quarta-feira, 6 de julho de 2011

Gnome-Tweak-Tool: Seu braço direito no Gnome 3

Quando o Gnome 3 foi lançado, e ainda hoje, a principal reclamação girava em torno da falta de opções de personalização do ambiente gráfico. E, de fato, a coisa era séria: não era possível alterar o tema GTK, o tema da janela, o tema do Shell, o tema de ícones, alterar o tamanho de fontes, enfim, o Gnome Shell era aquilo ali. Se você gostar, gostou.


Mas um colaborador dentro do próprio Projeto Gnome, chamado John Stowers, achou que aquelas opções eram importantes e deveriam estar lá (como 99% dos usuários disseram e os devs do Gnome não quiseram escutar), e criou o Gnome-Tweak-Tool. A função do programa é bem simples: permitir a configuração de tudo aquilo que o Gnome 3 deveria permitir por padrão, mas não faz.


O programa começou bem simples, trazendo de volta algumas funções básicas - as que os usuários mais sentiam falta e, por isso, reclamavam: ícones na área de trabalho, botão de minimizar e maximizar de volta as janelas, dia da semana no relógio e por aí vai.


Conforme o tempo foi passando e o trabalho foi avançando, o Tweak-Tool ganhou novas funções: já é possível alterar o tema GTK, o tema das janelas, o tema de ícones, o tema do Gnome-Shell, tema do cursor do mouse e até mesmo gerenciar as extensões instaladas (habilitar/desabilitar).


Apesar de muitos dizerem que o Gnome-Tweak-Tool faz muita coisa, mas ainda não é o ideal - o que eu até concordo, ele é a melhor opção de customização que nós temos até o momento. Sem ele, só nos restaria o terminal para "brincar" com o gsettings para alterar essas configurações. É lógico que o Gnome 3 merecia uma ferramenta para alteração de tema ao nível da presente no Gnome 2, mas não creio que nós voltaremos a ver algo daquele tipo vindo diretamente dos devs do Gnome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário