terça-feira, 15 de maio de 2012

KDE: um grande amigo

Muito se aguardou do ultimo KDE, versão 4.8.x, a pois o lançamento oficial e algumas atualizações de correções simples, podemos dizer que o KDE chegou a sua verão mas estável 4.8.3. Depois de um longo período utilizando o ultimo release, iremos descrever as impressões.

Esta versão, 4.8.3, do KDE é de longe a mais madura até o momento, depois de duas versores muito falhas, 4.6 e 4.7, eles se redimiram com o ambiente mais estável e enxuto até o momento.





 

Muitos bugs, erros serrilhados, incompatibilidades e outros, foram removidos ou reparados, tornando a experiencia muito mais rica e agradável. Um grande destaque para o navegador de arquivos Dolphin, que recebeu muitas melhorias e um efeito de organização muito agradável, e muitas palmas para o Kwin, gerenciador de janelas padrão do projeto, que está mais leve elegante e com transições muito bonitas e com o “nível de frescura ” na medida certa.

 

kde 4.8

 

Se compararmos nosso ultimo poste, sobre o KDE, com este atual, a grande diferença está relacionada com o desempenho e estabilidade. Outro quesito tocado no ultimo poste falava sobre a proposta do ambiente, que por ser mais antigo que o Gnome, não traz consigo elementos modernos de desktop, ditos como tendencia, toda via, o KDE é muito moderno e pode ser dito como referencia ao computador de mesa, pois seu concorrente Gnome, tem objetivos diferentes, que é atender netbooks, notebooks, tabletes entre outros portáteis, não que o KDE deixe de suprir pequenas telas, ou mesmo o Gnome não possa ser usado por computadores comuns, mas ambos possuem enfoques diferentes.

 



 

Finalmente o KDE está maduro o suficiente para que usuário algum possa reclamar ou colocar defeito, claro que não vai agradar a todos, mas sem qualquer configuração prévia, é muito bem utilizável, estável, bonito e moderno. Para quem nunca testou, repito a afirmação, o KDE está “muito firme moleque”, e para quem já é velho usuário vale a pena voltar a utilizar, quem já esta no ambiente, experimente atualizar.

 

3 comentários:

  1. Gosto muito do KDE, uso ele já a sete anos.

    ResponderExcluir
  2. Antonio Almeida16 maio, 2012 21:45

    Nossa desde o KDE 3.5.10 eu não sentia uma estabilidade assim, logo que atualizei vi que ele está mais rápido mesmo com todos os efeitos ativados. O Dolphin também deu uma boa melhorada.

    Eu já fui usuário do Gnome (na época do lançamento do KDE 4.0 que eu odiava pois gostava muito do 3.5) , do XFCE e do Fluxbox e recentemente voltei ao grande KDE que pra mim é de longe o DE mais completo que temos para Linux (e sistemas ixes).

    Está sendo um grande triunfo mesmo.

    Muito boa postagem Kleberson!

    ResponderExcluir
  3. kleberson ventura16 maio, 2012 22:25

    Antonio Almeida , obrigado pelo comentário, realmente o KDE é o ambiente mais completo. e agora também é o mais estável, só ta faltando voltar a ser o mais utilizado. abraço.

    ResponderExcluir