quinta-feira, 1 de maio de 2014

OpenMandriva Lx 2014.0 lançado

OpenMandriva Lx 2014.0


A comunidade do OpenMandriva anunciou hoje o lançamento do OpenMandriva Lx 2014.0, codinome Phosphorus. Entre as novidades estão o suporte ao UEFI, a atualização para o Kernel 3.13.11, o KDE 4.12.4 e a troca do MySQL pelo MariaDB.


Kernel otimizado para desktops


Uma das principais novidades da distro, e que foi largamente promovida nas versões de testes, é um Kernel configurado com a performance e a responsividade dos desktops em mente.


Alguns dos componentes responsáveis pela “tunada” no Kernel do OpenMandriva fazem parte algum tempo do pf-kernel, um fork do Kernel Linux com melhorias de performance. É o caso do BFQ, gerenciador de CPU e de performance do disco, do UKSM, para melhorar o gerenciamento de memória, e o TuxOnIce, para uma melhoria nos serviços de hibernação e suspensão. Para o LiveCD, a distro vem com a opção SQUASHFS_MULTI_DECOMPRESSOR, para o Kernel utilizar todo o poder da CPU para uma inicialização mais rápida.


Basicamente, o OpenMandriva Lx 2014.0 vem com uma customização do Kernel Linux muito próxima do que faz o pf-kernel.


A Área de Trabalho


A distro vem com o KDE 4.12.4 como ambiente gráfico padrão. Uma aposta é a utilização do Homerun, menu em tela cheia, como padrão. O Homerun Kicker, uma versão mais clássica do lançador é oferecida como opção. Para conexão, a novidade é a utilização do Plasma-nm como ferramenta padrão. A suíte de escritório padrão é o sempre presente LibreOffice.


Ainda falando de desktop, a distro conta com uma tela de boas vindas que permite acesso fácil as opções de configuração necessárias para os usuários logo na primeira inicialização após a instalação.


Mais suporte a hardware


Além do Kernel, o OpenMandriva trás melhorias em outros componentes para ampliar ou melhorar o suporte a diversos hardwares. O Xserver foi atualizado para a versão 1.15.1 e o Mesa para a 10.1.0, trazendo suporte a mais placas e com performance melhorada para as já suportadas. Para impressoas, a distro vem com o CUPS 1.7.2 e HPLIP 3.14.3.


Em relação a dispositivos móveis, o sistema acompanha a versão mais recente do kio-mtp, para melhor suporte a dispositivos MTP e a versão mais recente da libmobiledevice, com suporte até ao iOS 7.


Conclusão


Segundo o anúncio oficial, os desenvolvedores esperam que esse trabalho seja “algo do que nossos antecessores poderiam ter feito se tivessem continuado seu trabalho”. O OpenMandriva Lx 2014.0 parece honrar a história da distro.


Download versão 32Bits Download versão 64Bits

Nenhum comentário:

Postar um comentário