quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Linux nas Lan Houses

No Brasil os pontos públicos pagos de acesso à internet representam cerca de 45% dos brasileiros online, segundo pesquisa do CGI.br. Mesmo com o crescente número de brasileiros com internet em casa, as lan houses e Cyber Cafes continuam sendo importantes instrumentos para a Inclusão Digital.


Talvez as maiores dificuldades para os proprietários desses estabelecimentos sejam, além da necessidade de diferencial competitivo na prestação dos serviços para manterem-se vivos no mercado, o alto valor das licenças de softwares proprietários e a necessidade constante de reparações devido a vírus.


Nesses casos, distros Linux somadas a softwares livres e gratuitos de gerenciamento podem ser a saída perfeita para a solução desses problemas. Um dos casos de sucesso na utilização de sistemas livres (de vírus, de licenças e de telas azuis) aqui no Brasil é o da Click Informática, localizada em Brasília-DF. Em seu blog pessoal, o proprietário Diogo Parker explica das dificuldades que teve durante a implantação e claro, de quais ferramentas ele se aproveitou para por de pé todo o projeto. Na implantação ele utilizou maquinas modestas, com 1GB de RAM, Processador AMD Semprom 2,2 GHz e VGA NVidia 6100. Até aí, nada de diferente de todas as lan houses que conheço. Seu grande diferencial estava no sistema que rodava em cima de tudo: O Linux Mandriva KDE 2010.1, onde além do acesso a internet, os usuários também desfrutam de games nativos ou emulados via Wine.





[caption id="attachment_2948" align="aligncenter" width="300"] Fonte: http://diogoparker.wordpress.com[/caption]

Com um sistema robusto, estável, gratuito e seguro, seu cyber cafe contava também com o OpenAsb, um gerenciador gratuito de acesso. Durante a implantação na Click Informática o desenvolvedor, Antônio Cientista programou a versão 0.5.0 portada para o Mandriva Linux. Nessa atualização, o OpenAsb conta com suporte a tickets, Chat com as estações, Log de Atividades, Reservas, Relatórios de Caixas, Função de Encerrar todos os programas ativos quando acabar o tempo do cliente e diversos outros detalhes não menos importantes que podem ser encontrados no site oficial do software. O sistema permite uma fácil instalação e configuração e ainda dispõe de uma documentação com a finalidade de auxiliar seu manuseio.


O estabelecimento do Diogo mostra como é possível a implantação de um estabelecimento nessas especificações com soluções livres e gratuitas, barateando desde toda a configuração das máquinas até sua manutenção periódica. Apenas duas coisas são extremamente necessárias para que todo o planejamento dê certo: Força de vontade e confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário