quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Canonical irá contar usuários do Ubuntu

Para quem usa a versão 10.04, ou Lucid Lynx, do Ubuntu nem deve ter notado, mas em uma de suas atualizações um pacote chamado "canonical-census" é instalado. O pacote envia diariamente informações aos servidores da Canonical sem que o usuário saiba. E como já é de se esperar, surge a pergunta: onde fica a privacidade do usuário?


Segundo a Canonical, o pacote tem por objetivo medir o número de computadores que tem o sistema instalado, mas não envia informações pessoais. A empresa disse que programa ainda registra a quantidade de vezes em que o programa enviou os dados.


No blog de um dos programadores, Rick Spencer, ele diz que o pacote foi criado para fornecer estatísticas de uso para um fabricante de computadores que vende máquinas com o Ubuntu Lucid pré-instalado, mas não mencionou qual seria (eu acredito que seja a Dell). Mesmo assim, o pacoteé instalado em todos que mantem o sistema atualizado.


Completando, Rick afirmou que existe a possibilidade desse pacote vir em futuras versões por padrão, e que os usuário gostam de ser parte de estatísticas, mas sem serem rastreados.


E a questão - que já foi mencionada no primeiro parágrafo - apesar de o pacote não parecer ameaçador, sobre a privacidade pode incomodar alguns. Mas vale lembrar que as atualizações só são realizadas se o usuário permitir.

3 comentários:

  1. Ué! Se o pacote q envia os dados é código aberto nós podemos ver o que ele envia. Então não há pq temer pela privacidade.

    ResponderExcluir
  2. Poderias postar a fonte de sua afirmação? O pacote é real, mas até onde sei é opcional o seu uso.

    Abraço!! ;)

    ResponderExcluir
  3. @Helbert Rocha Se você conseguir ver as informações que o pacote envia ao servidor, me diz que eu coloco aqui no blog. Não busquei essa informação, e não há nada parecido afirmando essa possibilidade. A questão de privacidade é simples, muitos usuários não são técnicos, apenas usuários comuns, que querem no seu PC acessar a internet e fazer seus documentos (principalmente no caso do Ubuntu). Se aparece uma janelinha dizendo que há novas atualizações, ele irá as instalar. Sem saber, tem dados enviados a um servidor remoto. Não concorda que isso abrirá um precedente?

    @André Gondim Sim, ele é opcional, como eu disse na última linha, essas atualizações só são instaladas se o usuário permitir. As informações estão no blog do programador Rick Spencer, http://theravingrick.blogspot.com/2010/08/can-we-count-users-without-uniquely.html, no último parágrafo, ele cogita a possibilidade do pacote vir em ISOs. A questão é: se isso ocorrer, deixaria de ser opcional ou haveria uma opção no processo de instalação? Eu acredito que não...

    ResponderExcluir