quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ubuntu 12.10, terá uma versão exclusiva com Gnome Shell

É, parece que depois de muita reclamação a Canonical resolveu, trazer o Gnome devolta ao Ubuntu. Mas calma, não pule de alegria ainda, isso não quer dizer que o Unity será deixado de lado e o Gnome voltará a ser o "desktop" padrão.



O anuncio foi feito durante o primeiro Ubuntu Developer Summit desse ano,  no qual foi citado  a criação de uma nova "derivação" do Ubuntu, assim como o Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, agora seria desenvolvida uma versão  com o Gnome Desktop padrão, isso quer dizer sai o Unity e entra o Gnome Shell.

 A "versão" ainda sem nome oficial, já estará presente na próxima versão do Ubuntu 12.10.  Alguns nomes já foram citados, como: GNOME OS, GNObuntu, Ubuntu GNOME, UbuGNOME, ou GNOME Ubuntu. O mais obvio, pelo menos para mim, seria Gubuntu, mas acho que isso não é possível, devido ao já extinto Gobuntu, uma antiga versão do Ubuntu que só continha pacotes livres. Como os nomes são muito parecidos, é provável que Gubuntu, não seja escolhido.


Além da saída do Unity, essa versão do Ubuntu com Gnome, terá algumas aplicações e características diferentes da sua distro principal, como por exemplo: Sai o LibreOffice e entra no seu lugar o Abiword e o Gnumeric, ao invez do tema padrão, é muito provável que tenhamos o Adwaita no seu lugar e quem sabe o Evolution entra no lugar do Thunderbird.


Por enquanto tudo ainda está muito crú, mas para os mais otimistas é a luz no fim do túnel, principalmente se for para dar adeus ao Unity.  Na minha opinião, a Canonical demorou muito para trazer essa opção a e seus usuários.


Quero só ver o que eles vão fazer se essa versão for mais amada que a versão Unity, já imaginou UbuGNOME  ultrapassou o Ubuntu no Distrowatchs?


 Sou um dos que abandonou o Ubuntu devido ao Unity, e não venham me dizer que bastava instalar o Gnome Shell, que não seria a mesma coisa, prova disso é tentar remover o Unity por completo sem comprometer o sistema. Hoje em dia, agradeço muito por ter saído do Ubuntu e ter experimentado outras distros, além de conhecer melhor sobre o “Universo Linux” vê que existe sim vida além do lado roxo da força, e essa vida pode ser muito melhor.


Mas e você, o que acha disso tudo?


Referência: Usemos Linux - Wikipédia

11 comentários:

  1. Besteira..
    basta ir no Software Center e pedir para instalar o gnome-shell.. simples assim. e roda perfeitamente.
    sinceramente não sei porque ficam reclamando "ahh trocaram o rythmbox pelo banshee.. o mundo vai acabar"
    além do que a canonnical tem que focar para otimizar o unity.. já que esse é o foco dela..

    ResponderExcluir
  2. Então Eduardo, não acho besteira, muito pelo contrario, acho que essa decisão foi uma das melhores, todos sabemos que é possível instalar o Gnome Shell junto do Unity, porém muitos querem a facilidade de ter o Gnome "puro" e sabemos muito bem que isso não é possível hoje, ou estou mentindo?

    Uma versão do Ubuntu com o "Gnome" tem o mesmo peso que um Ubuntu com 'KDE", é bem diferente de trocar o Rythmbox pelo Banshee. Veja que essa versão do Ubuntu será bem "capada", se fosse tudo a mesma coisa porque não vir completo?

    Essa é minha opinião! Agradeço seu comentário e visita.

    ResponderExcluir
  3. mas para isso que existe outras distros.
    se quer um Gnome puro use o fedora, quer um kde vá de Suse ou Mandriva, um cinnamon vá de mint.. todas essas distro são tão boas quanto o Ubuntu

    gastar tempo para criar novas derivações não traz muito retorno..
    Vale mais a pena cada uma focar apenas em uma UI,
    Veja o Mandriva por exemplo.. está focando só no KDE e está uma beleza..

    ResponderExcluir
  4. Boas sou Portugues e costumo visitar o espaço liberdade, e é a minha 1ª vez que intervenho.

    Só queria dizer uma coisa que me disseram quando mudei de windows para linux que foi " só não se adapta que não quer evoluir" e agora com a saída do unity custou a habituar mas não passo ser esta interface é show de bola :-).

    Acho o Gnome mais confuso mas como disse em cima eu vou habituar me a qualquer mudança em linux pois foi para isso que saí e apaixonei-me pelo Linux e ja mais vou compreender esses tipos de comentarios vindo de pessoas com muitos anos de linux.

    Apenas é o que penso mais nada ...

    ResponderExcluir
  5. SuSE com KDE?
    Têm, mas não é o padrão.
    Eu apoio o f3nix, tudo tem que mudar com o tempo, mas pra prefiro algo melhor do que mais bonito, todo mundo sabe o peso que esses softwares estão trazendo pro ubuntu.

    ResponderExcluir
  6. Não achei o Unity tão ruim, mas isto não quer dizer que pretendo adotá-lo como desktop padrão. Consideraria a notícia boa se não considerasse o Gnome3 tão chato como o Unity. Da minha parte o Xubuntu e o Kubuntu estão rápidos, fáceis, confiáveis e estáveis. Parabéns pelo excelente blog

    ResponderExcluir
  7. O unity não vai sair. Só vai ter uma versão com o Gnome separada ^ ^.
    Gosto do Unity e ele me fez largar o windows de vez, porém é bom saber que há opções para todos.
    Mas esse papo que os old-users tem com o Unity parace, ao meu ver que sou um usuário novo, mais uma resistência a se adaptar.

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu fui um dos maiores críticos do Unity, porém, isso quando do lançamento no Ubuntu 11.04. Agora, no 12.04, muita coisa melhorou, ainda está longe do ideal de manipulação, porém, melhorou e muito. Creio ser bobagem esse "ódio" do Unity e acredito plenamente que ele será extremamente aperfeiçoado, corrigido, implementado sim. É só uma questão de tempo, que aliás, lembremos que quando do lançamento do Gnome, nem tudo eram "flores" e que o mesmo sentimento de "desgosto" ocorreu quando do lançamento do KDE 4 !!! Porém, e aí? tudo resolvido, mágoas sanadas, sentimentos refeitos... e bola pra frente pessoal. Valeu e tudo de bom a todos.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post F3N1X. Minha opinião é muito parecida com a sua, no que se refere ao Unity. Eu permaneci no Ubuntu mesmo com esses problemas devido a grande compatibilidade dele com notebooks e seus drivers, nenhuma outra distro que tenha experimentado, reconheceu o note inteiro sem problemas como o Ubuntu. Mas voltando ao assunto do post, atualmente uso Ubuntu Gnome Shell Remix, que foi uma iniciativa sem vinculo com a Canonical, mas está muito bom! Eu já tinha instalado o gnome-shell por cima do Ubuntu, mas ficou cheio de pequenos bugs. Funciona sim como o pessoal disse, mas para um olhar mais atento, fica evidente os bugs, sem falar na perda de performance e a quantidade de software instalado sem uso, ocupando memória e espaço em disco desnecessários. Se a Canonical realmente fizer isso, provavelmente vai ficar melhor que o Ubt. G S Remix, digo provavelmente, pois o projeto principal sempre será o Ubuntu com Unity e isso pode fazer com que não seja dada a devida atenção a este projeto.
    Mas isso é somente a minha opinião.

    Grande abraço a todos,

    Cipolatti

    ResponderExcluir
  10. Olá Cipolatti, primeiramente gostaria de agradecer o seu comentário. Por segundo, quero dizer que compartilho com a sua opinião:

    "...Se a Canonical realmente fizer isso, provavelmente vai ficar melhor que o Ubt. G S Remix, digo provavelmente, pois o projeto principal sempre será o Ubuntu com Unity e isso pode fazer com que não seja dada a devida atenção a este projeto."

    Com a chegada desse "novo sabor" do Ubuntu, usuários como você podem ter os melhores benefícios do Gnome sem ter a chatiação do Unity. Já pra quem conseguiu sobreviver sem o Ubuntu, esse projeto pode não dar em nada.

    Um forte abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  11. Já estava na hora da canonical acordar e perceber que sua queda de posição das versões mais usadas do linux se deve a essa droga de unity. Tanto eu quanto centenas de pessoas que abandonaram o ubuntu por causa dessa interface que nunca trabalho direito, agora veem uma luz no fim do tunel. Travamentos, bugs atromentam a vida de quem usa esse unity. agora eles da canonical verão o quanto esse unity é um desastre quando essa versão com gnome shell tiver maior aceitação que o runity...rsrsr

    ResponderExcluir