quinta-feira, 14 de abril de 2011

LMDE faz mais uma vitima!

Logo quando entrei para a equipe do Espaço Liberdade, utilizava unicamente o Ubuntu como distro Linux em meu PC, mas devido a diversos desafetos acabei por experimentar outras distros, e abandonei o Ubuntu (pelo menos por enquanto!) .



Chequei até pensar em voltar a usar o Fedora, mas logo desisti quando lembrei das complicações que essa distro tem(hoje o Cleiton me mata!), no fim acabei voltando para uma distro baseada no DEBIAN. Como deve-se ter percebido acabei optando pelo LMDE. Três motivos me levaram adotar o LMDE, foram eles:




  • Distro Rolling Release. Depois de ouvir falar sobre o "sistema" Rolling Release, fiquei com muita vontade de experimentar uma distro com esse assim, conhecer suas vantagens e desvantagens, expandindo assim meus conhecimentos Linux.



  • A Facilidade para os novatos. Os desenvolvedores do Mint se esforçam, para que a primeira experiência que um novato tenha ao chegar no Linux seja a melhor, tanto em beleza quanto em facilidade.


O LMDE, poderia ser só mais uma pequena distro, mas acredito em todo o seu potencial, por isso tomei a decisão de pelos próximos 6 meses, divulga-la através de noticias, tutorias, tweets e tudo mais que for possível, quero mostrar para muita gente existe uma outra distro sim, fácil e leve, tanto para usuários avançados como para principiantes. Se você está usando a mesma distro já faz algum tempo, convido-o a se aventurar pelo LMDE.

Seja também vitima do LMDE, basta ele entrar apenas uma vez no seu HD, que você nunca mais ira remove-lo.



Na próxima semana teremos um feriadão de quatro dias, pensando nisso preparei um post para a próxima semana , com algumas dicas práticas para quem tiver interesse em testar o LMDE, assim no feriadão você pode aproveitar e conhecer essa excelente distro. Até a próxima!

 

11 comentários:

  1. Eu tentei usar, assim que lançou. Mas meu PC é antigo demais para ele. Alias não consegui instalar nenhuma versão, tive problemas com todos os Mint 10. Nenhum deles passou da instalação.

    E, falando de Rolling Release, o Sabayon é alto nível. Construído em cima do ramo instável do Gentoo, tem repositórios próprios ("oficial", limbo e mania) bem completos e ainda pode usar os repos do Gentoo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo,

    Primeiramente muito obrigado pelo seu comentário! O seu caso é meio estranho, principalmente se considerarmos que o LMDE é derivado do Debian, mas sei que as vezes a incompatibilidade de hardware bate a nossa porta, e não há nada que possamos fazer!

    Quanto ao Sabayon, já ouvi falar dele, mas nunca tive coragem de experimenta-lo, quem sabe num futuro.

    Um forte abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Arllen, achei sua opinião excelente, não tenho o que acrescentar.

    Quanto o Sabayon, tenho aprende um pouco mais, ainda antes de experimenta-lo.

    Quanto ao Cleiton, ele já deve ter encomendado nossas cabeças ;)

    Muito obrigado pelo seu comentário!

    ResponderExcluir
  4. Depois de grandes atualizações no Sabayon, nunca dava problema.

    PORÉM, ele parece não reconhecer (pelo menos pelo tempo que usei) que a placa 173 não é a mesma coisa que uma 187 (exemplo). Atualiza e quebra, mudando de uma para outra... Essa foi a minha maior dor de cabeça no Sabayon. Pois, depois da atualização eu tinha que apertar F1 (ou F2), no carregamento do sistema e instalar a placa normal.

    Mas, essa erro era eliminado usando o Driver Vesa (ou outro compatível). O que, para mim, não era bom todo o tempo.

    E eu instalava o KDE completo e "barbarizava"... o "problema" do Sabayon é manter o sistema com as últimas versões dos programas, mesmo em estágio beta. Isso assusta, mas posso garantir que os programas são funcionais.

    Essa é minha trajetória: Ubuntu > Kubuntu > Slackware > Sabayon > Fedora (> Sabayon, em breve).

    ResponderExcluir
  5. Não experimentei este sistema, mas depois deste post, fiquei bem tentado a usar.
    Sobre o Fedora, estou testado a versão 14 tem uma semana e já utilizei mais o terminal que no Slack em 1 mês. Agora estou usando o gnome do Fedora porque o kde deu problema mais uma vez.

    ResponderExcluir
  6. Bem legal sua trajetória Eduardo, me diga como é o ciclo de novas versões do Sabayon?

    Dizem que o Sabayon é mais atualizado que o Fedora, isso é verdade?

    Agradeço novamente pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  7. Sammuel, recomendo o LMDE sim, principalmente se vc for amante de distros baseadas em DEBIAN, aposto que você ira adorar.

    Caso eu sobreviva até a semana que vem, não deixe de ler meu post com dicas para o LMDE.

    Muito obrigado pelo seu comentário!

    ResponderExcluir
  8. Não tem ciclo definido. Se tiver eu não tomei conhecimento.
    O Sabayon é completamente atualizado sempre. Algo como o Slackware, a versão muda quando eles acham que já está pronta para ser lançada. Nos FTP tem a versão de lançamento do ramo e daily's.
    E sim, o Sabayon é mais atualizado com o Fedora. Como falei, o Sabayon mantem as últimas versões. E tem uma jogada com seus repo que permite downgrade, mas não entendi muito bem.

    ResponderExcluir
  9. Muito Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  10. Sou usuário Ubuntu há cerca de dois, três anos... mas, eventualmente, "experimento" OpenSuSe, Fedora, Mint. Infelizmente, não experimentei o Debian. Ainda. De uma forma ou de outra, creio, as Distros que citei possuem muitos atratativos, principalmente para leigos e iniciantes.
    .
    Acredito, sinceramente, que essas Distros tendem, gradativamente, a crescer entre usuários Windows. E por quê? Por todos nós, usuários Linux, construímos, de certa forma, um caminho seguro para os novos usuários dos Softwares Livres. Seja usando, instalando, ensinando... ou, simplesmente, falando a respeito. Sem falar, claro, nos desenvolvedores, designers, tradutores etc.
    .
    O fato, meus amigos, é que o Software Livre ganha espaços, todos os dias, entre empresas e usuários.
    .
    Grande abraço.
    .
    Pedro Guimarães
    Recife, Pernambuco
    Linux User #484047
    ppguimaraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Agradeço muito sem Comentário Pedro, concordo com tudo que você disse. Foi se o tempo em que usar Linux era dificil, hoje em dia acho mais difícil usar o Ruindows.

    ResponderExcluir