segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Somos ainda mais livres com o Identi.ca

Recentemente o Cleiton Lima mandou um e-mail para todos nós do blog onde havia um link para um post que mostrava uma solicitação  feitapela equipe do Twitter, no mínimo sem lógica, que exigia que o Blog Twitter Brasil retirasse o nome e o passarinho azul da rede social de seu layout. Esse caso foi muito parecido com o que a Nokia fez em janeiro desse ano com o blog NokiaBR. Blogueiros que se empenham em divulgar uma marca sem receber nenhum tipo de remuneração em troca, têm seu esforço praticamente jogado no lixo. Após terem seu trabalho muito bem difundido pela web eles vêem simplesmente o maldito Copyright falar mais alto nas grandes empresas querendo levar tudo por água a baixo de uma hora para outra.


Realmente esse caso do Twitter deixou todo mundo aqui do Espaço Liberdade muito indignado e nos fez tomar uma decisão ousada, mas que é a mais acertada. O Twitter não é o único serviço de microblogging existente. Ele pode até ter o maior crescimento e a maior "explosão" em quantidade de usuários nos últimos meses, mas partindo da atitude de seus responsáveis, fica complicado de ser considerado o melhor em todos os quesitos. Afinal, do que eles realmente são capazes de fazer com o objetivo de defender um "direito" (se é que se pode chamar isso de direito) deles?Nossa primeira mostra de amor pelo Software Livre foi com a criação do Espaço Liberdade em agosto de 2009. Começamos como três amigos virtuais loucos aventureiros na plataforma Blogger, disponibilizada gratuitamente pelo Google. Para nós, ainda era pouco. Algum tempo depois fomos nos aventurar utilizando outras duas alternativas livres: Mmigramos nosso blog para um servidor próprio equipado com o Linux Red Hat Enterprise e também começamos a utilizar o Wordpress, que é a plataforma de blogs mais utilizada no mundo tendo seu código totalmente aberto o/. Apanhamos muito, mas aprendemos muito mais. Com trancos e barrancos pouco tempo depois fomos crescendo e ousamos ainda mais, trocando nossa licença. Saímos da tão utilizada Creative Commons para a ousada e praticamente deixada de lado pelos blogueiros brasileiros, FDL. Se os programadores liberam o código-fonte de seus programas, porque não podemos liberar totalmente nossas postagens? Ousamos muito e tivemos a coragem que quase nenhum site nacional teve de utilizá-la. Mas ainda achamos pouco e dessa vez,  estamos também concentrando nossos "micro-posts" também no Identi.ca. Mas peraí... Identi.ca? O que é isso? Bom... vamos por partes...




[caption id="attachment_1734" align="aligncenter" width="300"] Identi.ca[/caption]

O Identi.ca, assim como o Twitter, é um serviço de microblogging que permite o usuário formar uma rede onde é possível trocar pequenas mensagens de até 140 caracteres (conhecidas como Dents) para aqueles que têm o interesse em saber o que você quer dizer. Eles são nossos "Assinantes", que seria o equivalente aos nossos Seguidores (Followers) no Twitter. Também podemos ver o que outras pessoas estão postando na rede, sempre sabendo o que elas escrevem na nossa própria página inicial. Nesse caso, temos nossas "Assinaturas", que equivalem a quem seguimos no Twitter (Following). Baseado no software livre Status.Net, o Identi.ca tem como grande diferencial ter seu código fonte aberto para quem quiser "espiar" como ele funciona de verdade.


Nas primeiras 24 horas de lançamento da rede, em julho de 2008, o Identi.ca registrou 8000 usuários, tendo cerca de 19000 atualizações. No dia 4 de novembro do mesmo ano, o sistema registro o Dent de número 1 milhão.


O Status.Net disponibiliza um aplicativo cliente multi plataforma próprio (funciona em Linux, MAC OS X e Windows) para que seja possível atualizar  a rede social através dele mesmo. Nada de depender de desenvolvedores e aventureiros independentes para poder utilizar o serviço sem logar-se através do navegador Web.


Outra função bem legal do sistema é a de Geolocalização, onde disponibiliza a localização global de quem você é Assinante. Assim é possível saber o quão globalizado é determinado perfil é na rede.


Além disso, o Identi.ca também tem a função de grupos que permite que perfis com interesse em comum possam se reunir,  debater e trocar ideias entre si. A vantagem dessa opção é que não é necessário ser assinantes de todos que estão dentro de um grupo para poder ver seus Dents.


Postando Dents no seu perfil do Identi.ca, eles podem ser automaticamente mandados para seu perfil no Twitter que twittará aquilo para seus followers. Ou seja, nem é necessário mais manda pelas duas contas. Utilizando a do Identi.ca, atualiza-se as duas.


Por último e não menos importante, todas as Dents disponíveis no Identi.ca, estão sob a licença Creative Commons Atributtion 3.0.


Está esperando o quê? Casdatre-se na rede e comece a comunicar-se conosco de uma maneira totalmente livre.

2 comentários:

  1. Boa idéia. Já uso identi.ca desde a época que conheci o twitter. É um bom serviço.
    Sguestão: troquem o tweet-me pwlo identi.ca-me. :-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica. Vou tentar implementar.

    ResponderExcluir