quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Identi.ca: Uma boa alternativa ao Twitter

O Twitter tem se mostrado nos últimos anos um dos serviços mais utilizados pelos internautas no mundo. Enquanto no Brasil o Orkut ainda faz o maior sucesso (#ohmaria), o mundo já se rendeu a muito tempo ao Twitter, além do Facebook, é claro. Logicamente, com o sucesso da rede de microblogging, outros serviços semelhantes foram aparecendo e crescendo, como o Meme, Jaiku e o Buzz, apesar de nenhum deles ter alcançado o sucesso.


Dentro dessa "onda", o Identi.ca foi lançado em 2008, baseado no StatusNet, sendo um serviço de microblogging opensource, onde os dents (como são chamadas as mensagens no Identi.ca) estão protegidos pela licença Creative Commons Atribuição 3.0. Além de seguir as tendências do serviço mais famoso, o serviço opensource implementou algumas funções novas que fazem toda a diferença, pelo menos para mim.


Uma coisa que é muito comum no Twitter é você seguir milhares de pessoas. Para ficar sabendo das notícias, você precisa seguir cada site de notícia, por exemplo. Caso queira saber informações sempre de uma tag (identificada com a #), é necessário salvar a busca. No Identi.ca as coisas são um pouco diferentes. É claro que você pode seguir quantas pessoas quiser, mas simplesmente não é necessário. Se você quiser, por exemplo, saber todas as notícias sobre Linux, você entra no grupo "Linux". Após entrar no grupo, todas as mensagens que forem postadas usando a tag do grupo, no caso !linux, estarão na sua página inicial. Isso é, obviamente, mais prático do que tentar seguir todas as pessoas que falam sobre Linux dentro da rede social.


Um outro diferencial do Identi.ca é a excelente versão mobile. Que me desculpe o Twitter, mas a versão mobile é absolutamente antiprática, na minha humilde opinião. Enquanto o Twitter recarrega a página a cada retweet, para cada reply, o Identi.ca faz os redents dentro da mesma janela, apenas abrindo uma minijanela pedindo confirmação. Essa opção economiza um bom tempo e uma boa parte da banda do meu plano.


Um dos problemas do Identi.ca é a ainda pequena comunidade brasileira. Boa parte das notícias são postadas em inglês ou espanhol, o que complica quem tem pouco (ou nenhum) conhecimento dos idiomas citados. A galera que gosta de ficar mandando mensagens com tags do tipo IlOvErEsTaRt para entrar nos Trend Topics também vai ficar decepcionada, já que o Identi.ca não tem esse tipo de ranking.


O Identi.ca, apesar de parecer hostil para o usuário não-nerd, é um serviço praticamente indispensável para quem utiliza Linux. Você fica sabendo de muita coisa antes (lançamento de ambientes gráficos, de distros, etc) e com muito mais praticidade, além de ficar livre de ver os TTs do Twitter, sempre falando de alguma coisa totalmente idiota.


É por isso que o Espaço Liberdade é um dos primeiros blogs brasileiros a ter conta no Identi.ca, além de ser um dos pioneiros ao implementar o botão de compartilhar para o Identi.ca diretamente na página dos posts. Sigam-nos em http://identi.ca/espacoliberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário