sábado, 6 de julho de 2013

Novo líder do Debian vai buscar mais inovação dentro do projeto


Lucas Nussbaum, novo líder do Projeto Debian, deu uma longa entrevista na última Quinta-Feira para o site Itwire. Ele falou sobre o estado atual projeto e sobre o que deseja fazer na nova posição.


Os primeiros parágrafos são bastante contundentes. Nussbaum destaca que um dos seus objetivos principais é trazer a inovação de volta para dentro do Debian, já que, segundo ele, o projeto está entrando em estado de supermercado de pacotes: os desenvolvedores vem, utilizam o projeto como base para seus remasters e inovam nessas versões. Resumidamente, a inovação ocorre dentro do universo do Debian e não dentro do Debian. É isso que ele deseja mudar.


Na página onde expôs suas ideias para ser eleito novo líder, Nussbaum destaca que a burocracia torna a inovação lenta e complicada dentro do projeto e, na base da conversa e incentivo, ele deseja melhorar esse quadro.


Um outro objetivo de Nussbaum é melhorar a imagem do Debian. Hoje ele é visto como aquela distro estável, boa para servidores e para usuários mais conservadores. No entanto, ressalta Nussbaum, o projeto tem outros produtos para serem destacados, como a versão Testing que segundo o novo líder pode ser utilizada por aqueles que gostam de softwares mais atualizados sem grandes problemas.


Outros objetivos são melhorar a colaboração entre Ubuntu e Debian e reduzir as “barreiras” que impedem os usuários de contribuírem com o projeto.


Desejo boa sorte ao novo líder e que de fato ele leve o nosso querido Debian para um patamar ainda mais alto.


Entrevista completa (em inglês): http://www.itwire.com/business-it-news/open-source/60564-new-debian-leader-seeks-more-innovation-within-project


Página do Debian com a “plataforma de campanha” de Lucas Nussbaum: http://www.debian.org/vote/2013/platforms/lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário