quinta-feira, 7 de julho de 2011

Instalando Thunderbird 5 no Fedora 15

No dia 28 de Junho foi lançado a nova versão do Thunderbird. Em meio a muitas novidades, como o novo gerenciador de extensões (semelhante ao do Firefox), ser baseado no novo motor Gecko 5 (também utilizado pelo Firefox) e as 390 correções, o que mais se destacou foi a Mozilla ter substituído o Thunderbird 3 pelo 5. Issomesmo: a Mozilla Foundation pulou o número 4. Será que consultaram uma numeróloga? (Momento #BichaMá)




Mas, isso não é tão importante. O importante é que tudo isso aconteceu a mais de uma semana e o Fedora ainda não atualizou a versão presente no repositório, continua oferecendo a versão 3. Como os empacotadores não se mexem, a comunidade fez isso por eles e já existe pacotes RPM do Thunderbird tanto 32bits quanto 64bits. Para instalar:


32bits:




su -c "rpm -ivh http://kojipkgs.fedoraproject.org/packages/thunderbird/5.0/1.fc15/i686/thunderbird-5.0-1.fc15.i686.rpm"



64bits




su -c "rpm -ivh http://kojipkgs.fedoraproject.org/packages/thunderbird/5.0/1.fc15/x86_64/thunderbird-5.0-1.fc15.x86_64.rpm"



Dito isso, vamos a minha pequena análise do que vi. Peço a vocês que tenham um pouquinho de paciência se eu tratar coisas antigas como inovações, mas eu sou usuário do Evolution, não estou lá muito acostumado com o Thunderbird.


Logo quando você abre o Thunderbird 5 uma tela lhe pede o seu nome, email e a senha do mesmo. Bom, isso foi o suficiente para o programa configurar corretamente minha conta no gmail, após alguns minutos de espera. Se você é um daqueles usuários que usa Ubuntu gosta das coisas mais fáceis possíveis, você vai adorar o Thunderbird.



Que me desculpem os fãs, mas eu achei o Thunderbird muito fraquinho por padrão. Não sei se é o meu costume com o Evolution que executa várias funções dentro de um aplicativo, mas eu achei o Thunderbird um passarinho bem despenado. Ok, ok, você vai me dizer que ele pode ficar 1 milhão de vezes melhor que o Evolution quando eu instalar 2 milhões de extensões, mas eu estou falando de uma instalação padrão. ;)


E por falar de extensões, a Mozilla trouxe para o Thunderbird o novo gerenciador de extensões já presente no Firefox. Para aqueles que adoram encher tanto o navegador, quanto o leitor de emails com váááárias extensões, o novo gerenciador deixou as coisas bem mais práticas e organizadas.



O Thunderbird novo tem tudo para deslanchar e aparecer, finalmente, como um dos melhores em sua área. Apesar de ficar com a impressão que o Thunderbird sempre pega os "restos" do Firefox, eu achei asnovidades implementadas pela Mozilla bem interessantes. E agora que aparentemente a Canonical vai trocar o Evolution pelo Thunderbird, pode ser que a comunidade faça o programa deslanchar porque se depender da Canonical, fu... . Infelizmente, não achei o leitor de emails bom o suficiente para me fazer abandonar o Evolution, mas valeu a tentativa, Mozilla.


Fontes:
http://www.fedora-blog.de/2011/07/update-auf-thunderbird-5-fuer-fedora-15-im-anmarsch
http://www.mozilla.org/en-US/thunderbird/5.0/releasenotes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário