terça-feira, 29 de março de 2011

O preço da tecnologia há dez anos atrás

Sabemos que a tecnologia evolui a passos largos e, a cada dia, seus produtos tendem a ficar mais barato. Isso faz com que, atualmente, muitas pessoas critiquem - e muitas vezes com razão - micros de R$ 600,00 ou tocadores de MP3 fabricados na China e à venda nos camelôs.


Hoje (na verdade Segunda-Feira), eu encontrei uma revista Info de Dezembro de 2001. Trata-se da edição número 189, que traz na capa 65 macetes para ganhar velocidade no micro e algumas notícias sobre o então novo Windows XP. Resolvi escanear e mostrar a vocês alguns anúncios e reviews de produtos desta edição para que possamos refletir sobre a evolução dos mesmos nesta última década. É claro que o conteúdo da revista está protegido por direitos autorais e, por isso, estou colocando aqui apenas pequenas partes das páginas (Abril, não me processe ;) ). Por isso, as imagens deste post não estão sob a licença FDL.


Clique em Leia mais e prepare-se para ficar de boca aberta.




Um computador potente


Hoje, um computador básico custa em torno de R$ 600,00 e é possível montar uma máquina adequada a jogos não muito pesados com menos de R$ 2000,00. Mas se estivéssemos vivendo em 2001, você poderia comprar este Compaq Presario 5620LB com um processador Pentium 4 de 1,5 GHz, 128MB de memória, HD de 40 GB e dois drives ópticos: um de CD-ROM e outro de DVD-RW. Hoje, você não compraria um micro desses por mais de R$ 200,00 mas, naquela época, sorria, você tinha que desembolsar a bagatela de R$ 3632,00 (Clique na imagem).


Pentium 4 custava mais de 3 mil Reais


É claro que, além do motivo de a tecnologia evoluir rápido, naquele tempo não havia incentivos fiscais por parte do governo para o setor tecnológico e 3 mil era o mínimo para um computador decente.



Vai um DVD-RW aí?


Bem, talvez você não quisesse comprar todo um computador novo e apenas quisesse que o seu pudesse entrar na era da gravação de DVDs. Hoje, um drive desses custa menos de 100 Reais mas, naquela época, o HP DVD-Writer custava R$ 2.599,00 (Clique na imagem).


Gravador de DVD era lento e caro


Perceba que a própria revista o aconselha a esperar um pouco pois o formato padrão de DVD ainda não estava definido.


Bem, talvez você não estivesse com essa grana toda e decidisse que o melhor seria apenas gravar CDs e assistir DVDs. Neste caso, esse combo da LG poderia ser a opção ideal: custa apenas R$ 600 , o que um gravador de blu-ray custava há algum tempo:


Drive combo é opção mais em conta


 



Pen drives e MP3 Players


Hoje, você pode ir a qualquer loja de Informática ou de  departamentos e comprar um pendrive de 4 GB ou mais por 20 a 50 reais mas, naquela época, não era bem assim. O Memory Key foi um dos primeiros modelos, introduzidos pela IBM. Ele tem uma capacidade de 32MB e custa R$ 200:


Disquetes eram uma medida de comparação


Agora, se o que você quer é levar suas músicas preferidas para todo lugar, você precisa comprar este IPAQ, que é do tamanho de um pager (?), armazena 64 MB e custa R$ 998:


mp3 player não era para qualquer um.


 



Conclusão


Enquanto brigo com o uploader do Wordpress, que não funciona muito bem no Firefox 4, e assisto ao gato branco e preto da minha irmã dormir em uma banqueta aqui do lado, percebo que o mundo da tecnologia é um circulo vicioso: produtos que, há dez anos, eram inacessíveis e, por isso, o sonho de consumo de muitos geeks, hoje são encontrados com facilidade em qualquer loja de informática a preços geralmente acessíveis.


Debalde todos os problemas de qualidade que cercam os computadores de baixo custo, devemos enxergá-los como uma conquista pois, há pouco tempo, o acesso à Internet e ao mundo dos bits e dos bytes estava restrito a pessoas com um alto poder aquisitivo.


E, certamente, daqui há uns cinco ou dez anos, estaremos comprando drives de blu-ray ou iPads em balaios mas, é claro que, até lá, haverá outras coisas que desejaremos e não poderemos ter.

5 comentários:

  1. Adquiri meu primeiro PC em 1997. Configuração:
    Pentium 200MHz MMX
    Memória de 32MB
    Placa de video Trident 1MB
    Placa de som que nem me lembro mais, da Yamaha (eu acho)
    Placa de fax-modem 33.600k
    Placa mãe Tomato Board (se não me engano)
    Monitor LG 14 polegadas
    SO Windows 95 OSR2 com o Plus! instalado

    R$3.200,00

    Lembro-me que o pc rodava super rápido até o dia que vi um Pentium II 300MHz numa placa-mãe formato ATX na casa de um amigo... inesquecível rsrs saí da casa dele achando que meu PC era do tempo das cavernas.

    Usava mIRC, ICQ, Netscape 3...

    Tempo bom aquele. Não vou mentir que sinto falta de algumas coisas (muitas coisas) daquela época. Era tudo novidade, tudo muito simples.

    Só fico triste por não ter conhecido o Linux desde aquela época. Mas acredito que o contato com o Windows me permitiu trabalhar com manutenção de computadores. Eu tinha que saber Windows para poder exercer a profissão, principalmente naquele tempo.

    Adorei esse post. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi pendrie com menos de 1gb, simplesmente nao via pra vender na minha cidade antes de 1gb custar R$50
    Hoje com esse preço da pra comprar um pen de 4gb no camelô, ou de mais em lojas

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi uns de 512 MB antes dos de 1GB se popularizarem. Meu pendrive de 1 GB da Kingston que eu comprei em 2007 e uso até hoje custou uns 49, se lembro bem.

    ResponderExcluir
  4. É que naquele tempo tínhamos outros fatores além da falta de incentivo fiscal: em 98 houve uma crise nas bolsas asiáticas e, entre 2000 e 2003, mais ou menos, o dólar custava mais de 3 Reais, o que encarecia o preço final. Não coloquei na matéria mas a revista também tem uma tabela que mostra que o preço de alguns computadores da Apple chegavam a custar mais de 20 mil Reais!

    Concordo que, naquele tempo, as coisas tinham mais emoção: ICQ, WinZip, PicaView, Napster. Mas meu primeiro micro foi um 386, também comprado em 97, por uns 150 Reais. Ou seja: enquanto todo mundo estava se divertindo, eu estava aqui, mexendo no DOS, no Windows 3.11 e no Turbo Pascal. Deve ser esse início com a linha de comando que me fez gostar do GNU/Linux depois.

    ResponderExcluir
  5. Lembro-me de um amigo meu ter mostrado um pendrive de 256MB. Era o máximo aquele negocinho minúsculo caber tanta coisa. Meu primeiro pendrive foi mesmo um Kingston de 8GB que comprei em 2007 por R$ 99. Esse ano comprei um Cruzer Blade Mini da SanDisk de 8GB por R$ 40.
    Incrível como as coisas evoluem e como temos a certeza de que o que compramos hoje valerá bem menos muito em breve!

    ResponderExcluir