quarta-feira, 3 de julho de 2013

Inesperado: Lxde considerando migrar para o Qt



Parece que depois do Unity, mais um ambiente gráfico está trocando o GTK+ pelo Qt: o Lxde. Com alguma surpresa eu li a notícia dos amigos do blog em espanhol DesdeLinux informando que toda a família de aplicativos já está portada para o novo framework.


Apesar do GTK+3 já estar no mercado há algum tempo, os desenvolvedores do Lxde mantinham seu ambiente gráfico em GTK+2. Agora que essa versão do framework está sem suporte, eles estão considerando as opções: portar o código para a nova versão, o GTK+3, ou portar para o Qt4. E no momento o framework utilizado pelo KDE parece ter atraído mais a atenção dos desenvolvedores.


Segundo o post no blog oficial, todos os principais aplicativos já tem uma versão em Qt e o ambiente gráfico já está completo, precisando apenas de “polimento” e de ferramentas gráficas para configuração. A preocupação inicial é que a nova versão consome um pouco mais de memória e processamento, mas ainda segundo os próprios desenvolvedores haveria muito pouca diferença nesse sentido se o código fosse portado para GTK+3.


Por enquanto a nova versão ainda é tratada como experimental, continuando a velha versão em GTK+2 como estável. Dependendo do retorno que a comunidade der em relação a essa versão em Qt, ela pode sim vir a se tornar oficial.


E vocês, o que acham dessa mudança?


Fontes:


http://blog.desdelinux.net/lxde-qt-primer-contacto/


http://blog.lxde.org/?p=1013

Nenhum comentário:

Postar um comentário