terça-feira, 24 de julho de 2012

Após Android, Microsoft começa a "atacar" Linux em servidores

Depois de uma série de "acordos" com fabricantes de dispositivos móveis que utilizam Android, como a LG, por exemplo, segundo notícia postada hoje no ZDNet, a Microsoft parece ter voltado seus olhos de abutre para outro segmento em que é um fracasso: os servidores. E resolveu fazer isso atacando diretamente o seu maior concorrente nesse segmento, que é o Linux.


De acordo com o comunicado do site oficial da Microsoft, o acordo com a Amdocs "envolve o acesso mútuo ao portfólio de patentes de ambas as empresas, incluindo uma licença no portfólio de patentes da Microsoft que cobre o uso da Amdocs de servidores baseados em Linux em seus datacenters." Como já é normal, não foi revelada qual seria essa patente licenciada.


Até onde se tem notícia, a Amdocs não vende hardware, sendo definida pela wikipédia como "provedora de softwares e serviços". É preciso ficar bem claro que, conforme dito no parágrafo anterior, diferente dos casos recentes referentes a fabricantes que usam Android em seus dispositivos móveis.


Ainda é cedo para alardes, mas essa iniciativa da Microsoft abre precedentes muito preocupantes. Não sabemos ainda, e nem podemos ter certeza, se empresas que vendem sistemas baseados em Linux, como a Red Hat, ou empresas que fornecem esse sistema gratuitamente, como a Canonical, seriam futuros alvos da empresa de Redmond. Aconselho a todos que fiquem em alerta para futuras notícias nesse sentido.


Fonte: http://www.zdnet.com/microsoft-inks-patent-deal-with-service-provider-using-linux-servers-7000001498/

Nenhum comentário:

Postar um comentário