terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Assista a vídeos em modo texto

Quem disse que você não pode assistir a seus filmes preferidos no modo texto do Linux? O Mplayer é um dos mais conhecidos e versáteis tocadores de áudio e de vídeo para o GNU/Linux. Um dos motivos de seu grande sucesso deve-se à enorme gama de formatos e de drivers suportados. Neste post, vamos aprender a fazer uma coisa incrível com ele.

Entre os vários drivers de vídeo suportados pelo MPlayer estão o aa e o caca. O primeiro deles constrói a imagem do filme com caracteres, no estilo da ASCII Art - daí o nome. Para ativar este modo, utilize a seguinte sintaxe na linha de comando:

mplayer -vo aa caminho/para/o/filme


O resultado é algo similar ao seguinte:

Filme em modo texto

Já o driver caca faz a mesma coisa, porém utiliza cores, o que torna a imagem um pouco mais nítida... ou não. Sua sintaxe é:

mplayer -vo caca caminho/para/o/filme


E temos isso:

Filme em modo texto colorido

 

É mais do que desnecessário dizer que a qualidade da imagem não fica lá essas coisas, mas tem suas vantagens: a primeira é que estes dois modos não precisam do servidor X para rodar e, assim, você pode, através deles, assistir a seus filmes no modo texto puro. A segunda é a flexibilidade que isso traz: você pode, por exemplo, assistir a um filme que está em seu computador de casa em outro local através de uma conexão SSH e a terceira e melhor vantagem de todas é que você pode chamar aquele seu amigo metido a técnico em Informática que acha que o Windows é o melhor sistema do mundo e perguntar: "Seu sistema operacional consegue fazer isso?".

Um comentário:

  1. Interessante a dica. Eu já tinha usado a linha de comandos para reproduzir audio com o mplayer mas eu não sabia que ele reproduz vídeos tb via linha de comandos.
    Testei aqui no meu slack e o negócio realmente funciona!!!
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir