quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mozilla adicionará suporte a DRM no Firefox



Parece que toda a briga foi em vão. Depois de se juntar a outras entidades como a EFF na briga contra a implementação do DRM como padrão da W3C, a Mozilla se vê obrigada a implementar o padrão aprovado pela entidade.

A Mozilla simplesmente não pode fazer frente aos seus adversários que eram favoráveis a ideia do DRM diretamente no HTML, no caso empresas como Google e Microsoft. Como as duas empresas citadas são as desenvolvedoras dos principais concorrentes do Firefox e vão implementar a “novidade”, a Mozilla se viu obrigada a seguir esse caminho para manter o seu navegador relevante.

A implementação utiliza um módulo (plugin) de descodificação de conteúdo - CDM, em inglês, - para implementar o DRM diretamente no HTML. Esse plugin terá de ser instalado a parte, como ocorre hoje com o flash plugin, por ser de código fechado e, por isso, não poder ser distribuído junto com o Firefox.

Os desenvolvedores vão implementar a funcionalidade no Firefox utilizando o CDM da Adobe - sim, parece que o HTML5 matou o Flash, mas a Adobe arrumou outra coisa para te deixar dependente dela - utilizando uma sandbox de código aberto, que não permitirá que o plugin acesse diretamente seu HD ou sua conexão, mas que utilize apenas o que o Firefox permitir.

Embora a expectativa da Mozilla seja que o W3C EME não vá muito longe e seja substituída pela tecnologia watermarkingalternativa defendida pela Fundação. Enquanto isso, o uso da CDM da Adobe permitirá que os usuários do Firefox utilizem sites como Netflix, Amazon Video, Hulu, entre outros.

Foi uma derrota enorme para o mundo do código aberto e para os usuários de internet de uma forma geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário