quarta-feira, 13 de junho de 2012

Testamos o preview do Mozilla Marketplace


Depois do choque que a comunidade Linux sofreu quando a Mozilla afirmou que não traria seu Marketplace para os pinguins e a posterior confirmação do suporte ao nosso querido sistema, fiquei com bastante curiosidade de testar a nova ferramenta. Descrevo aqui minhas primeiras impressões, lembrando que fiz os testes no Mageia 2.




Como Testar


Para testar o Mozilla Marketplace você vai precisar:





  • Da versão Nightly do Firefox, atualmente a 16;




  • Um sistema Linux com suporte;




  • Flash e java plugin, para os plugins que necessitem do mesmo;




Explicando a penultima exigência, a equipe da Mozilla explica na Wiki que o suporte a Linux foi adicionado apenas recentemente e eles ainda não tem informações certas sobre quais distros suportam os recursos. Pelo que testei, o Mageia 2 funciona conforme o esperado e distros como Debian, Ubuntu, openSUSE e seus derivados devem funcionar bem também. A minha única dúvida seria em relação ao recém lançado Fedora 17, por conta das suas mudanças na localização dos diretórios. Por conta disso, quem puder testar e confirmar para a Mozilla que o recurso funciona na sua distro vai auxiliar com toda a certeza no processo de desenvolvimento.


É recomendado que, no caso de você ser um usuário do Firefox, que utilize um perfil separado só para executar os testes na versão Nightly, para que os dados no seu perfil principal não sejam afetados por algum erro que possa ocorrer. Para criar um novo perfil para o Nightly, via terminal vá a pasta onde você descompactou os arquivos do mesmo e execute o seguinte comando:




./firefox -P



A opção “-P” irá iniciar o gerenciador de perfis do Firefox. Lembre-se, é claro, de mudar para o perfil padrão quando for executar a versão estável do navegador.


Para os plugins (flash, java, etc) funcionarem no Nightly, copie a pasta “ /usr/lib(ou lib64)/mozilla/plugins” para a pasta “ ~/.mozilla/seuperfil/”.



Entendendo e Conhecendo



O conceito da loja de aplicativos da Mozilla é bem interessante e, definitivamente, diferente da proposta do Chrome e da sua Web Store. Enquanto, principalmente por conta do Chrome OS, os aplicativos e extensões do Chrome ficam restritos ao navegador, os aplicativos instalados na loja do Firefox não estarão disponiveis no navegador, mas no menu da sua distro.


Você não entendeu errado, o aplicativo estará no menu, juntamente com os outros instalados através dos repositórios da sua distro. Quando você clica no botão “instalar” na página do aplicativo no marketplace, o mesmo é instalado numa pasta oculta na sua área de trabalho e o ícone (arquivo .desktop) do mesmo é instalado dentro do diretório “~/.local/share/applications”, fazendo com que o ícone apareça no menu assim que o mesmo for atualizado.



O Design



Como a ferramenta ainda está em fase de testes, o design da página ainda tem mais foco em deixar claro para o usuário que ainda não está pronta e que feedbacks são muito bem vindos do que nos aplicativos em si. Isso não chega a ser um problema, mas você vai precisar dar uns cliques a mais para ter uma lista mais completa de aplicativos numa categoria, por exemplo.


O design das páginas segue mais ou menos o padrão dos sites da Mozilla. Enquanto o formato da lista de aplicativos nas categorias poderia, obviamente, ser melhor, o design da página de download dos aplicativos em si me agradaram bastante.


Abaixo do nome do aplicativo, fica um indicativo, através de ícones, dos dispositivos (desktop, tablet ou celular/smartphone) para os quais aquele aplicativo é otimizado/focado. Isso pode significar que, futuramente, a página poderá exibir apenas aplicativos focados no dispositivo específico que está sendo utilizado para acessar o marketplace.



Os Aplicativos


Não adianta uma loja de aplicativos ter um design super legal, funcionar bem e ter um conceito legal se faltar o principal: os aplicativos.


Embora ainda não esteja aberta, o marketplace da Mozilla já conta com bons aplicativos como o YouZeek, SoundCloud, Evernote, Remember The Milk, entre outros. Os jogos ainda são aqueles mesmos joguinhos em flash que todo mundo conhece, o que não chega a ser completamente ruim.


Como todos vocês devem imaginar, a presença da aplicativos famosos, como o game Angry Birds, por exemplo, ainda vai depender das parcerias que a Mozilla irá fechar e da fatia de usuários que o nosso panda vermelho possui, que pode chamar a atenção, ou não, das companhias.



Enviando Feedback e reportando Erros


Após testar o Marketplace, você pode enviar seu feedback, com críticas, elogios e sugestões, para a Mozilla de duas formas:




Se você encontrar algum bug, você pode reportá-los nos seguintes locais:





  • Se o bug for no Marketplace em si, aqui;




  • Se o bug for instalando, iniciando ou desinstalando um aplicativo, reporte o bug aqui;




  • Se o bug for enquanto você estiver utilizando um aplicativo, reporte aqui.




Conclusão


O marketplace, por enquanto, funciona apenas na versão Nightly, a 16, do Firefox. Isso quer dizer, se não houver adiamentos (o que é bem díficil), ainda temos dois lançamentos antes dele ser lançado. Nesse período os desenvolvedores ainda tem muito trabalho a ser feito.


Uma das principais alterações que precisam ser feitas é na remoção dos aplicativos instalados. Os mesmos são instalados através do navegador, mas não podem ser removidos através do mesmo, no momento. Usuários Windows e Mac precisam utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo sistema para removerem os aplicativos e os usuários Linux precisam excluir as pastas ocultas e os ícones manualmente. Para mim é clara a necessidade de uma opção para remover esses aplicativos através do próprio navegador, já que são instalados pelo mesmo.


Os ícones para Linux não acompanham uma categoria, ou seja, eles vão aparecer na seção “ Outros” ou “Diversos” do menu, quando a sua distro tiver uma. Isso significa que, provavelmente, a maneira mais fácil de achar seus aplicativos seja utilizar as buscas do seu gerenciador de janelas, o que é uma falha dentro dos conceitos que a Mozilla parece tentar utilizar.


Apesar dos pesares, o Mozilla Marketplace é uma ideia interessante e parece ser uma ideia com foco no desktop, mas de olho nos dispositivos móveis. Como iniciativa do tipo, a quantidade e a qualidade das aplicações disponíveis irão definir o sucesso ou fracasso da ideia da empresa.


Site: https://marketplace.mozilla.org/pt-BR/


Fonte: https://wiki.mozilla.org/Marketplace/Mozillian_Preview

Nenhum comentário:

Postar um comentário