quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fedora 15 e Gnome 3: Novas opções de personalização

Quando o Fedora 15 foi lançado com o Gnome 3, recém lançado, os usuários não encontravam muitas opções de personalização tanto nos repositórios, quanto na internet. De lá para cá muito trabalho foi feito, tanto dentro do Fedora, quanto fora, pela comunidade. Eu já postei algumas vezes sobre os avanços, mas desta vez creio que eles são realmente interessantes.


Uma das coisas que mais evoluíram foram as extensões, quando o Fedora 15 foi lançado elas simplesmente não existiam. Mas, agora, se você procurar por "gnome-shell-extensions" uma lista de tamanho considerável será apresentada. E uma das que se destacaram dessa vez é a Theme Selector. Da última vez que eu havia testado a mesma, ela trazia um seleção pré determinada de temas e não identificava temas instalados. Bom, isso agora mudou. Ela identifica os temas instalados nas pastas ~/.themes e /usr/share/themes.



Uma outra grata novidade é que os repositórios do Fedora agora trazem alguns temas para o Gnome-Shell. Se você procurar por "gnome-shell-theme" no PackageKit, ele te retornará uma pequena lista de temas que, após instalados podem ser selecionados com a ajuda da extensão Theme Selector. Isso quer dizer que, daqui para frente, teremos uma opção mais "bonitinha" para alterar o tema do GShell.


Uma outra novidade interessante é a presença dos primeiros temas GTK3, com excessão do Adwaita, é claro, nos repositórios. O primeiro é o Aldabra e o segundo é o Curvylooks. Apesar de não ter gostado de nenhum dos dois, não se pode negar que é uma bela iniciativa.


Tudo isso me leva a crer que o casamento entre a comunidade Fedora e o Gnome 3 é muito feliz, obrigado. Nunca antes eu tinha visto um lançamento do Fedora com tantas adições posteriores de pacotes nos repositórios oficiais, mas também nunca tinha visto uma novidade com a proporção do Gnome 3. Vamos aguardar quais serão as novidades que veremos ainda no Fedora 15 e quais serão as novidades guardadas para o Fedora 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário