segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Linux Mint: Um Ubuntu ainda mais fácil



Que o Ubuntu é uma das distros mais fáceis, completas e automatizadas que existem, isso não é novidade para ninguém! Mas como ninguém consegue agradar todo mundo, o Sistema Operacional da Canonical ainda deixa algumas pessoas insatisfeitas.







Seja devido a aparência que deixa um pouco a desejar (mas que melhorou no Karmic Koala), ou até mesmo na falta de codecs necessários para execução de alguns arquivos multimídia, o Ubuntu ainda tem algumas lacunas que as vezes incomodam determinados usuários.

Com o objetivo de trazer aos seus usuários um sistema baseado no Ubuntu só que mais apresentável, tanto visualmente quanto em questão de usabilidade, o Linux Mint acaba de ter sua versão 8 lançada que foi denominada de Helena. Essa oitava versão traz algumas melhorias em relação as versões anteriores e correções de vários bugs.

A primeira vez que dei boot no CD do Linux Mint, percebi como a aparência do sistema era bem mais trabalhada em relação ao seu "pai" Ubuntu.



Nada daquele desktop apagado com uma cor marrom de grande mal gosto, nem um papel de parede que parece que foi feito as pressas (não que isso indique qualidade, mas chama a atenção de novos usuários). O Linux Mint tem um tom "verde cor de menta" (lógico) que dá sentindo ao seu nome. Um menu totalmente remodelado e que foge dos padrões das distros com o Gnome.



O instalador utilizado no Mint é o mesmo do Ubuntu. Portanto, nenhuma dificuldade deverá ser encontrada nesse passo. Após cerca de 30 minutos o sistema estará instalado em seu PC e prontinho para uso.

Você deve estar pensando: "Então está na hora de instalar os codecs para ouvir minhas músicas!". Que nada! Diferentemente do Ubuntu, o Mint já vem com tudo pronto. É só dar dois cliques e ouvir seus .mp3 a vontade.






Observação:
Quando fiz o download do Mint, baixei a versão básica do Live CD (688MB) que não continha o idioma Pt-Br. Isso ocasionou uma certa demora na hora da instalação, já que esses benditos pacotes foram baixados antes dela ser finalizada. Aconselho que baixe a versão Universal do Live DVD(1GB) que já vem com as traduções em vários idiomas já inclusas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário