quinta-feira, 13 de março de 2014

Google irá substituir GTK+ por toolkit próprio no Chrome

Google Chrome Unstable 35 com toolkit Aura



Parece que o mundo GTK+ contará com mais uma baixa, e dessa vez é das grandes. O desenvolvedor do Google Elliot Glaysher revelou que o navegador Chrome está testando um toolkit próprio, chamado de Aura, para substituir o atual.


Segundo Glaysher, o Aura vai resolver problemas antigos de consumo de memória e melhoria na performance de renderização GPU. Com um toolkit próprio, o Chrome passará a ter uma instância do OpenGL por janela e não uma por aba, como ocorre atualmente, o que reduziria o consumo de memória.


É claro que muita gente não gostou da novidade. Um desenvolvedor comparou a atitude do Google com a da Canonical quando trocou o Gnome 2 pelo Unity.


Outros desenvolvedores lamentaram a decisão e lembraram que os desenvolvedores do Google poderiam ter trabalhado junto com os devs do GTK3 para que as melhorias necessárias fossem adicionadas ou que eles poderiam migrar para o Qt, que também é multiplataforma e parece estar na moda atualmente.


Parece que o Google tomou sua decisão e não está muito disposto a voltar atrás. Será que com isso o Chrome conseguirá alguma vantagem sobre o Firefox, que até onde se sabe continuará com o GTK+?

Nenhum comentário:

Postar um comentário