terça-feira, 2 de novembro de 2010

Conheça agora o resultado dos programas de inclusão digital do governo

Caro leitor do espaço Liberdade, lembra-se que, semana passada, eu publiquei um post aqui falando dos principais golpes da Internet? Pois é, continue lendo esse post.

Sabe aquele seu amigo que lhe envia todas as correntes que vê pela frente? Pois é, eu tenho um monte desses. Não adianta nem mostrar os links do e-farsas que eles continuam mandando as mensagens. Hoje, recebi uma mensagem intitulada "URGENTEEEEEEEEEEEEE!!!SAIU NA REVISTA ÉPOCA REPASSEM E LUCRE", a qual tem o seguinte conteúdo:
Saiu na revista Época repassem e lucre , não é brincadeira
Muito estranho, mas recebi de várias pessoas confiáveis...

E mais, saiu na revista época!

Caros colegas!

Não estou acreditando, mas como recebi esse e-mail de uma pessoa de
extrema confiança, repasso a vcs
e vamos ver no que dá.

URGEEEEEENNTEEEEEE!!!!!!!

Microsoft e AOL são agora os maiores empresas de Internet.

E para ter certeza de que a internet Explorer é realmente o programa
mais usado a Microsoft e a AOL iniciaram um E-Mail Beta netTest.

Se você enviar esse e-mail a amigos a Microsoft pode e vai por um
período de 2 semanas rastrear esse e-mail.

Para cada pessoa que você mandar este e-mail a Microsoft vai pagar
U$245,00.

Para cada pessoa a quem você enviar, que enviar este e-mail adiante a
Microsoft paga a você $243,00.

E para cada terceira pessoa que receber este e-mail você recebe $241,00
da Microsoft.

Daqui a 2 semanas a Microsoft vai te contactar neste teu endereço e te
enviar um cheque.

Além da tecnologia mencionada não existir - e se existisse, seria considerada invasão de privacidade, além da quantia oferecida ser irreal, além de eu não usar nada que venha da Microsoft - principalmente o IE e além de o resto do e-mail ter mensagens do tipo "oi...realmente e verdade um amigo acabou de ganhar 12.500,00...essa semana", como se tudo isso não bastasse, eu fiz o favor de imprimir a mensagem em pdf e constatar que a mesma possui exatas 33 páginas, sendo 29 delas apenas com endereços de e-mail para os quais a corrente foi encaminhada!

Sim, eu sei que é difícil de acreditar e, por isso mesmo, estou disponibilizando o arquivo, que tem 401,2KB de tamanho para download aqui. Claro que muitos dirão que isso não é ético, mas eu acredito que spammers e idiotas que caem nessas correntes tem mais que se danar, sendo que danar é uma palavra que começa com f e termina com der.

Esse é o grande resultado da inclusão digital do governo, um bando de analfabetos digitais que nem sabe usar o computador direito! SERÁ QUE ESSAS ANTAS NÃO SABEM QUE EXISTE UM CAMPO CHAMADO CCo QUE SERVE PARA ESCONDER TODAS ESSAS INFORMAÇÕES DESNECESSÁRIAS???!!! Pelo jeito, além de não saber, eles ainda acreditam que a Microsoft vai pagá-los para repassar e-mails.

Depois, quando eu digo que me considero intelectualmente superior por usar Linux, eles me chamam de convencido e arrogante.

4 comentários:

  1. Caro André, entendo sua indignação, mas ficou meio confusa a ideia de vincular os programas de inclusão digital do governo a estas atitudes. além disso, observei um pouco de preconceito no tom de sua mensagem, pois estas mensagens são repassadas mesmo por pessoas "inteligentes". Por isso preciso lembrá-lo de que um dia nós mesmos cometemos erros ao iniciar na tecnologia e de que é generalizado o descompromisso em utilizar de "bons modos" mesmo na vida real. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Sua argumentação lembra o problema recente do twitter do tal #orgulhodesernordestino pois é, aqui no nordeste tem gente que ama expressões regulares, só digita texto no vim, é cadastrado na lista sed-br, assina o rss do command-line-fu, mantem um wiki com uma lista de comandos linux, odeia windows, não vive sem abrir o shell, mantém a pasta de configurações do vim sob controle de versões. Isso tudo é pra dizer que gente burra tem em todo lugar, especialmente no meio dos, como diria Julio César Neves: "Empurradores de mouse". A cultura windows criou, junto com milhares de cursos meia boca, uma legião de pessoas que só sabem acessar o orkut e conversar via msn, a maioria deles não usa mais que dois dedos ao digitar.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, segundo Lucas Timm, a internet está cheia de arrastadores de mouse; Mas passar correntes é o mínimo: muitos adolescentes e pré ficam na web e acabam entrando em comunidades de gangues e relacionadas ao crime organizado e suas mães nem sabem que isso acontece. É necessário que façamos alguma coisa para educar os novos usuários.

    ResponderExcluir
  4. Na revista superintenressante deste mê, tem uma mátéria sobre golpes vituais, ele se deixaram fisgar por três golpes, e foi bastante interessante saber que mesmo que se fale tanto disto, muita gente ainda cai. Aqueles e-mails: Veja as fotos daquele fim de semana, e eu sabendo que no meu fim de semana as fotos que tiro são do meu celular shasuhasush

    ResponderExcluir