quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Unity no Fedora?! Estão tentando...

Ok, o título já diz muita coisa, para não dizer que já fala tudo. Todos sabem que os devs do Fedora adoram as decisões estranhas e improváveis, mas nem o mais imaginativo dos usuários Fedora poderiam imaginar que o Fedora - e, assim, a Red Hat - estaria avaliando a possibilidade de empacotar o Unity da Canonical e adicioná-lo aos repositórios oficiais.


Oficialmente, ainda é uma tentativa. Segundo o relato do autor da "pérola", existe uma grande pilha de dependências e, por enquanto, é apenas uma tentativa. O principal problema é que o Unity precisa de pacotes em versões que ainda não estão nos repos do Fedora 15 (versão ainda em desenvolvimento) e o nosso amiguinho ainda precisa da aprovação dos líderes do projeto para adicionar esses pacotes necessários ao repositório.


A explicação, ainda segundo o autor, é que seria interessante para os usuários Fedora ter o Unity e o Gnome Shell para poder fazer uma comparação entre os dois, sem precisar fazer um dual boot com o Ubuntu. Ele classifica o Unity como um "projeto interessante", e que essa medida poderia incentivar os devs do projeto a ter uma base maior de usuários testando, reportando bugs e mais devs desenvolvendo, isso tudo dentro e fora do Ubuntu. Ele quer dizer, mais ou menos, que a ideia é tirar o Unity do quintal da Canonical para torná-lo um projeto mais global, disponível para todas as distribuições.


Ok, agora chega de informações e vamos a minha opinião. Preciso confessar que nunca iria esperar uma ideia dessa vinda da equipe do Fedora. Os caras são muito conhecidos por não se importarem muito com o que as outras distros fazem ou deixam de fazer, mas parece que a decisão da Canonical em usar o Unity atingiu até mesmo os devs do Fedora. Creio que eles estão muito mais curiosos em descobrir o que tem de tão interessante no Unity para a Canonical ter abandonado um projeto global como o GNOME e ter partido para uma ideia louca dessas, do que interessados em contribuir com o projeto e todo blábláblá descrito no blog.


Mais uma vez, não vamos morrer de véspera. O cara tá tentando convencer os líderes do Fedora a aceitarem as dependências do Unity, mas eu dúvido que eles vão querer adotar versões betas e alphas de pacotes que eles tem em versão estável no repositório. De qualquer maneira, foi aberta a possibilidade. Se o Unity for parar realmente nos repositórios do Fedora, até eu faço um teste só para trollar dar minha opinão sobre a interface.


Fonte: http://www.happyassassin.net/2010/12/03/unity-on-fedora-possibly/

3 comentários:

  1. A canonical que nao deve gostar da ideia, apesar de ser bom para o unity, em meu ponto de vista ela quer se tornar uma distro totalmente independente, eu nao sei muito dos projetos do fedora mas parece que ele vai adotar tambem o wayland (o bom é q forçará a nvidia a agir), daqui a pouco vira fubuntu (brinks), o bom disso é que parece que a canonical ta sabendo bem que o faz, nao estou ansioso pelo unity nem gshell 3 (que melhorou muito desde a descisao da canonical pelo unity), mas sim pelo wayland, que dizem ter um desempenho melhor q o x

    ResponderExcluir
  2. Caro Cleiton,

    Já testei o Unity tanto no meu netbook quanto no meu desktop. No primeiro caso, a experiência foi frustrante, no segundo, um desastre (nada funcionou direito). É claro que cada caso é um caso, pois cada configuração de hardware vai ter um desempenho melhor ou pior do que o padrão de testes que a Canonical deve estar usando. Apesar do meu fracasso nos testes, acredito que os desenvolvedores do Ubuntu vão conseguir entregar algo mais "utilizável", ou até mesmo mais "interessante" até o dia do lançamento da próxima versão estável do sistema, caso contrário não embarcariam nessa canoa se o risco de naufrágio fosse inexorável. O certo é que, procurando por interfaces alternativas ao Gnome e ao KDE, passando pelo Unity e pelo Gnome-Shell, descobri o Enligtenment, na sua versão ainda beta denominada E17. Achei tudo muito interesante, bonito, configurável, intuitivo e extremamente leve, consumindo poucos recursos da máquina. o E17 está nos repositórios do Ubuntu 10.10, mas, apesar de bastante estável, não conta com todos os módulos interessantes que foram construídos para ele (não há o pacote e-modules-all nos repositórios). Você sabe dizer se é possível instalar uma versão mais recente e completa do E17 no Fedora? Existe alguma versão (spin) do Fedora 14 com o E17?

    ResponderExcluir
  3. Fagner, concordo com o teu ponto de vista.

    Eduardo, não existe spin do Fedora com o E17. E nos repositórios do Fedora 14, a única referência ao e17 é um pacote chamado "enlightenment-0.16.999", que diz na sua descrição ser o Enlightenment 17.

    Abraços.

    ResponderExcluir