quarta-feira, 6 de julho de 2011

Malys - Um belo tema para o seu Gnome 3

Desde que o Gnome 3 chegou com o novo Gtk3 e, por conta disso, sem suporte aos antigos temas Gtk2, iniciou-se uma boa etapa de desenvolvimento de temas. Na última semana eu falei aqui do primeiro motor de temas lançado para o Gnome 3 e, bem antes, falei das primeiras possibilidades de personalização do Gnome 3. De lá pra cá, o site gnome-look.org, principal canal para temas de uma forma geral para o Gnome, adicionou áreas para temas Gtk3 e para o Gnome-Shell, mas artistas e desenvolvedores se aventuraram a desenvolver temas. Hoje nós vamos falar de um tema bem, digamos, "glamouroso" para o Gnome 3, o Malys.





[caption id="attachment_4177" align="aligncenter" width="614" caption="Visão Geral do Desktop com o tema Malys"][/caption]

[caption id="attachment_4176" align="aligncenter" width="614" caption="Janela de Atividades do Gnome-Shell com o tema Malys"][/caption]

Uma das coisas importantes no tema Malys é que o mesmo é bem completo: você poderá baixar o tema gtk3, o tema de ícones e o tema para o gnome-shell. Além disso, ele também vem com um papel de parede para você usar como padrão. O resultado final, como vocês podem ver, é um desktop com aparência bem inovadora e diferenciada.


No entanto, creio que a maior falha é a falta de organização nos pacotes do tema, o que impossibilita a instalação do mesmo via Gnome-Tweak-Tool. Você vai precisar descompactar os pacotes e enviar manualmente para as pastas ~/.themes e ~/.icons (criando as mesmas, no caso de não existirem). Vamos a prática:



Tema Gtk3 e de ícones


O tema gtk3 e o tema de ícones do Malys vem no mesmo pacote, que você pode obter nesse link. Após descompactar o arquivo baixado, você terá a pasta  malys THeme and IConS 8, e dentro dela os pacotes (malys_EXcelenT)(01).tar.bz2 e (malysRevolT)(0.1).tar.bz2. O primeiro pacote, é o tema de ícones, então a pasta que você obtiver quando descompactá-lo deve ir para ~/.icons. O segundo pacote é o tema gtk3, e a pasta obtida deve ir para a pasta ~/.themes.



Tema para o Gnome-Shell


Já o pacote com o tema para o Gnome-Shell pode ser baixado nesse link. Após descompactar o arquivo baixado, você terá a pasta [malys ][GnomeShell][01] e dentro dela o arquivo [malys ][GnomeShell][01].tar.gz. Após descompactar o arquivo .tar.gz, a pasta [malys ][GnomeShell][01] será criada. Entre na mesma e mude o nome da pasta que está dentro dela de theme para gnome-shell. Depois disso, copie a pasta original, a [malys ][GnomeShell][01] criada após descompactar o arquivo .tar.gz, para a pasta ~/.themes.


Depois dos passos acima, basta ir ao Gnome-Tweak-Tool e seguir os passos normais para as alterações nos temas.


Como vocês puderam perceber, o tema Malys é muito legal, mas falta (muita) organização por parte do desenvolvedor. De qualquer forma, o tema é muito interessante. Infelizmente, eu não me adaptei ao mesmo. Como uso o computador para diversos trabalhos, o tema Zukitwo-Dark continua sendo meu favorito.


Links:


Malys (ícones e tema gtk3): http://malys777.deviantart.com/#/d3kzcuu
Malys (tema Gnome-Shell): http://malys777.deviantart.com/#/d3hpvkp

Nenhum comentário:

Postar um comentário