quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tab Candy no Firefox: O que é isso?

Quando eu comecei a navegar pela internet, os navegadores não tinham abas e quando você queria abrir várias páginas ao mesmo tempo, sua área de trabalho inteira ficava um verdadeira bagunça. Daí surgiram os primeiros navegadores com suporte a abas, os outros copiaram a fórmula e hoje qualquer navegador que queira levar esse nome precisa ter suporte a abas.


No entanto, as abas resolveram os problemas da bagunça na área de trabalho, mas essa bagunça se manteve no navegador em si. E com o avanço da tecnologia e da internet, o número de abas abertas por cada usuário só faz aumentar, o que gera travamentos. Bom, se o Firefox foi um dos primeiros a implementar as abas, ele sai na frente mais uma vez e inicia os testes de uma funcionalidade que promete acabar com a bagunça de abas: o Tab Candy.




A ideia é bem simples: um interface que permita que você organize suas abas da maneira que quiser, agrupando da maneira que você bem entender. A ideia parece confusa, mas não é, principalmente porque a organização das abas pode ser feita apenas clicando e arrastando. Você pode também dar nomes ao grupo de abas e utilizar a função "Save and Quit" quando sair do Firefox para manter tudo organizado da maneira que deixou antes.



Outro recurso interessante é que você visualiza apenas as abas que estão no grupo selecionado. E como isso pode ajudar? Imagina que você está fazendo uma pesquisa para a faculdade, estudando ou pesquisando para um postagem no seu blog. Mas a aba do twitter fica ali, tentando você, pedindo para ser clicada. Você pode simplesmente agrupar suas abas de pesquisa num grupo e as abas de twitter, orkut, msn, etc. em outra aba. Assim, você mantém seu foco mais facilmente.


A Mozilla ainda não tem previsão para o lançamento da nova função em uma versão estável, mas uma versão do Minefield (navegador de testes) com a nova função já está disponível num servidor de testes. Claramente a Mozilla está se esforçando bastante para trazer o Firefox novamente para os desktops que foram perdidos para o Google Chrome. E esse esforço está, aos poucos, alcançando os objetivos.


Você pode baixar o Minefield com o Tab Candy diretamente desse servidor. Para instalar o navegador no Fedora, você pode seguir essa dica publicada aqui mesmo no Espaço Liberdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário