sexta-feira, 21 de setembro de 2012

KDE não suportará o Wayland em um futuro próximo

Depois de descobrirmos que o Wayland já pode ser instalado no Ubuntu 12.10, o novo servidor gráfico ganha um balde de água fria: um dos desenvolvedores do KDE afirmou em um evento na Alemanha que o ambiente gráfico não suportará tão cedo o substituto do X.


O suporte ao Wayland foi adicionado apenas a versão 5 do Qt, o framework utilizado pelo KDE. E, de acordo com o desenvolvedor, enquanto os demais aplicativos do ambiente gráfico devem ser facilmente portados para a nova versão do Qt e, consequentemente, do servidor gráfico, o Kwin, o gerenciador de janelas do projeto, deverá dar muito mais trabalho.


Inicialmente, era planejado que o suporte inicial ao Wayland por parte do KDE chegasse em Janeiro desse ano. Depois os desenvolvedores decidiram que aguardariam a versão 1.0 do servidor gráfico e, agora que a versão estável do mesmo está chegando, o prazo foi dado como indefinido.


Parece que, infelizmente, vai demorar um tempo para ter os todos os aplicativos e ambientes gráficos do mundo Linux portados para o Wayland. Embora seja uma evolução indiscutível, o novo servidor gráfico muda um “padrão” de anos no sistema pinguim e esse tipo de mudança demora um tempo para ser concluída.


Fonte: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTE4ODg

Nenhum comentário:

Postar um comentário