quinta-feira, 13 de março de 2014

Desenvolvedores encontram backdoor nos smartphones da linha Galaxy, da Samsung



Os desenvolvedores do Replicant, versão de código totalmente aberto do Android, encontraram e corrigiram um backdoor[1], uma brecha de segurança, presente em todos os smartphones da linha Galaxy, da Samsung, que permite alteração remota de arquivos no aparelho do usuário.


Paul Kocialkowski ensina que os aparelhos da atualidade vem com dois processadores: um para executar os aplicativos e demais demandas do sistema operacional, no caso o Android, e outro para manter comunicação com a rede da empresa de telefonia, conhecido como modem.


Segundo Kocialkowski, os sistemas que são executado no modem geralmente são de código fechado e são conhecidos por conterem diversos backdoors, alguns podem ativar o microfone do aparelho, outros o sistema de GPS.


Enquanto Kocialkowski e outros desenvolvedores trabalhavam no Replicant eles descobriram que o sistema que é executado no modem dos aparelhos da linha Samsung Galaxy tem um backdoor que permite que o modem leia, escreva e delete arquivos do usuário no aparelho, incluindo os que estão no cartão SD.


Apesar de ter corrigido a brecha que permitia esse acesso, os desenvolvedores do Replicant disseram que não podem garantir que o modem não possa tomar o controle do processador principal e com isso ter acesso aos arquivos de qualquer forma.


A Free Software Foundation, que apoia o projeto Replicant, incentiva os donos de aparelhos da linha Samsung Galaxy a entrar em contato com a Samsung para pedir explicações sobre o caso.


[1] Definição de Backdoor, segundo a Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Backdoor

Nenhum comentário:

Postar um comentário