quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Grupo faz proposta para facilitar instalação de software não-livre no Fedora

Conforme eu já disse no Twitter, não haverá lançamento do Fedora nesse semestre, já que a versão 21 está programada apenas para Julho. Os líderes do projeto estão utilizando esse tempo para discutir os rumos da distribuição: tempo de suporte, modelo de lançamento, entre outras coisas.


Um dos muitos grupos que formam o Fedora fez uma proposta que deve interessar e muito o famoso “usuário comum”, aquele que não quer saber se o software é livre ou proprietário, só deseja utilizar: facilitar a instalação de alguns softwares não livres na distro, como o Google Chrome e o Adobe Reader.


A ideia é que os advogados da Red Hat analizem o que pode ou não ser adicionado de forma legalmente segura aos repositórios da distro e que no momento da instalação do sistema seja exibida uma opção para o usuário habilitar ou não o repositório de aplicativos não livres.


A discussão com certeza será longa, pois existe a ala conservadora do projeto que não deseja software proprietário nenhum na distro e a ala liberal que deseja que, já que vão ser adicionados alguns, que sejam adicionados todos. Não será fácil chegar a um meio termo que agrade a ambas as partes.


Se a proposta for adotada na prática, será uma das melhores coisas que acontecerão nessa nova fase do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário