quarta-feira, 16 de maio de 2012

Lançado OpenOffice 3.4


Foi lançada na última semana, obviamente sem a festa e animação de outrora, a nova versão do OpenOffice. Agora nas mãos da Apache Foundation, a suíte de escritório mais conhecida no mundo Linux e também fora dele trouxe algumas novidades. Aproveitei minha “ estadia” no Mageia 2 para baixar e dar uma olhada.




Depois do lançamento do LibreOffice e a pronta adoção do mesmo por todas as distribuições Linux, o OpenOffice ficou ainda mais abandonado do que já era, o que fez a Oracle optar por doar o código do mesmo para a Apache Foundation. A versão 3.4 está sendo lançada ainda da “encubadora” de projetos Fundação, enquanto o OO.org ainda se organiza.


Apesar da comunidade de desenvolvedores ter adotado o LibreOffice, é inegável que o nome OpenOffice ainda é mais conhecido dentro e fora do mundo Linux. Apesar disso, a forma de entrada do Apache OpenOffice no Brasil ainda é uma incognita, uma vez que o nome já é marca registrada por outra pessoa e a Sun/Oracle se utilizava do nome BrOffice, registrado por um membro brasileiro da comunidade. O problema é que, após o lançamento do LibreOffice, o BrOffice foi encerrado e os membros da comunidade ainda interessados em trabalhar na suite se uniram a TDF.


Uma novidade entre todas essas que pode animar muitos usuários é que nos próximos lançamentos deverão entrar as melhorias vindas da doação do código do Lotus Symphony por parte da IBM. A expectativa é que a IBM seja uma grande contribuidora do projeto OpenOffice na nova casa.


Com excessão desses detalhes organizacionais o desenvolvimento do OO continua bem. Além de melhorias na inicialização, as notas de lançamento destacam diversas melhorias e correções, como melhor suporte a encriptação do ODF versão 1.2, diversas melhorias no suporte a gráficos, menor tempo de inicialização, melhorias na exportação para o formato CVS, entre outros. Ao menos aqui no Mageia 2, o LibreOffice é claramente mais rápido que o OpenOffice, o que talvez reflita o trabalho da comunidade em melhorar a suíte.


Comparações com o LibreOffice daqui para frente serão inevitáveis. Tive conhecimento da primeira delas através de um artigo enviado para o Br-Linux, com clara vantagem para o OpenOffice. É possível que apareça em breve alguma outra comparação dando vantagem para o LibreOffice. O fato é que talvez a competição daqui para frente entre os dois seja algo saudável, que vai levar ambos a melhorarem cada vez mais.


Pra mim e para muitos é uma grata surpresa saber que o saudoso OpenOffice não morreu. A nova versão é bem interessante, adiciona correções importantes, apesar dele não ter sofrido tantas melhorias estruturais quanto o LibreOffice. Espero que a Apache e a IBM sejam melhores para o OO do que foram Sun e Oracle.


Notas de Lançamento: https://cwiki.apache.org/confluence/display/OOOUSERS/AOO+3.4+Release+Notes


Download (DEB e RPM): http://www.openoffice.org/download/index.html


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário