quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

10 Razões para o Linux ser o seu S.O. padrão.

Sábado passado foi um dia muito importante para toda a comunidade Linux do Brasil, foi o dia em que conseguimos colocar no TTS do Twitter a hastag #BrasilSemVírusÉBrasilComLinux. Uma grande vitória para todos nós que usamos o Linux como S.O.




Todo esse papo me fez lembrar um post que eu tinha lido dias atrás no site Paraiso Linux , onde o autor fez uma lista com 20 razões para você não voltar para o Windows.  Achei a lista bem legal, então resolvi criar a minha lista, com 10 razões para o Linux ser o seu S.O. padrão !



Vamos a lista:


01 Ganhe tempo e diga adeus a horas de scan do antivírus!!!


02 Por falar em tempo, seu Linux não precisa ser desfragmentado!!!


03 Deixe o sistema com a sua cara, afinal mudar o papel de parede e trocar alguns ícones não é personalização!!!


04 Poupe recursos de seu computador, afinal todos sabemos que com Linux, pcs mais antigos ou modestos funcionam bem melhor!!!


05 Use um excelente sistema de atualização que realmente melhora o sistema e os softwares, e ainda oferece total controle de quando e o que será atualizado, sem pegadinhas!!!


06 Tenha inúmeros softwares gratuitos e sem riscos de Adwares ou Spywares.


07 Não fique se preocupando em buscar cracks ou seriais piratas, seu Linux não precisa disso!!!


08 Será rara as vezes que você precisará se preocupar com drivers na hora de instalar um novo hardware.


09 Se você gosta de ser considerado o Super Geek, domine o pinquim e você será capaz de "quebrar janelas"!!!


10 Lembre-se, que ao usar Linux você aprende como as coisas funcionam, e não apenas como usá-las!!


Então, vocês gostaram da lista? Tem algo para acrescentar? Comentem!!!!!

8 comentários:

  1. Olá!
    beemm... concordo em partes com voce :D

    01 Ganhe tempo [...] (R. bem, eu até agora nao ganhei muito tempo por usar o linux.. muito pelo contrario.. por enquanto só "perdi" tempo, além de ter de reaprender tudo quando sai do Janelas.

    07 Não fique se preocupando em buscar cracks ou seriais piratas, seu Linux não precisa disso!!! (R. Isso se vc for instalar um software para Linux, Free, posso instalar coisas pelo wine que "precisem" de Cracks ou instalar softwares pagos que requiram licenças e eu queira dribla-las.. tudo é relativo.)

    09 Se você gosta de ser considerado o Super Geek (R. na verdade odeio ser considerado nerd xD.. mas ok, para isto esta o "Se" na sua frase)

    10 Lembre-se, que ao usar Linux você aprende como as coisas funcionam, e não apenas como usá-las!! (R. Até hoje nao sei como qualquer coisa funciona.. não tenho a minima noção de programação)

    ok.. ok.. parei de criticar!

    minhas sugestões para a lista são:

    11 - Quebra de paradigmas. Por Exemplo: Voce deixa de pensar que o menu "Iniciar" tem de estar sempre no canto inferior esquerdo da tela. no linux ele pode estar em qualquer lugar, pode até não existir.

    12 - Independencia de outros paises. Windows e Mac são Americanos. e... digamos que nao sou lá muito fã dos EUA.

    13 - Economia aos governos. sempre me indigno quando ouço X milhoes foram gastos na compra de registros Windows.
    - À quem diga que "o que nao seria gasto com licenças Windows seria gasto em treinamento Linux". Mas pelo menos o dinheiro do treinamento iria para pessoal LOCAL e BRASILEIROS e nao americanos la do outro lado do mundo.

    qualquer coisa posto mais coisa mais tarde!

    ResponderExcluir
  2. Uso o Linux sempre usei, meu primeiro computador era um Linux
    desde então começei aprender descobri novas distro's como Slackware,
    Ubuntu, Fedora, Mandriva entre outros.
    Atualmente eu uso o Big Linux porque ele faz eu me lembrar da minha primeira distro

    Usei o sistema da janelinha uma vez e pra falar a verdade não foi uma experiência muito boa.

    Software livre é o futuro.
    e o GNU/Linux é o carro chefe.

    Tanks.

    Mr. Ronan Neto

    ResponderExcluir
  3. Então Eduardo, pelo o que percebi você é meio novo no mundo Linux, por isso vou esclarecer os pontos 01, 07 e 10 que você comentou.

    01 Talvez essa seja a questão que demore mais para as pessoas perceberem. Depois de você reaprender a usar o seu computador e estiver começando a dominar o Linux, você verá como é muito mais simples e rápido efetuar certas tarefas no Linux, principalmente se você ficar intimo do Terminal.

    07 Com exceção dos games, com o tempo você notara que vale muito mais a pena usar os programas do Linux do que ficar usando programas via Wine, como a grande maioria dos programas para linux são free, ou possuem uma versão free, cracks e serias serão coisas do passado.

    10 Até hoje eu também não aprendi a programar nada, porém entendo como várias coisas funcionam e consigo edita-las e deixar como eu quero. Um exemplo bem legal é você pensar como acontece uma conversão de arquivos (Ex flv para Avi), quem usa Windows, provavelmente nem sabe que o formato de audio e vídeo são separados, ou qual é a difereça entre um AVI XVID para um AVI DVIX. Quando você começa a converter arquivos (por exemplo) você começa entender o segredo por traz da conversão.

    Antes de terminar, queria dizer que adorei suas sugestões para a lista. Agradeço muito seu comentário, espero que nos vejamos denovo .

    Um forte abraço, F3N1X

    ResponderExcluir
  4. Acho que você é uma dadiva, poucas são as pessoas que começarão na informatica usando Linux, fico muito feliz em saber que existam pessoas como você.


    Um forte abraço, F3N1X.

    ResponderExcluir
  5. bem.. na verdade ja estou há alguns anos no Linux ;)

    1. talvez eu tenha entendido e me interpretado errado.. o fato é que a migração para o linux para uma pessoa comum é um entrave que leva à não economia de tempo.. fazer as coisas no linux é sim mais rápido o problema é migrar..

    7. os games foram apenas um exemplo.. existem softwares proprietários para Linux que preenchem certa lacunas que suas alternativas livres nao cobrem. Por exemplo a Suite Office Softmaker que permite enxergar documentos .docx em perfeito estado.. eu não posso me dar ao luxo de ignora-los uma vez que trabalho com muitos documentos, planilhas e apresentações que veem de outras pessoas.
    Além do que grande parte dos softwares para linux tem suas versões para Windows. eu posso muito bem dar adeus às licenças (com excessão à do próprio windows) sem nem ao menos sair do windows.
    (hehe, ja estou sendo chato agora)

    hehe mas tá valendo xD
    Uma boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Cristian Martins13 fevereiro, 2012 11:14

    Também nao entendo muito de programação, ainda estou aprendendo, mas por exemplo configura um arquivo do conky, você não precisa saber programação voce vai aprendendo. Consegui configurar meu conky sem saber nada de programação apenas observando seu funcionamento e é muito legal isso em linux. Outra coisa que anima a usar o linux é personalizaçao e a sua máquina ganha mais alguns anos de vida. Com o outro S.O a cada 5 anos voce tem que troca porque aparece versao nova, pesada, no linux nao, da para usar o mesmo pc por mais uns 10( não é ideal mais dá )

    ResponderExcluir
  7. Excelente exemplo Cristian, eu não teria feito melhor!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Eduardo, uma boa semana para você também, e continue ligado na gente.

    ResponderExcluir