segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ubuntu (finalmente) desmascarado

A polêmica que rolou nesse final de semana foi a bomba lançada pelo pessoal do Gnome no GUADEC 2010. Basicamente, foi um relatório com as estátisticas de contribuição com código. Inocente, né? NÃO. O censo Gnome acabou jogando farinha no ventilador e mostrou de uma vez por todas a discretíssima participação da Canonical no software livre, para o desespero dos fãs cegos do Ubuntu.


Se o problema fosse somente esse, a imagem da empresa estaria até salva. O problema é que essa informação da equipe Gnome se juntou com outra informação importante, dessa vez em relação a contribuições com o Kernel, relatório esse em que a Canonical nem apareceu, notícia que saiu no ano passado.



Quem acha que o assunto rendeu somente aqui no Brasil, se surpreenderá ao saber que a coisa esquentou primeiro lá fora, quando um ex-funcionário da Red Hat, Greg DeKoenigsberg, espantou todos os seus demônios e falou poucas e boas, criticando muito a postura da empresa por trás do Ubuntu. Um funcionário da Canonical respondeu a ele através de um blog pessoal e a coisa chegou ao Brasil.


A postura da empresa me deixou surpreso, uma vez que o Ubuntu e seus usuários adoram dizer por aí que fazem parte da comunidade. Para se ter uma ideia da diferença dos números, a Red Hat fica em terceiro no ranking do Gnome com 16% das colaborações e a Canonical só aparece no fim do ranking, com apenas 1% das colaborações, atrás de nomes como Novell, Intel e Nokia.


Muita gente vai dizer que a Canonical contribui com a popularização do Linux, mas eles não conseguiriam esse popularização, se o Gnome não tivesse as correções e melhorias enviadas pelas outras empresas, então essa desculpa não cola. Até porque, essa mesma desculpa é utilizada para todos os erros da Canonical, ou só eu lembro que o comentário geral dos fãs na época, por exemplo, que estourou a bomba de que o Launchpad tinha o código fechado (erro que foi corrigido posteriormente) foi o mesmo?


Lógicamente, ninguém é obrigado a colaborar com código aberto. Você pode utilizar os programas a vontade, ninguém vai te obrigar a colaborar, e o mesmo vale para a Canonical. Mas, da próxima vez que o pessoal do Ubuntu vier com aqueles lemas clichê, como quem colabora muito com a comunidade, a gente vai se ver obrigado a convidar o Ubuntu a ficar calado, pois tudo não passa de uma grande mentira.


Esse quadro, para a tristeza da galera, deve se manter nos próximos anos, uma vez que o Gnome 3 está chegando e a Canonical não mostra nenhum tipo de boa vontade para colaborar com o crescimento da interface. Vão querer pegar o produto pronto de novo e quando sair um próximo relatório, vão levar bomba de novo. Então galera Ubuntu, vai usando a criatividade para criar uma desculpa nova, pois como eu falei, a que vocês repetem toda vez tá ficando velha.


O povo não vai gostar do que eu vou falar, mas eu não vou ficar aqui fazendo média: é uma vergonha o Ubuntu ter tanto uso, receber tanto da comunidade ao redor, e retribuir tão pouco para a comunidade. Estranho que o pessoal que fala do Ubuntu, e baba a cada screenshot da distro, se calou diante desse fato grave. Não vi ninguém na blogosfera brasileira noticiando o fato vergonhoso, com a excessão do Br-Linux. O mesmo esforço que o pessoal fez e faz para promover a distro, deveria ser feito para mostrar os erros da Canonical e não para encobrí-los.


Para mim, a imagem do Ubuntu, que já andava muito arranhada, foi jogada na lama de vez. Eu esperava que as atitudes por trás de toda aquela pompa de estrelinha do mundo OpenSource fossem a altura, mas pelo que se pode ver, os lemas do Ubuntu são tão vazios quanto uma árvore atacada por cupins. É triste, mas o brilho douradodo da nossa "estrelinha" foi bem apagado.


Links importantes:

A pesquisa: http://blogs.gnome.org/bolsh/2010/07/28/gnome-census/

O desabafo do ex funcionário da Red Hat: http://gregdekspeaks.wordpress.com/2010/07/29/red-hat-16-canonical-1/

O MIMIMI do funcionário da Canonical: http://www.jonobacon.org/2010/07/30/red-hat-canonical-and-gnome-contributions/

Contribuições das empresas com o Kernel Linux:http://www.itwire.com/opinion-and-analysis/open-sauce/27089-kernel-contributions-canonical-where-are-you

Comentário lúcido do Fábio Luiz no Br-Linux: http://br-linux.org/2010/censo-gnome-de-onde-vem-o-codigo/#comment-93664

23 comentários:

  1. UAU! Então este era o post bomba? [:O]

    Bem, realmente, o que foi dito é verdade. Porém, temos que nos lembrar de que o maior beneficiado com toda essa história de Ubuntu não foi, como mostrado, a comunidade ou o kernel mas, sim, o Debian. Comparem a versão atual do Debian com a versão anterior: o Debian 5 tem até o gerenciador de atualizações do Ubuntu!

    Além disso, eu fiz uma triste constatação: o Ubuntu é excelente... se você quiser apenas a interface gráfica. Se você quiser trabalhar no modo texto, vai se decepcionar. Exemplos: a versão instalada por padrão do netcat não tem a maioria dos parâmetros que vimos nos tutoriais, o Midnight Commander do Ubuntu trava ao tentarmos nos conectarmos a um servidor FTP, o screen não suporta mouse no modo texto puro - e no Gnome-Terminal temos que configurar uma variável para tal - e isso sem falar que o led do Caps Lock NÃO FUNCIONA no console! No entanto, ele foi uma das poucas distros atuais que não trocou o ponto pela vírgula no teclado numérico e reconhece os hardwares automaticamente.

    Talvez o Ubuntu seja apenas o ponto de entrada para a maior parte das pessoas no mundo do software livre mas, realmente, do tamanho que é a Canonical, eles poderiam fazer muito mais.

    ResponderExcluir
  2. Eu não esperava essa do Ubuntu, mas mesmo assim eu não vou deixar de usar, por mais que ele não colabore com projetos de código aberto. Só que tem uma coisa, graças ao Ubuntu eu comecei a usar Linux de verdade, por que se depender de distros como o Opensuse não teríamos tantas pessoas usando Linux, o mesmo é contra a maioria das coisas que o pessoal gosta de fazer (Usar NTFS, MP3, Vídeos) isso que no Ubuntu eu faço tudo isso com um driver VESA (Igual do Opensuse) e não trava.

    Eu vou ser bem sincero, o Windows é o que é hoje por causa da facilidade de uso e o Ubuntu é o que é hoje pelo o mesmo motivo.

    Eu acho que o pessoal está fazendo tempestade em um copo d'água, bem que você falou que o tema dessa semana seria polêmico, mas eu acho que não é tanto assim, pois eu não tenho a cabeça fraca para parar de usar um Linux que eu sempre quis usar por causa de lero lero...

    Não concordo com a atitude do Ubuntu, mas cada um colabora como pode.

    Depois dessa, eu sou mais o meu Ubuntu, firme e forte...pode falar o que quiser, mas eu não troco ele. (Só "trocaria" o Ubuntu se fosse pelo Debian, mas mesmo assim usaria os dois)

    Vamos falar a verdade, se a Red Hat fosse um pouco mais esperta, o Fedora seria a distro mais usada no mundo, por que ela sim tem dinheiro....

    É só isso mesmo, mesmo depois de tudo isso, eu sou mais o meu Linux do que o Windows, por mais que as pessoas falem mal, mas como falam por ai...falam mal mas pagam um pau...hehehe

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não entendi esse problema...!! existe algum problema em usar a distro ? eu sou usuario ubuntu e não tenho nada a reclamar ...estou de boa com o meu sistema operacional....

    ResponderExcluir
  4. Só uma sugestão, por que você não faz o mesmo com o Windows??? Mostra todos os pontos fracos desse lixo de sistema operacional. =D É melhor do que ficar com lero lero sobre outras distribuições Linux...xD

    Claro que você tem a sua opinião e eu respeito isso, mas se você não percebeu o pessoal que gosta do Ubuntu vai ficar puto com você...

    Só para lembrar, esse artigo não está em um nível profissional, mas está como pessoal, você dá muito a sua opinião e todos sabem que você não gosta do Ubuntu. Um bom artigo é aquele que o autor não mostra sua opinião tão claramente...[...para mim, a imagem do Ubuntu, que já andava muito arranhada, foi jogada na lama de vez...]

    Desculpe falar, mas no fundo, bem lá no fundo, eu acho que você tem inveja do Fedora não ser como um Ubuntu... não posso falar mal do Fedora ou Mandriva que eu não usei muito, mas você também não pode falar do Ubuntu que não usou...

    Eu até iria usar outras distros, mas depois dessa eu acho que vou ficar com o Ubuntu mesmo, por mais que falem que é distro de usuário... mas eu falo mesmo, EU SOU USUÁRIO, não sou profissional..igual o pessoal fala que é Linux for Dummies...sou eu mesmo....xD Sou mais o meu "Linux for Dummies" que usar um Windows para quem quer vírus, pirataria e ser discriminado como Basic ou Ultimate.. (quem é o imbecil???)

    O brilho da estrelinha não apagou, por que você nunca viu ela acesa...

    ResponderExcluir
  5. Fátima Menezes02 agosto, 2010 10:29

    Embora, a meu ver, um pouco exagerado, o post traz uma verdade que já deveria ter sido exposta aos brasileiros.
    Particularmente, sou fã da distribuição Ubuntu, principalmente pela facilidade de uso. Migrei do Windows para o Ubuntu há pouco tempo, e já me sinto bastante confortável no ambiente Open Source. Mas isso não é motivo para querer ocultar as falhas da Canonical e de alguns usuários.
    Considero o Ubuntu importante para a propagação do software livre, justamente pela facilidade de adaptação dos usuários que migram de softwares proprietários. Contudo, tenho de admitir que as contribuições da distribuição para o código aberto são mínimas.
    Parabenizo a Cleiton Lima pela iniciativa de expor esse problema. São iniciativas como essa que fazem o mundo do código aberto perdurar.
    Obs.: Para mostrar de uma vez por todas que Linux não é só Ubuntu, como muitos teimam em pensar. :D

    ResponderExcluir
  6. Bom, acho que não deveriam apedrejar a Canonical tão cedo, visto que ela não dormiu com a M$ como a Novell, e pelo jeito, não o fará. Mas acho que deveríamos apoiá-la, por que é essas crises que a Micro$oft espera que aconteça. Esse é o maior FUD e feito pela própria comunidade. Não vamos esquecer que antes da canonical, o Linux estava caindo no esquecimento, e o Fedora não era lá muito amigável.
    A Canonical conseguiu reunir usuários novos (e não estou querendo justificar nada), mostrou ser uma empresa competente promovendo acordos com grandes empresas, fez e faz um marketing legal.
    Mas vamos dar tempo ao tempo. Assim como a Red Hat, a canonical é uma empresa que precisa ter lucro. A RH já está anos no mercado, tem experiência e está consolidado. A Canonical está buscando seu lugar ao sol. E está aos poucos conseguindo se não fossem essas trocas de farpas gratuítas.
    A coisa, espero, não ficará sempre assim. Afinal, para uma empresa, desenvolvimento de código, no caso contribuição, requer dinheiro sendo aplicado nisso.
    Vamos se acalmar e sermos menos apressadinhos, e parar de birrinha inútil pois enquanto continuar isso, a Micro$oft deita e rola enganando as pessoas com aquela aberração que chamam de sistema operacional, e o mundo continua pagando um alto preço por isso.

    ResponderExcluir
  7. Nessa história toda, principalmente nas contribuições de desenvolvimento do GNOME, a Red Hat já tem bastante tempo de mercado, consequentemente mais desenvolvedores e é obvio que vai ter mais % de contribuição nos projetos. Uma empresa considerada nova no mercado como a Canonical possui menos desenvolvedores, mas está crescendo graças ao seu foco de tornar o uso do Linux mais fácil e popular.

    Não é por causa desse tipo de notícia ou estatística que os usuários que usam Ubuntu vão abandonar a distribuição.

    Nos últimos anos acompanho a evolução do Ubuntu, e vejo que outras distribuições linux estão ficando com ciúmes, vendo o Ubuntu crescendo e sendo cada vez mais utilizado pelos usuários domésticos.

    Pude observar tbm que o número de blogs e sites dedicados a tutoriais e dicas sobre Ubuntu e Linux tem aumentado muito nos últimos 2 anos, atibuo isso a facilidade de utilização, aprendizado e configuração sistema Ubuntu por parte dos usuários. Nesse lado, em questão compartilhamento de conhecimento, o Ubuntu está fazendo um grande trabalho, e vejo uma onda crescente desta tendência com as distribuições Fedora e OpenSuse que encontro cada vez mais tutoriais e dicas na web.

    Os únicos prejudicados nessa briguinha de marqueteiros são os usuários e os projetos de software livre. Ficar comparando que uma distribuição ou software é melhor que a outro(a) é bobagem, o que é bom para um, pode não ser para outro.

    ResponderExcluir
  8. Bom, primeiramente muito obrigado pela presença de todos.

    @Willian, eu sabia que o pessoal provavelmente não ia gostar, afinal, ninguém gosta que toquem na ferida delas, principalmente quando essa ferida é bem disfarçada. Mas é um risco que eu quis correr, era algo que muitas pessoas (como você, por exemplo) precisavam escutar.

    Eu não faço o mesmo com o Windows primeiramente por não utilizá-lo e segundo porque o Espaço Liberdade só fala de Linux.

    O artigo não está em nível profissional pq eu não sou um blogueiro profissional, sou amador com muito orgulho. Faço o Espaço Liberdade por gostar e blog, na minha opinião, é pra dar opinião. Quem quer notícia vai pra site de notícia. Se você quer os mesmos dados que eu passei opinando, é só visitar os links e saber ler inglês.

    Sou usuário Fedora sim, mas não tenho nada contra o Ubuntu em si. Tenho tudo contra as atitudes da empresa por trás dele que não condizem com a máscara que ela gosta de utilizar publicamente.

    Pra te falar a verdade, eu achei até engraçada a sua fúria. É impressionante como as pessoas se irritam com quem comenta sobre o que aconteceu, mas passa a mão na cabeça de quem gerou o acontecimento.

    @Rudinei, sim, a Canonical é relativamente nova. Mas vamos combinar que ela não faz o mínimo de esforço pra mudar esse quadro atual.

    A ideia não é ninguém deixar de utilizar o Ubuntu, e sim ter consciência das atitudes da empresa por trás dele.

    Aos outros, obrigado pela presença mais uma vez.

    ResponderExcluir
  9. Por isso que uso Arch.
    Usei Ubuntu a anos atrás, mas hoje não serve mais pra mim.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião, a Canonical/Ubuntu esta contribuindo muito, trazendo novos usuários para conhecer um pouco sobre Linux, e depois disto estes novos usuários poderão decidir sobre qual distro utilizar. Um ponto que eu gostaria de levar em consideração, seria das pessoas/usuários/desenvolvedores que dizem "apoiar" a idéia de Open Source, e então procuram tudo o que for free no universo Linux e ganham dinheiro, sem contribuir com nada, sem levar para o lado financeiro, que poderiam estar contribuindo muito tecnicamente. Isto para mim ainda é a pior forma de "contribuição".

    ResponderExcluir
  11. Porque eu tenho que pensar em uma desculpa para usar o Ubuntu?

    Não posso simplesmente usar e pronto.

    Desde quando eu comecei usar linux tem isso. Era Redhat vs Slackware vs Debian depois Fedora vs Ubuntu vs Opensuse.

    Eu instalei o Fedora 13 no notebook da minha esposa depois de tanto um amigo insistir e ela está reclamando que está muito lento e quer voltar para o Ubuntu.

    Só isso pra mim já é suficiente para instalar o Ubuntu. Por sorte minha ela odeia o Windows depois que um vírus acabou com o trabalho dela de 1 semana.

    Aliás gostei do texto imparcial. /ironia

    ResponderExcluir
  12. É por isso que ainda engatinhamos tanto no mundo linux... sistema operacional muito mais avançado e seguro que não vai pra frente porque ao invés da comunidade se unir, fica se dividindo e brigando por temas banais... vai lá ver se na microsoft eles se dividem desta maneira, ou na apple...

    Se a Sanonical não contribui com código, contribui com a popularidade que o linux conseguiu nos últimos anos... eu não desenvolvo código, mas gravo cds do ubuntu para os meus amigos. Serei eu tão culpado quanto a Canonical?

    Imagino neste exato momento pessoas como o Balmer dando gargalhadas, imaginando como podemos cair sozinhos...

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que se você fosse usuário Linux de verdade, falaria o que está acontecendo e não estaria contra uma distribuição Linux (que é Linux tanto quanto a sua distribuição favorita). Em primeiro lugar você deveria respeitar a distribuição e não sair falando mal logo de cara... eu não gosto de certas distribuições brasileiras, mas não é por isso que eu vou falar "Nossa, aquela distribuição que vem nos PCs da SEMP TOSHIBA é um lixo" eu só falo que não é uma das melhores e ponto, e falo que tem vários Linux no mundo.

    Ao contrário desse artigo fala, eu incentivo as pessoas usar Linux, não importa qual, mas nuca que eu iria falar nesse nível de um Linux, por mais que ele esteja errado...

    A Canonical é nova ainda para fazer tudo que uma Novell faz e foi por causa dela que eu comecei a usar Linux, não tenho vergonha de falar que eu uso um Linux de "Criança" que faz tudo para você.

    Se a ideia do artigo era só para falar que a Canonical não fez, tudo bem, mas o que está escrito é outra coisa, então fica a dica de passar por outras pessoas os artigos que você escreve...

    Desse jeito o blog não é voltado para noticias Linux, é voltado para ex-usuário Linux que querem f*der com a imagem de uma empresa que distribui o sistema.

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez, obrigado pela presença de todos.

    @alexandre, se você considera contribuição com código para um projeto de código aberto algo banal, você precisa rever seus conceitos.

    @Celso, meu texto é tão imparcial quanto seu email é verdadeiro. Só pra ficar registrado, não adianta colocar email falso, pq, qualquer problema, o sistema guarda o seu IP...

    @Willian, não existe aqui no blog essa de censura, cada um dos que postam não sofrem mudança nenhuma nos textos. Se o Blog fosse tão ruim como você fala, eu não estaria aqui me dando ao trabalho de expor meu ponto de vista para você, excluiria seu comentário e iria dormir. Simples assim.

    Talvez o que você acha correto é a omissão que o restante da blogosfera fez. Muita gente prefere ficar quieta ao invés de falar a verdade. Eu escolhi falar a verdade. Não tenho rabo preso com a Canonical, posso falar o que eu quiser, aliás, todos do blog podem. O restante dos blogueiros do EL utiliza Ubuntu, falam do Ubuntu com frequência, e eu nunca "moderei" um único post deles. Pra falar a verdade, só fico sabendo o que eles postaram junto com vocês, pq nem o rascunho eu abro.

    Eu só começo a achar que você confunde ser usuário Linux e apoiar as ideias OpenSource com ser um puxa saco de Linux, ficar cego, surdo e mudo para os problemas e erros. Você se diz "usuário de Linux", mais seu argumento é egoísta. Vc diz defender o OpenSource, mas suas ideias, assim como as da Canonical, estão muito mais próximas das ideias da Microsoft: o código é nosso, e não vamos compartilhar e estamos certos por isso.

    Ah, pra quem tá criticando o blog você tá visitando bastante, sabe...

    Obrigado, mais uma vez, pela visita de todos.

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente que não dá para apagar o post, por que o blog está tão bem feito que isso não é possível, sendo que tem tantos projetos código aberto que usam PHP e MySQL onde o Administrador e os Usuário fazem o que quiser como os posts...e realmente eu acho que vou dormir mesmo, por que esse tipo de blog não merece nem o a TAG HTML que foi colocado no começo do site...

    Eu não tenho o rabo amarrado com a Canonical e nunca terei...

    [TRECHO MODERADO]

    Só fala da boca para fora desse Linux que você tanto gosta, mas na verdade não fala nada com nada... por que você não fala o bons projetos da Red Hat???

    POR QUE NÃO TEM??? MINHA NOSSA, QUE COISA....

    Realmente, eu acho que vou dormir, por que eu não vou ficar perdendo o meu tempo aqui nesse blog...pensando bem, eu acho que vou ouvir uma música antes no meu Ubuntu, ops, esqueçi que não usuários Fedora não podem fazer isso...até nunca mais...AFF

    ResponderExcluir
  16. Fátima Menezes03 agosto, 2010 21:05

    Bem, acho que críticas podem ser tão construtivas quanto elogios, então aí vai a minha:

    Como já comentei, o post não deixa de ser verdadeiro. Contudo, penso que a forma como o assunto foi abordado não é a mais adequada. Porque uma coisa é você transmitir um fato, outra, bem diferente, é inundar o fato com sua opinião.
    O Ubuntu tem suas falhas, como qualquer outra distribuição Linux (talvez bem mais, é verdade). Como qualquer outro SO, aliás. Mas não se pode negar a importância da distribuição para a difusão do software livre.

    Ele pode pecar em contribuir com o código aberto, mas, por outro lado, atrai o interesse de muitas pessoas pelo ideal. E essas pessoas, muitas vezes, não são programadoras, desenvolvedoras de softwares, entre outros. São pessoas com conhecimentos básicos ou intermediários que simpatizam com a missão do Linux.

    Porque, ao meu entender, o propósito do código aberto não é só o de criar um grupo intelectualmente ativo, mas, também, ser aceito pela comunidade em geral, como uma alternativa viável a programas de código fechado.
    Concluindo: é importante detectar falhas e expô-las, mas custaria ressaltar que o Ubuntu tem suas vantagens? Quer dizer, com tantos programas de código fechado por aí, não se pode exatamente ter o luxo de insultar pessoas que, tecnicamente, "estão do nosso lado".

    Espero que este post não pareça contraditório ao meu anterior. Eu concordo com o post com relação à ideia que ele quer transmitir, porém penso que faltou o quesito imparcialidade, o que é importante.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pela visita de vocês.

    @Fátima, ressaltar as vantagens não é necessário. Praticamente todo Blog sobre Linux faz isso atualmente. É tanta "vantagem" que a gente fica perdido... XD

    @Willian, bom, seus comentários partiram para a falta de argumento e para o ataque gratuíto. Infelizmente o nível foi tão baixo que foi necessário moderar partes do seu comentário para que ele ficasse num tom minimamente civilizado. Triste quando uma pessoa inicia uma discussão e termina com ela atacando, sem argumentos.

    ResponderExcluir
  18. A postagem de vocês é interessante, mostra algo que as pessoas não querem ver.

    A Canonical precisa levar esses choques, afinal todos nos devemos ser eletrocutado quando estamos deixando de lado o que é correto para fazer o mais simples.

    Sou usuário do Ubuntu há mais de 2 anos, a notícia não afeta a minha posição quanto ao Ubuntu, porém ela me faz pensar que talvez o Ubuntu(Canonical) tenha deixado de lado o aspecto mais importante do Software Livre. Se o Ubuntu é o que é hoje ele deve muito a todos as distros Linux, ele deixando de ajudar os outros, ele também deixa de se ajudar.

    O Sucesso do Linux, vem da união de todos!



    -----

    ResponderExcluir
  19. Uma coisa temos que concordar, que muitos dos usuarios que temos no mundo linux começaram no Ubuntu como eu, e o fato de o ubuntu nao contribuir plenamente com a comunidade esta questão eu acredito que sera corrigida entre os desenvolvedores e a Canonical, como eu sou um simples usuario isso nao me interressa muito, o que quero de um S.O é segurança, facilidade de uso, e estabilidade, tudo isso o ubuntu me proporciona, e o que acontece com a Canonical e seus desenvolvedores deve ser discutido entre eles... Vou continuar usando Ubuntu até segunda ordem

    ResponderExcluir
  20. Uma base de usuários grandes é essencial para qualquer projeto em Software Livre. Seja para apontar quais melhorias devem ser feitas em algum software, seja reportando bugs.

    Mesmo sem contribuir muito para o desenvolvimento do código, o ubuntu conseguiu aumentar a base de usuários de Linux, e consequentemente do gnome, do openoffice, do gimp, do empathy e isso já é uma boa coisa.

    Quando um desenvolvedor escolhe uma licença livre pra publicar seu código ele disponibiliza esse código para ser utilizado ou modificado pela sociedade. Não vejo nada errado na utilização da Canonical. Na minha opinião, errado seria restringir a utilização do código, por qualquer motivo. Isso é software livre.

    ResponderExcluir
  21. muito bom Cleiton, eu não gosto muito do ubuntu mais o senhor é o cara em pegar no pé da canonical.

    Muito bom esse postes teus de indignação com a canonical, fazia um tempo que não os lia.

    E já ta ná hora de se manifestar, não falaste nada do ubuntu nos últimos tempos, o q vc ta esperando ?

    ResponderExcluir
  22. Eu já esperava por algo semelhante, pois o grande problema é que empresas tem recursos limitados e claro que a canonical deve esta utilizando quase todas os seus recursos em tonar o ubuntu um distro desktop impecável, ou seja o problema se resume em onde apostar as fichas que tem, logo sobra pouco recurso de pessoal e financeiro para contribuir com outras áreas de códigos comno o Kernel e até para com o gnome, mais ai vem a indagação, Fazer um desktop incomum com linux não é uma contribuição fantástica? é sim, mesmo que para isso tenha que contribuir pouco com códigos, mais o espirito do software livre não era este, "um por todos e todos por um", acho que a canonical esta fazendo o que se propôs ou seja criar um linux desktop para ser usado por qualquer um simples humano.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Hugo.

    Em muitas visões, e não só na minha, o desktop do Ubuntu tá beeeeem longe de ser impecável. Sobre o "desktop incomum" SERIA uma contribuição razóavel se houvesse algum senso de comunidade dentro da Canonical. Alguém que esconde o nome "linux" da sua página principal e deixa sempre claro quando anuncia um novo recurso que ele é "para o Ubuntu" e não "para o Linux" não merece meu respeito.

    Obrigado pela visita e abraços.

    ResponderExcluir