segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Transformando o visual do seu Android Gingerbread no do ICS

Não é novidade que o Software Livre permite a seu usuário um poder de personalização não encontrado em nenhum software proprietário. No linux, nos deparamos com diversos ambientes gráficos que podem vir disponíveis em centenas de distros que atendem todos os gostos. Desde os usuários que querem simplesmente ligar o computador e já saírem navegando, até mesmo para aqueles que gostam de fazer tudo funcionar , compilando cada pacote. O Android, que utiliza Kernel Linux, também herdou de seu primo, a possibilidade de personalização de seu "primo", permitindo que cada usuário tenha seu smartphone ou tablet com a sua cara.Por mais incrível que possa parecer, e graças também a incompetência (ou inteligência?) da maioria dos fabricantes, a versão 2.3.x Gingerbread, lançada oficialmente em dezembro de 2010, conta com cerca de 60% de todos os aparelhos ativos com android atualmente.


Muitos como eu, feliz usuário do Samsung Galaxy S II Lite, aguardam a boa vontade das fabricantes de seus aparelhos de liberarem atualizações oficiais de versões para seus celulares. Mesmo tendo em mãos, equipamentos com hardware mais que o necessário para rodar as versões mais atuais dos Android, nós temos duas opções: ou utilizamos versões não-oficiais como o CyanogemMod, ou aguardamos a boa vontade das fabricantes liberarem versões oficiais para nossos aparelhos. Para quem, como eu, escolheu a segunda opção, tem ao menos a possibilidade de sentir o gostinho de usar a versão 4 do Android, nem que seja visualmente falando.


Para isso, será necessário a utilização de dois pequenos apps. O primeiro que vou comentar é o Holo Launcher. Após fazer o download desse app gratuito (há também uma versão paga, com mais opções) e instalá-lo, já é perceptível que alguns ícones são alterados e uma interface que lembra e muito a do ICS substitui e do Gingerbread.




[caption id="attachment_7688" align="aligncenter" width="300"] Imagem: Gizmodo[/caption]

Além da leveza e grande possibilidade de personalização, o Holo Launcher adicionou duas opções que achei bastante interessantes para quem ainda está preso ao Gingerbread. Como você já deve saber o Porque de não fazer root em seu Android, talvez sua lista/grade de apps deve estar lotada de apps e links de sua operadora que nada fazem além de poluir seu aparelho, uma vez que muito pouco (ou nunca) utilizamos todos aqueles apps. Quem é cliente da operadora TIM, sabe muito bem do que estou falando. Como você não fez o root do aparelho, não é possível desinstalar todos esses aplicativos, mas é possível ao menos despoluir seu menu. Após o Holo Launcher instalado, acesse o menu de aplicativos do Android e acesse o botão Menu do seu aparelho. Selecione a opção Ocultar Aplicativos, marque todos esse apps que você quer que sumam de sua lista, pressione salvar e seja feliz. Esse artifício não irá desinstalar nenhum aplicativo e muito menos liberar espaço de armazenamento, mas ao menos deixará mais clean seu menu, exibindo apenas os ícones que você realmente utiliza. Outra opção bastante útil é a navegação pelo menu com o aparelho no modo paisagem (horizontal), o que na minha opinião é bem mais confortável. Originalmente o Gingerbread não permite tal artifício, mas com o Holo Launcher isso é possível.


Para deixar a personalização ainda mais completa, deixando o Android 2.3.x ainda mais parecido com o 4.x, vamos agora instalar o Holo Locker, gratuito e também desenvolvido pela Mobint Software. Além de já ter o menu e interfaces do ICS, agora a tela de bloqueio também será do Android 4.



Além de ficar com a interface do ICS, agora seu Girgerbread também tem a tela de bloqueio do Android 4. São dois apps altamente personalizáveis, que dão um UP bastante interessante na interface sem ter que recorrer a processos não-oficiais e que consomem muito pouca memória RAM.


E aí? O que achou dessa personalização para seu Android?

Nenhum comentário:

Postar um comentário