todo esse "esforço", pode baixar o script que eu criei para baixar, instalar e remover o Firefox 4 beta 1 do seu Fedora. O script deve ser executado no terminal e você precisará da sua senha de root. Qualquer bug ou erro, não esqueçam de reportar aqui

Download do Script: http://urele.com/lgr



Conclusão


O Firefox 4 beta indiscutivelmente trás o navegador da Mozilla para um novo nível de funcionalidade e de qualidade. Lógicamente alguns detalhes precisam ser melhorados até a versão final, como o visual por exemplo. Mas ainda assim, essa nova versão deve trazer o Firefox para ainda mais PCs. Inclusive o meu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário