sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva EL

Seguindo o mesmo espírito da retrospectiva da década, farei hoje uma retrospectiva do próprio EL neste ano de 2010. Primeiramente vou falar um pouco da história do blog [que vocês podem ler aqui] o mesmo nasceu em 2009 com a união de três blogueiros: Cleiton, Ricardo e Caíque, isto em agosto de 2009, eu entrei no EL em setembro de 2009, mesma época que o F3N1X do Filhos da Web nos entrevistou. Infelizmente depois de algum tempo o Caíque teve de sair do blog, já em 2010 tivemos um novo membro no blog: André Ramos, ele também teve grande parcela de contribuição no crescimento do Blog, neste meio termo também tivemos outro membro para contribuir com o nosso blog: André Machado, que aceitou o nosso convite para fazer parte do EL, perto do fim deste ano André Ramos também teve de sair do blog, mas como gostamos de fazer com as pessoas que ajudam o blog, e que também se tornam nossos amigos deixamos a porta aberta, e por esta porta o nosso amigo F3N1X(:P) do nosso blog parceiro Filhos da Web começou a fazer parte da equipe EL, ajudando-nos fortalecer o Espaço Liberdade no cenário nacional em 2011.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Chrome Web Store no Chromium


Em meio a notícias sobre o lançamento do Chrome OS e de outros “feitos” do Google, a notícia da Web Store criada para o sistema recém criado acabou passando sem praticamente ser notada. Um fato importante também acabou passando despercebido: a Web Store também pode ser utilizada com o Google Chrome, inclusive com a versão código aberto, o Chromium.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2000 - 2010: relembre os principais fatos da década

Em 31 de Dezembro, comemoramos não apenas o final de um ano mas, também, de uma década inteira. Pode ser difícil de acreditar, mas enquanto você estava em frente ao computador, já se passaram 10 anos!

De 2000 a 2010, muita coisa mudou

Nesta década, muitos conceitos foram quebrados e a Web foi a grande estrela. Se ainda não tivemos o ano do Linux no desktop, ao menos tivemos um aumento significativo da presença do software livre ou de código aberto: no início dos anos 2000, por exemplo, o Internet Explorer era sinônimo de navegador de internet; hoje, dez anos depois, este navegador detém menos da metade da participação de mercado e os usuários usam várias alternativas, como Firefox e Chrome, a maioria delas baseadas em ou totalmente código aberto.

Procuramos, aqui, reunir os eventos mais importantes do cenário de TI na última década, com uma ênfase especial - mas não exclusiva - no GNU/Linux e no software livre. Sabemos que essa lista - que tem como fontes principalmente a Wikipedia e o BR-Linux - está mais do que incompleta e, por isso, pedimos sua ajuda para refrescar nossa memória nos comentários.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Atualizando o Orkut pelo celular

Mesmo havendo uma constante migração dos usuários do Orkut para o concorrente Facebook, sua utilização aqui pelo Brasil ainda é dominadora. A rede social do Google conta com cerca de 24 milhões de usuários no Brasil, que representam mais da metade das contas ativas no site.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Ailurus, seu ajuste fino no Ubuntu e Fedora.

[caption id="" align="alignleft" width="128" caption="Ailurus"]Logo Ailurus[/caption]

 

Quem já usa Linux há algum tempo, já deve conhecer o Ubuntu Tweak, uma excelente ferramenta capaz de realizar inúmeros ajustes finos no sistema de maneira bem simples. No post de hoje irei falar um pouco do Ailurus, uma ferramenta semelhante ao Ubuntu Tweak, que está disponível tanto para o Ubuntu quanto para o Fedora.

 

 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Trazendo Tron para a nossa vida

Domingo passado fui assistir Tron em 3D, criei uma grande espectativa para o filme, já que tinha lido a crítica do filme e como algumas cenas haviam sido feitas, inclusive o maravilhoso trabalho de computação gráfica do filme (só não gostei que mal teve efeito em 3D).

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Conectar Modem MF645 (VIVO 3G) com o Wvdial

Esse é um artigo que eu estava preparando há muito tempo. O problema era que eu NUNCA havia conseguido me conectar com a ajuda do Wvdial utilizando meu modem MF645 (VIVO 3G). Isso foi até eu descobrir o wvdialconf.


Quem quiser me chamar de nerd pode me chamar, mas, apesar de todas as ferramentas gráficas de boa qualidade que existem hoje no Linux, eu continuo achando que não existe absolutamente nada melhor do que você aprender a se virar no bom e velho modo texto. Até hoje eu só utilizo o Yum para fazer minhas atualizações e prefiro o wvdial para realizar minhas conexões.


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Testamos o GNU/Hurd... ou quase isso

Como todos sabem (ou não), o GNU/Hurd é o kernel do sistema operacional 100% livre do projeto GNU cujo desenvolvimento começou em 1990 e não foi concluído até hoje. A principal razão para o atraso é que, durante o ciclo de desenvolvimento, surgiu um finlandês chamado Linus Torvalds que criou um kernel chamado Linux o qual podia rodar os utilitários GNU e o Hurd foi sendo deixado pra escanteio. Neste post, vamos ver como ele é... ou quase isso.

Censura: Parlamento da Venezuela aprova lei que regula a internet no país

A Assembleia Nacional da Venezuela, com ampla maioria governista, aprovou nesta segunda-feira (20) uma reforma legal que responsabiliza os provedores de internet pelo conteúdo das mensagens transmitidas, o que a oposição classificou de “censura”.

A medida amplia aos meios eletrônicos a regulação que já se aplica hoje ao rádio e à televisão.

O artigo 28 da matéria estabelece que “os provedores de meios eletrônicos serão responsáveis pela informação e conteúdos proibidos a que se refere” a lei. Alguns destes “conteúdos proibidos” são as mensagens que “incitem ou promovam o ódio e a intolerância, alterem a ordem pública e não reconheçam as autoridades legitimamente constituídas”.

A reforma também destaca que “os provedores de meios eletrônicos deverão estabelecer mecanismos que permitam restringir, sem atrasos, a transmissão de mensagens” que violem as proibições descritas na lei, quando forem solicitados pela Comissão Nacional de Telecomunicações.

O texto estabelece multas que vão de 50 a 200 unidades territoriais aos responsáveis pelos meios eletrônicos que violem a lei.

Fonte: G1

Como configurar a tecla "Windows" para abrir o menu Aplicativos no Ubuntu

Sabemos que, desde 1995, os teclados padrão de computador possuem a tecla com o logotipo do Windows. A principal função desta tecla é abrir o menu Iniciar daquele sistema. No Linux, na maioria das vezes, ela fica sem função. Neste post, vamos aprender a emular a funcionalidade do sistema proprietário, mandando a tecla abrir o menu Aplicativos, do Gnome, no Ubuntu e em outras distros.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

E o LMDE conquistou um espaço no meu HD

Eu comecei os meus testes com o Linux Mint Debian Edition, ou carinhosamente LMDE, há algumas semanas. Não escondo de ninguém minha preferência pelo Fedora, mas meu amor pelo Debian é um caso antigo. As pessoas falavam muito bem do Mint, mas a base Ubuntu não me animava a testá-lo, mas quando saiu essa versão baseada no Debian Testing foi minha oportunidade.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Debian Squeeze será lançado com Kernel totalmente Livre

Ontem durante todo o dia foi debatida no Identi.ca uma notícia que encheu alguns de alegria e outros de medo. Os desenvolvedores do Debian anunciaram que, finalmente, conseguiram compilar um Kernel sem firmwares proprietários e que esse mesmo Kernel será o padrão na sua próxima versão, denominada Squeeze.


Muitos usuários comemoravam a conquista dos devs e alguns ficaram com certo receio da versão Squeeze do Debian ser simplesmente um desastre por conta dessa decisão.


Segundo a nota enviada através da lista de discussão, a equipe de desenvolvimento do Debian tentava alcançar esse feito desde a versão 4.0 (Etch), passando pela 5.0 (Lenny), mas finalmente conseguiu agora, para a versão 6.0. Com a ajuda dos desenvolvedores de código livre, a equipe finalmente conseguiu criar um Kernel totalmente opensource sem comprometer o reconhecimento de harware.


Resta saber se a parte do "sem comprometer o reconhecimento de hardware" é verdade.


Fonte: http://lists.debian.org/debian-news/2010/msg00029.html


 

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lucrando com software livre: o dilema dos desenvolvedores e das empresas

Não quero que me batam, afinal, o assunto é sério. Eu, talvez você também que lê esse post, todos somos entusiastas do software livre. Mas não dá pra negar que ninguém vive de luz do sol. Os desenvolvedores que disponibilizam os programas que nós utilizamos no desktop, no servidor e até no celular também tem famílias e precisam de grana para sobreviver. Quando falamos em empresas então, o assunto fica ainda mais sério.


Ao longo dos últimos anos nos vimos nascer e morrer diversas distros e softwares, nacionais e internacionais. A grande maioria era desenvolvida por voluntários que não ganhavam absolutamente nada com o desenvolvimento e que acabaram ocupando seus tempos com alguma tarefa talvez menos gratificante mas, com certeza, mais lucrativa.


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ubuntu Sources List Generator: maneira fácil e online de criar seu sources.list

Os usuários mais avançados devem saber que o arquivo /etc/apt/sources.list mantém uma lista de servidores dos quais o apt-get, gerenciador de pacotes do Ubuntu, do Debian e de seus derivados, pode baixar e atualizar os pacotes do sistema. Modificar este arquivo não é uma tarefa difícil, mas pode não ser algo trivial para usuários iniciantes.

Embora o Ubuntu, por padrão, venha com um conjunto adequado de servidores, às vezes pode ser útil adicionar algum que contenha algum programa proprietário específico. Para facilitar esta tarefa, existe o Ubuntu Sources List Generator, um site que gera o famigerado sources.list para você de maneira fácil, rápida e transparente.

Utilizá-lo não poderia ser algo mais simples: apenas escolha o país (Brazil), a versão do seu Ubuntu (estão disponíveis desde a 8.04 até a 11.04) e marque os repositórios que deseja adicionar. Ao final da página, surgirão repositórios de vários programas que podem ser adicionados com a marcação de uma única caixa de seleção. Ao terminar, clique no botão Generate List e cole o conteúdo da primeira caixa de texto em seu arquivos sources.list. Se necessário, após isso, rode os comandos da segunda caixa, referentes às chaves GPG, necessárias para autenticar os pacotes.

O site também tem versão para Debian.

bnep: rede TCP/IP sobre Bluetooth

O Bluetooth é um protocolo de comunicação sem fio presente em praticamente todos os dispositivos portáteis de nosso dia-a-dia, de celulares a notebooks. Um "problema", porém, é que ele não implementa a pilha TCP/IP e, portanto, você não pode utilizá-lo para navegar na Internet ou para fazer uma rede entre dois micros. Até, é claro, alguém descobrir como fazer isso.

Desafio: qual micro antigo tem o boot mais rápido?

No dia 9, sem nada para fazer, resolvi postar um vídeo no Youtube mostrando meu humilde computador iniciando o Ubuntu 10.04 LTS:

 

O computador foi adquirido em meados de 2003 e deve ter sido fabricado no final de 2002. Excluindo-se a remoção da splash screen, que travava o processo de boot esporadicamente, nenhuma outra modificação foi feita no sistema.

E, agora, o desafio é pra você: você consegue fazer um boot mais rápido em um computador similar? As regras são simples: o computador deve ter um processador de um único núcleo e ter sido fabricado até 2006. Você deverá filmar e publicar o boot do Ubuntu 10.04 ou 10.10 instalado no HD deste computador. A presença da splash screen é opcional. O cronômetro será disparado após a tela do POST ou após a tela do GRUB e será parado quando a interface gráfica tiver sido totalmente carregada. Caso você faça alguma modificação, como desabilitar serviços carregados no boot, deverá filmar dois vídeos, um com o sistema normal e outro com as modificações, a menos que a diferença de tempo não seja significativa. Você deverá especificar, no vídeo ou em sua descrição, o modelo e a velocidade do processador, quanto de memória o micro tem instalado, o barramento da memória (se disponível), a capacidade do HD e o modelo da placa-mãe e da placa de vídeo, se você quiser.

O concurso não tem data pra acabar e o vencedor ganha o mesmo que a Luzia encontrou atrás da porta :D . Nosso objetivo é se divertir e ver até onde vai nossa nerdice e nosso saudosismo. Quem sabe, mais tarde, possamos fazer um campeonato entre as distros?

operating-system.org - parada obrigatória para quem quer saber mais sobre sistemas operacionais

Se você sempre nutriu uma curiosidade mórbida sobre sistemas operacionais - ou precisa de informações para a cadeira da faculdade - este site é pra você! Dando uma voltinha na Internet, encontrei o www.operating-system.org, que reúne artigos, reviews, downloads  e screenshots de vários sistemas operacionais, dos mais variados tipos e famílias, novos e antigos. Vale a pena dar uma olhada.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Compras Coletivas: Um novo Conceito da Web

Com a ascensão astronômica que a internet teve nessa última década, cada vez mais o mundo estava interligado virtualmente. Comprar desde uma coleira para seu cachorrinho esquecido no quintal até aquele carro dos sonhos sem sair de casa, já pode ser realidade a um bom tempo graças a Web. As lojas virtuais são uma explosão em todo o mundo e facilitam a vida de todo mundo. Sério mesmo, o cara que colocou essa bagaça toda no ar pela primeira vez, deveria ser santificado! =P

domingo, 12 de dezembro de 2010

Google Energy, chega ao Brasil.

Em Janeiro desse ano(2010), nosso amigo o Thulio Phelipe escreveu um artigo aqui no Espaço Liberdade,  falando sobre o Google Energy.  Menos de um ano depois, aqui estou para dizer que o Google Energy já chegou ao Brasil.

[caption id="" align="aligncenter" width="525" caption="Logo Google Energy"]Logo Google Energy[/caption]

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Inclusão digital para deficientes visuais

É inegável hoje em dia que a tecnologia é mais que essencial para que vivamos bem, todos necessitam dela (até os Haroldos da vida), muito se fala de inclusão para as camadas mais carentes da população, um exemplo é o Plano Nacional de Banda Larga (no qual falei neste post aqui).


Pouco se fala, porém, em alternativas para as pessoas com necessidade especial que precisam não apenas se adaptar a tecnologia, mas também que a tecnologia se adapte a eles, neste post vou falar um pouco das alternativas para os Deficientes visuais, desde celulares adaptados até como adaptar o Linux para as suas necessidades.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fim do Ciclo para o Fedora 12

Respeitando o ciclo de desenvolvimento do Fedora, a versão 12 foi descontinuada exatamente um mês após o lançamento de sua substituta, a versão 14, ou seja, no dia 02/12, última Quinta Feira. O suporte continua para o Fedora 13 até um mês após o lançamento do Fedora 15, também de acordo com as regras de desenvolvimento do Fedora.


Isso significa que o Fedora 12 não receberá mais atualizações de segurança, o que torna o upgrade para a versão 14 algo altamente recomendado. Para saber como fazer upgrade, leia: http://fedoraproject.org/wiki/DistributionUpgrades


Fonte: http://lists.fedoraproject.org/pipermail/devel-announce/2010-December/000731.html

Unity no Fedora?! Estão tentando...

Ok, o título já diz muita coisa, para não dizer que já fala tudo. Todos sabem que os devs do Fedora adoram as decisões estranhas e improváveis, mas nem o mais imaginativo dos usuários Fedora poderiam imaginar que o Fedora - e, assim, a Red Hat - estaria avaliando a possibilidade de empacotar o Unity da Canonical e adicioná-lo aos repositórios oficiais.


Oficialmente, ainda é uma tentativa. Segundo o relato do autor da "pérola", existe uma grande pilha de dependências e, por enquanto, é apenas uma tentativa. O principal problema é que o Unity precisa de pacotes em versões que ainda não estão nos repos do Fedora 15 (versão ainda em desenvolvimento) e o nosso amiguinho ainda precisa da aprovação dos líderes do projeto para adicionar esses pacotes necessários ao repositório.


A explicação, ainda segundo o autor, é que seria interessante para os usuários Fedora ter o Unity e o Gnome Shell para poder fazer uma comparação entre os dois, sem precisar fazer um dual boot com o Ubuntu. Ele classifica o Unity como um "projeto interessante", e que essa medida poderia incentivar os devs do projeto a ter uma base maior de usuários testando, reportando bugs e mais devs desenvolvendo, isso tudo dentro e fora do Ubuntu. Ele quer dizer, mais ou menos, que a ideia é tirar o Unity do quintal da Canonical para torná-lo um projeto mais global, disponível para todas as distribuições.


Ok, agora chega de informações e vamos a minha opinião. Preciso confessar que nunca iria esperar uma ideia dessa vinda da equipe do Fedora. Os caras são muito conhecidos por não se importarem muito com o que as outras distros fazem ou deixam de fazer, mas parece que a decisão da Canonical em usar o Unity atingiu até mesmo os devs do Fedora. Creio que eles estão muito mais curiosos em descobrir o que tem de tão interessante no Unity para a Canonical ter abandonado um projeto global como o GNOME e ter partido para uma ideia louca dessas, do que interessados em contribuir com o projeto e todo blábláblá descrito no blog.


Mais uma vez, não vamos morrer de véspera. O cara tá tentando convencer os líderes do Fedora a aceitarem as dependências do Unity, mas eu dúvido que eles vão querer adotar versões betas e alphas de pacotes que eles tem em versão estável no repositório. De qualquer maneira, foi aberta a possibilidade. Se o Unity for parar realmente nos repositórios do Fedora, até eu faço um teste só para trollar dar minha opinão sobre a interface.


Fonte: http://www.happyassassin.net/2010/12/03/unity-on-fedora-possibly/

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Google Wave vira Apache Wave

A Apache Software Foundation assumirá o projeto Wave, lançado no ano passado pelo Google, que decidiu desativar o serviço até o final de 2010.

Fundador do WikiLeaks é preso em Londres



A polícia metropolitana de Londres comunicou nesta terça-feira, 07, a prisão do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, na capital Inglesa.

Assange foi preso com base em uma ordem de prisão emitida na Suécia, onde ele é suspeito de estupro.

Richard Stallman procura pessoas para organizar celebração de Grav-Mass. Quem se candidata?

No dia 25 de Dezembro, muitas pessoas celebram o Natal. Richard Stallman, fundador e presidente da Free Software Foundation e pai do projeto GNU, no entanto, utiliza a data para celebrar o Grav-Mass e, agora, ele quer organizar uma celebração em Nova York. Mas o que é Grav-Mass?

Dating Ariane, simulador livre e on line de namoro

Se você está se sentindo sozinho e quer uma companhia, mas não consegue achar seu par ideal e só fica na frente do PC o tempo todo, seus problemas acabaram! Conheça Dating Ariane, um simulador livre e on line de namoro.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Lançada Revista Espírito Livre #020

Chegando aos seus 20 meses de existência, a Revista Espírito Livre traz como matéria de sua vigésima capa um tema polêmico, contraditório e bastante comentado em todos os cantos da Internet: A pirataria.


domingo, 5 de dezembro de 2010

Conheça o Synapse, uma nova alternativa ao GnomeDo.

No post de hoje vou apresentar uma nova aplicação, que vem como alternativa ao GnomeDo, seu nome Synapse.

[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="Synapse, uma nova alternativa ao GnomeDo."]Synapse, uma nova alternativa ao GnomeDo.[/caption]

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Floating Smartphone, fazendo o seu celular flutuar

Outro conceito da Yanko Design criado por In-oh Yoo and Sun-woong Oh e Metatrend Institute, me chamou a atenção nesta semana, ele se chama Floating Smartphone [Smartphone Flutuante em tradução livre], ele é feito de tal forma que o celular ao ser colocado no suporte ele carrega flutuando.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

NASA descobre bactéria formada por arsênio

Após a grande expectativa gerada após a convocação de uma coletiva de imprensa pela Nasa, na qual cogitou-se que a agência espacial norte americana poderia, finalmente, anunciar a descoberta de vida extraterrestre, a mesma veio a público revelar a descoberta de uma bactéria que utiliza arsênio como substituto do fósforo em sua composição.

Phonon VLC 0.3 - Estável

Post Original: Phonon VLC 0.3 - Rock Solid
Link: http://apachelog.wordpress.com/2010/11/30/phonon-vlc-0-3-rock-solid/
Autor Original: apachelogger


Há algum tempo atrás um projeto começou para combinar a beleza e a funcionalidade do Phonon com a beleza e a funcionalidade do VLC para alcançar a paz mundial através da dominação do mundo.


Hoje, o extraordinário time do Phonon-VLC lançou  a versão 0.3 do seu backend para o Phonon. Marcando outra conquista no caminho para um verdadeiro backend cross plataform para o Phonon.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Musicuo: Parecido com o Grooveshark, só que em HTML5

Artigo Original: Musicuo: Como un Grooveshark, pero en HTML5
Autor: Sérgio Andrés
Link original: http://www.puntogeek.com/2010/11/30/musicuo-como-un-grooveshark-pero-en-html5/

Escutar música online é cada vez um hábito mais comum. Pouco a pouco, muitos usuários começam a liberar espaços em seu disco rígido para utilizar os diversos serviços de streaming que existem hoje em dia, seja Spotify, Grooveshark, ou, por que não, YouTube.

Porém agora também temos o Musicuo, uma alternativa gratuíta, muito similar ao Groovershar, porém com uma característica bastante interessante: Não é feito em Flash, não utiliza o plugin da Adobe, se baseando em HTML5 para gerar sua interface e nos brindar assim com um serviço de streaming diferente dos demais.

Gnome-Shell 2.91 - Nós Testamos

No último final de semana eu resolvi testar a versão em desenvolvimento do Gnome Shell, a versão que provavelmente virá no Fedora 15 e em muitas outras distros. Não falarei aqui como compilar, para isso siga para o link (é muito fácil): http://live.gnome.org/GnomeShell#building


Fedora 15: Aberto o envio de Papéis de Parede

Artigo Original: Fedora 15 - Wallpaper Submission Open
Autor: Martín
Link: http://mso-chronicles.blogspot.com/2010/11/fedora-15-wallpaper-submissions-open.html

terça-feira, 30 de novembro de 2010

BOMBA! NASA poderá anunciar vida extraterreste quinta-feira!

A NASA anunciou que na próxima quinta-feira, dia 2, organiza uma conferência de imprensa sobre "Astrobiologia", para discutir "uma descoberta que terá um enorme impacto na procura de vida extraterrestre".

Conflito de gerações

Haroldo tirou o papel do bolso, conferiu a anotação e perguntou à balconista:
- Moça, vocês têm pen drive?
- Temos, sim.
- O que é pen drive? Pode me esclarecer? Meu filho me pediu para comprar um.

Review do ZTE X990, o smartphone para as massas

Minha mais nova aquisição tecnológica foi um smartphone ZTE X990. Neste post, vou contar a minha história que me levou a ele e fazer um breve review do mesmo.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mozilla Thunderbird 3.3 Alpha lançado

Mesmo eu achando coisa do passado, os leitores de e-mail ainda são bastante utilizados e fazem muito sucesso entre aquelas pessoas que têm dez ou mais contas e correio eletrônico (só não me perguntem para que tantas!). Verificar todas essas caixas de entrada poderia ser um trabalho árduo e desanimador, caso eles não existissem.

domingo, 28 de novembro de 2010

Guake, seu novo terminal!

Uma das ferramentas que esta conosco todos os dias  é o terminal!  Mesmo que você não goste muito de usa-lo, e importante ter ele sempre por perto. Pensando nisso, resolvi escrever o post de hoje sobre o Guake terminal.

[caption id="" align="aligncenter" width="411" caption="Guake um novo estilo de Terminal."]Guake[/caption]

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

2 Conceitos: Um print screen literalmente falando e o P-ISM (A caneta PC)

Andando pelos sites de novidades da vida e recebendo alguns Newslaters via e-mail me deparei com dois conceitos que achei bastante interessantes, o primeiro é criado pela Yanko Design e se chama Document Extractor, este conceito criado por Byeong Min Choe, faz o seu Print Screen seja utilizado na forma literal.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Como fazer parte do Projeto Fedora

Houve um tempo no Brasil em que a moda era ter sua própria distro Linux. Instalou um pacote a mais? Crie uma distro. Pintou o papel de parede de dourado? Crie uma distro. Traduziu para o português? Crie uma distro. Enfim, tudo era motivo. Logicamente esses eram trabalhos de "desenvolvedores" solitários, que frequentemente encontravam coisas melhores para fazer e abandonavam a distro.


Após o surgimento de distribuições criadas por empresas, mas com uma grande abertura para que a comunidade de código livre fizesse parte, esse cenário vem mudando. Os jovens desenvolvedores e não-desenvolvedores perceberam que poderiam fazer mais e melhor se somassem os seus trabalhos aos trabalhos de outros desenvolvedores pelo mundo, todos ao redor de um mesmo objetivo. É a maneira que projetos como Ubuntu e Fedora, só para citar dois gigantes, encontraram de fazer de suas distros algo ainda mais comunitário. Mas eu estou aqui para falar do Fedora.


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Exclusivo: testamos o Oracle Solaris 11 Express

Conforme foi noticiado pelo Guia do Hardware em 16 de Novembro, a Oracle finalmente lançou a primeira versão do famigerado Solaris 11 Express, que veio para substituir o defunto OpenSolaris, criado pela empresa adquirida pela turma de Larry Ellison. Como não poderia deixar de ser, nós, do Espaço Liberdade, testamos o novo sistema com exclusividade e vamos mostrar os pontos positivos e negativos do mesmo. Uma das polêmicas envolvendo o sistema é a decisão da Oracle de acabar com o OpenSolaris e substituí-lo com o Solaris 11 Express, que possui uma licença de uso mais restritiva. Como ele se compara ao GNU/Linux? Como é sua compatibilidade? Será que ele está pronto para entrar no computador dos usuários finais?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MacUbuntu: Transforme seu Ubuntu em um MacOS

Diria que praticamente todo designer ou amante de tecnologia tem o sonho de possuir um Mac para poder brincar um pouquinho naquele sistema quase impecável, ao menos visualmente.

domingo, 21 de novembro de 2010

Afinal, qual o serviço de DNS mais rápido?

Depois de ler o post do André Machado, sobre o lançamento do Norton DNS, resolvi escrever um outro post, falando  sobre dns.

Serviços oferecendo DNS alternativos, existem aos montes: GoogleDNS, OpenDNS, DynDns, ... No meio de tantos nomes, qual serviço de DNS é o mais rápido?


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dica de Download: TimeVault, recuperador de arquivos



Você já deve ter procurado por um programa semelhante ao "Ponto de Restauração" do Windows ou o "Time Machine" do Mac no Linux, ok? Já fez coisa que não gostou ou apagou arquivos por engano e quer voltar atrás? Lhe apresento o TimeVault. Esse programa para ambiente GNOME ainda em fase beta tem como objetivo criar pontos de restauração para que caso você necessite, leve o sue computador ao estado anterior a uma ação que você julga mal-sucedida.




quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Wayland e o Fedora: Verdades, Mitos e tudo mais

Nas últimas semanas um novo nome entrou para o dicionário dos usuários Linux: Wayland. O projeto não é assim tão novo e tem como objetivo criar um servidor gráfico melhorado, construído com o que eles chamam de código melhor, reescrito do zero, sem as limitações e imperfeições do X.org. O ditador dono da Canonical, Mark Shuttleworth, anunciou há algumas semanas que o Ubuntu deverá migrar para o novo servidor. E o resto vocês já souberam ou imaginam.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Urban Terror HD deixará de ser open source

Há dois anos foi lançado Urban Terror 4.1, um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido sob a licença GPL e que usava o motor ioquake3, que se originou inicialmente como um mod do lendário Quake3.

Muito trabalho foi realizado na versão seguinte, Urban Terror 4.2, com melhorias significativas em temas como os mapas e novas capacidades visuais e, também, um novo renderizador de gráficos.

No entanto, os desenvolvedores de Urban Terror tomaram, recentemente, uma decisão que foi uma surpresa para todos os seguidores deste jogo: Urban Terror deixará de ser distribuído como um jogo opensource, sob a licença GPL.

Symantec lança Norton DNS

Seguindo a tendência mundial de oferecer servidores DNS alternativos aos padrões das operadoras de banda larga, a Symantec lançou seu serviço Norton DNS, como parte de sua iniciativa Norton Everywhere. O serviço é similar àqueles já oferecidos pelo OpenDNS e pela Google, com o adicional de que, assim como o primeiro, oferece proteção contra sites maliciosos.

Como era de se esperar, o site oferece programas que fazem a configuração automaticamente para sistemas Windows e Mac OS X; Se você usa Linux ou não quer baixar os programas ou, ainda, deseja fazer a configuração em seu roteador, deverá alterar os endereços DNS manualmente para 198.153.192.1 e 198.153.194.1.

Nota: se o serviço tiver a mesma "qualidade" do antivírus de mesmo nome, uma página como a do Stallman deverá carregar em 10 minutos... :D

O que está acontecendo com as empresas de hospedagem nacionais?

2010 será o ano que ficará marcado no cenário de TI pelas tragédias ocorridas no mercado nacional de hospedagem de sites. Em Setembro, presenciamos duas tragédias consecutivas envolvendo o migre.me, maior encurtador de URLs do Brasil e a Locaweb; Agora, o Guia do PC, um dos maiores portais sobre tecnologia de nosso país, junta-se ao inglório hal da fama dos sites que foram vítimas das empresas de hospedagem nacionais.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Crie plantas com o Sweet Home 3D

Sempre que via aquelas plantas 3D de onde trabalho, ficava imaginando o trabalhão que o Arquiteto que fez aquilo deve ter tido. Um conhecimento em AutoCAD deveria ser essencial para que conseguisse sair algo que parecesse com uma casa. Achava que nunca um mero mortal como eu conseguiria fazer algo naquele estilo. É... ao conhecer um programa, percebi que estava bastante  enganado.

domingo, 14 de novembro de 2010

Controle seu player favorito pelo celular.

Boa parte do meu tempo passo na frente do meu computador, por esse motivo tento integrar a ele todas as minhas necessidades, consigo passar até mesmo meses sem ligar a Tv.

A ideia pode pode parecer um pouco incomoda, já que para assistir filmes ou escutar músicas pelo pc, estamos presos ao teclado e ao mouse para controlar o player. Mas, como aqui nós gostamos de falar de liberdade, no artigo de hoje irei apresentarei uma ferramenta, que mudará a maneira com que você interagi com o seu player(de música ou vídeo). Você será capaz de controla-lo , através do seu celular!

[caption id="" align="aligncenter" width="400" caption="Remuco controlando o player Banshee"]Track your favorite player by phone[/caption]

Remuco, esse é o cara!


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Controlando o PC usando o Kinect

Claro que pelo que sabemos o Kinect em si no faz você controlar o seu Pc, mas um hacker conseguiu quebrar o código-fonte do Kinect, e com isto criou um programa capaz de controlar o Pc deste modo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

[OPINIÃO] Ubuntu deverá substituir ambiente X11

Depois de anunciar que não usará o Gnome Shell e tampouco qualquer versão do Gnome na próxima versão do sistema operacional - 11.04 Natty Narwhal, com previsão de lançamento para abril do ano que vem  - a Canonical anunciou que poderá não usar mais o X11, conhecido como X Window System e também como X.org. O Wayland seria a alternativa.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Direitos Autorais, o problema da web

É muito difícil você encontrar hoje um blogueiro ou dono de um site qualquer que não tenha sofrido, ao menos uma vez, com esse famoso problema: violação de direitos autorais. Conforme a rede vai crescendo, cada vez mais pessoas vão se conectando, um número maior delas cria um blog e uma boa parte não tem um pingo de criatividade para escrever. É aí que começa o problema. Ao invés de criar conteúdo, muitos investem seu tempo em verdadeiras caçadas por boas postagens já publicadas.


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Criadores do Netscape lançam navegador para a era Facebook

Dezesseis anos depois que o Netscape surgiu como o primeiro browser comercial e doze anos depois que a empresa foi vendida para a AOL ao perder a chamada guerra dos navegadores para a Microsoft, a RockMelt, uma empresa fundada e financiada por um grupo de ex-funcionários da Netscape, lançou um novo navegador para a web.

O lado sombrio das redes sociais e a liberdade de informação

Twitter, Facebook, Orkut. Hoje em dia, redes sociais são praticamente uma extensão de nossas vidas. Assim como ocorreu com o celular na década de noventa, se há alguns anos elas não existiam, hoje é praticamente impossível viver sem elas. No entanto, saiba que as redes sociais escondem um lado sombrio que muitas pessoas preferem fingir que não existe.

Mitos e verdades sobre GNU/Linux

Essa é uma lista de mitos e verdades sobre GNU/Linux que eu publiquei em meu outro site. Hoje, o post original está perdido; então, como sou o autor, decido repostá-la aqui porque é muito útil e interessante. Indique essa página para aquele seu amigo que tem um pé atrás com o sistema do pinguim ou que comprou um computador nas Casas Bahia e está pensando em formatá-lo.

O dia em que a blogosfera tupiniquim se vendeu ao Teleton

Era uma vez uma emissora de televisão que fazia caridade com o dinheiro dos outros e, depois, descontava esse valor de seu imposto de renda...

Em 6 de Novembro, presenciamos mais um daqueles típicos eventos televisivos que param o país: mais uma edição do Teleton, evento beneficente comandado pelo apresentador Sílvio Santos com o objetivo de ajudar a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente. Um diferencial desta edição é que o evento trouxe muitas figuras conhecidas da Internet brasileira.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

[Script] Adicionando repositório ao Fedora

Hoje eu vou mostrar para vocês como é fácil, rápido e prático criar um script gráfico no Fedora utilizando o Zenity. Todos sabem que o Fedora tem uma certa dificuldade na questão de adicionar os repositórios ao Fedora. Além da baixa quantidade deles, afinal você só encontra o essencial como o RPMFusion e alguns repositórios de programas mais famosos como o Chromium e o Firefox4, o RPMFusion é obrigado a trabalhar sua instalação como arquivo RPM para suprir a ausência de ferramentas para adicionar repositórios.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Que tal imprimir o seu carro?

Já imaginou ter uma impressora que fizesse impressões de carros? Que você fizesse o modelo todo e depois apenas aguardasse a impressão para começar a usar? Sim, este carro já existe e se chama: Urbee.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dica de Download: Controle dos pais no Linux

Aos mais críticos, uma coisa que as distros GNU/Linux ficam devendo em parte é não ter um programa responsável pelo controle de parental, e as vezes é motivo para continuar usando os sitemas operacionais que tem suporte nativo à ferramenta.


O controle parental é capaz de bloquear o computador para realização de certas tarefas (como acesso a jogos e à pastas do sistema), no uso da internet e limitar o tempo de acesso.


O primeiro passo para se obter isso é baixar o Gnome Nanny, que, como o próprio nome diz, é um software desenvolvido usando bibliotecas GTK, ou seja, se sdequa mais ao ambiente gráfico Gnome, o que não impede de ser instalado em outros ambientes. Para isso abra um terminal em modo root e siga os comandos listados abaixo.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Review e Tutorial: Fedora 14 Laughlin

 

Photobucket 

 

 


Foi lançada no final da manhã da última terça feira a décima quarta versão do Fedora, denominada Laughlin. Como é de costume, a nova versão da distro acompanha as versões mais recentes dos aplicativos opensource disponíveis, além de algumas melhorias interessantes.


Entrevista com Henrique Júnior, Embaixador do Fedora no RJ

Ontem foi o lançamento do Fedora 14 e o embaixador do Fedora no Rio de Janeiro, Henrique Júnior, mais conhecido como LonelySpooky, nos respondeu algumas perguntas via email que provavelmente irão ajudar a esclarecer muitas dúvidas dos usuários em relação ao Fedora.



terça-feira, 2 de novembro de 2010

Site faz contagem regressiva para esgotamento de endereços IPv4

Todos sabem que os endereços IPv4 estão próximos do fim, mas você sabe quando eles vão acabar? Em 218 dias, isso se a previsão do site Inetcore se concretizar.

A página apresenta um cronômetro, em sua lateral direita, mostrando quanto das reservas da IANA estão disponíveis - atualmente 4% -, quantos dias até o esgotamento dos endereços IP - atualmente 218 - e quantos IPs ainda estão disponíveis - neste momento, 187.634.000 e descendo! Também é possível instalar o contador em sua página ou blog através de um código HTML fornecido ou baixar aplicativos para Windows, para Mac ou para iPhone.



Pelo visto, o fim do mundo chegará na Internet antes de 2012: Se a previsão se concretizar, sua última conexão na Internet vai ocorrer em 06/08/2011. #medo http://toma.ai/og0

Microsoft desiste do Silverlight em favor do HTML5

De acordo com o site GigaOM.com, Bob Muglia, presidente da Microsoft encarregado de servidores e ferramentas, disse ao ZDNet que a empresa estaria abandonando  o Silverlight como um framework de desenvolvimento multi-plataforma e adotando o padrão web HTML5 ao invés.

Há uma abundância de evidências que sugerem este era o caso. Afinal, com o lançamento do Internet Explorer 9 , a Microsoft tem plenamente abraçado e elogiado muitas das funcionalidades do HTML5. Mas não para por aí: a empresa disse que vai levar o HTML5 para a última versão do seu site de buscas Bing e que está utilizando a codificação de vídeo H.264 em detrimento do Silverlight Smoot Streaming para a exibição de vídeos ao vivo em seu console XBox 360.

A Microsoft continuará a desenvolver e apoiar o Silverlight, especialmente para desenvolvimento de aplicativos no seu recentemente lançado sistema operacional para dispositivos móveis Windows Phone 7. No entanto, disse Muglia ZDNet ", o HTML é a única solução de plataforma cruzada que funciona em tudo, inclusive na plataforma IOS (da Apple),."

Comentário pessoal: estamos cada vez mais vendo a adoção de padrões abertos na Internet em detrimento das alternativas fechadas. Tudo leva a crer que, em breve, padrões conhecidos como Silverlight, Flash e Java serão extintos a favor do HTML5.

Conheça agora o resultado dos programas de inclusão digital do governo

Caro leitor do espaço Liberdade, lembra-se que, semana passada, eu publiquei um post aqui falando dos principais golpes da Internet? Pois é, continue lendo esse post.

Disponível Roadmap do Mageia: primeira versão estável sai em Março de 2011

Já está disponível na wiki oficial e provisória do projeto Mageia o roadmap do ciclo de lançamento da distribuição, que é um fork do Mandriva criado pelos desenvolvedores demitidos da EdgeIT.

Dia de Finados: hora de lembrar das distros e programas que já se foram

Para "comemorar" o Dia de Finados, quando lembramos de nossos parentes e demais entes queridos que partiram desta para uma melhor (ou pior, dependendo do caso) e que estamos todos condenados a compartilhar de seu mesmo destino em uma data não conhecida, mas certa, quiçá fruto da vontade de um Criador misterioso, ou fruto da simples evolução humana e do ciclo natural da vida e de que paira sobre nós a dúvida de que se vamos continuar existindo após a putrefação de nosso corpo ou cairemos em um sono profundo e sem sonhos do qual jamais vamos acordar, nós reunimos screenshots de várias distros e programas antigos que tiveram sua época mas, agora, descansam em paz no fundo de uma gaveta ou armário. Que tal, nesta data propícia, procurá-los e trazê-los de volta à vida, em uma máquina virtual?

Como resetar a senha de root do MySQL


Essa postagem é uma tradução, por isso não está incluída na Licença FDL do restante do conteúdo desse blog. Para informações sobre a licença do Texto, entre em contato com o autor original no blog: http://www.debian-administration.org/articles/442




Estava fazendo alguns experimentos com redes cliente-servidor em máquinas virtuais e, na hora de acessar o PHPMyAdmin do cliente, esqueci a senha de root do MySQL. Mesmo acessando o cliente do banco direto na linha de comando do servidor, o acesso era negado. Mostro aqui, então, a tradução/adaptação do artigo Resetting a forgotten MySQL root password, o qual solucionou o problema.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vergonha Nacional: A rede sendo utilizada para disseminar preconceito

Na manhã dessa segunda feira o Brasil viveu mais um desses momentos para serem esquecidos, só que dessa vez na esfera online. Após a eleição democrática de Dilma Roussef - não estou entrando em mérito de se foi bom ou não para o Brasil, só estou dizendo que a vitória foi nas urnas e deve ser respeitada por isso, - um pessoal que ainda acredita no anonimato via internet disseminou uma hashtag extremamente preconceituosa e xenofóbica.


Lançada Revista Espírito Livre #019

Há uma semana atrás, tivemos um post em comemoração dos 6 anos do Linux Ubuntu. O sistema que surgiu tendo o debian como base e que em pouco tempo conquistou o primeiro lugar das distros utilizadas nos desktops. A Revista Espírito Livre, que em pouco tempo também conquistou a preferência dos leitores, chega em sua 19ª edição tendo o sistema da Canonical como matéria de Capa.

sábado, 30 de outubro de 2010

Testando Internet Mobile e Sites, Viagem Joao Pessoa - Recife

Bem, primeiramente digo que o atraso do post foi quase que premeditado, as pessoas que acompanham meus post's sabem que sou meio que um afixionado pela internet no celular (tambem sou afixionado por muitas outras coisas).

Decidi entao fazer um teste na viagem que estou fazendo hoje (30 de outubro) de Joao Pessoa a Recife, e falar como funciona a internet pelo Celular neste caminho, bem como falar na pratica como alguns sites adequam ou não suas paginas a este novo tipo de "consumidor" de seus servicos, estou fazendo este teste com meu BB 8310, no periodo das 09:00 as 11:00, usando o Opera Mini como navegador, meu celular eh da operadora TIM.

Primeiramente quando bateu a ideia do post, foi meu complicado acessar o Wordpress pelo celular, digitei a senha umas 8 vezes, depois cansei fui na minha caixa de email's onde peguei o link direto para o EL, digitei a senha mais umas 5 vezes, depois consegui entrar, e soh estou conseguindo fazer este post no formato html.

Agora no ambito mais global, uma empresa que desde algum tempo valoriza o cliente mobile eh o Google, que dispoe de servicos como: Gmail, You Tube, Docs, voltados a este tipo de cliente, vejo planilhas, documentos tudo pelo meu Gmail, e tambem jah vih alguns videos pelo celular, claro que o principal problema de ver os videos eh o tempo que eles demoram a carregar.

Dos sites que frequentemente acesso pelo meu BB, um dos que mais gosto eh o Paraiba 1 (Site de noticias), pois logo no inicio do site tem a opcao: Versao para Celular, onde fica bem mais simples utilizar o servico, por falar nisto, este eh um dos grandes problemas do sites que acesso: Para ler a noticia tem que passar por "Um bilhao" de Tags, Propagandas, Menus, isto eh o que acontece, por exemplo, no site do Uol.

Voltando a viagem, jah passei da fronteira PB/PE e a velocidade da Conexao continua estavel, e não caiu nenhuma vez, vou agora testar sites como: G1, R7, BrLinux, Filhos da Web, New York Times e por fim o nosso proprio site e falar de minhas impressoes (o problema serah soh a ausencia de prints, e jah falo de antemao que os "erros" de portugues sao por causa do teclado não adaptado a sinais).

Chegando a 60% da viagem, a internet comeca a dar uns problemas e para continuar o post tive que abrir o "Word To Go" no meu BB, tive problemas para abrir o G1 e passei para o R7, o site aparentemente não tem versoes para celular, e os bilhoes de tags e menus torna ruim a navegacao no site, outra questao eh que soh agora vejo o quanto eh importante o link: Ir para o Topo.

Tentei novamente entrar no G1, e finalmente consegui, ele eh mais funcional que o R7, tem apenas um menu em cima, mas logo a noticia aparece. Achei no fim da pagina um link: G1 no seu celular, e cliquei, mas era um pacote de noticias enviadas por SMS.

Fui ao BrLinux e o site eh muito funcional ao acesso mobile, a visializacaso em colunar eh muito boa, e a navegacao bastante agradavel, falta soh aquele linkzinho valoroso: Ir para o topo.

Tenho aproximadamente 70% da viagem completa, estou indo no nosso blog parceiro: Filhos da Web, a um tempo atras foi postado pelo blog a versao mobile do mesmo, e faz em tempo que queria testa-la. Primeiramente o blog abre na pagina completa, e ao clicar logo no topo aprece a versao mobile. O blog tem 2 versoes mobile sendo a #2 mais funcional que a primeira e mais agradavel visualmente.

Escolhi o New York Times por conta do servico Times Reader, o site em si eh um pouco mais funcional que o G1, com a opcao: Back to top. Quanto ao Times Reader, eh um servico em que se assina o jornal eletronico e pelo Smartphone, Ipad ou PC tem-se acesso as noticias do jornal, pelas imagens do site o servico eh ideal para o novo tempo em que as pessoas jah não dispoe muito de tempo livre paraler seu jornal no sofa enquanto tomam cafe.

Por ultimo, e de suma importancia, o nosso blog foi escolhido por mim para o teste, estou testando o blog com aproximadamente 75% da viagem completa (testo o blog e digito no Word to go). No caso da versao atual do nosso blog, tambem temos bastante tags e menus antes das mensagens, achei um pouco dificil navegar pelo Trackball, sendo mais facil pelo Space. Tambem a funcionalidade Ir para o topo facilita a navegacao. Uma opcao para facilitar a visualizacao do nosso blog eh o download do IReader, uma extensao do firefox para visualizacao do site tem propagandas e tags excessivos, para isto deve-se usar o Firefox Mobile. Testei tambem nosso template 2011, e este eh bem mais funcional (trabalho feito pelo Cleiton) que facilita bastante o acesso do leitor mobile. Ficou curioso com a versao 2011? Faltam soh dois meses :P

Termino este post com a impressao que apesar das empresas tentarem se aproximar do cliente mobile, elas aindas tem que melhorar cerca de 50% do servico que oferecem, apesar de não ter quedas de conexao no periodo, se não fosse a promocao de minha operadora o custo do acesso era altissimo. Estou com 90% da viagem concluida. Agora vou aproveitar um pouco e ver se consigo baixar uns Aplicativos Mobile, mas ai jah eh assunto para outro post.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Você conhece o ReactOS?

Se for newbie, provavelmente não. Às vezes até mesmo quem já está a algum tempo convivendo com o Software Livre é capaz de não conhecer. Pois bem, o ReactOS é um sistema operacional livre que não é GNU/Linux, não é BSD, não é UNIX e nem qualqueroutracoisa-like, que tem como objetivo ser 100% compatível com o sistema do Tio Bill. Talvez alguns possam pensar "porque vou querer usar uma versão ruim do Windows?". E eu responderei "por ser software livre, e se não consegue se livrar do tal, taí uma ótima opção". Ok, se fosse tão simples...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

E o Ubuntu abandona o Gnome

Ok, eu vou tentar não ser muito chato nesse post. Todo mundo sabe que eu não considero o Ubuntu a melhor distro Linux e também sabe que eu tenho vergonha alheia da contribuição que a Canonical dá a comunidade de código livre, então eu creio que posso pular essa parte. Eu prometo ser o menos mal educado possivel nesse post (o que não é grande coisa).


Algum tempo atrás eu escrevi esse post que gerou polêmica, virou assunto nas comunidades do Ubuntu pelo Orkut e a caixa de spam do blog ficou lotada de gente me xingando. Mas desde aquela época, eu já falava da baixa contribuição da Canonical com o upstream e comentava com meus colegas de blog sobre as funcionalidades do "gnome" que só existem no Ubuntu. Mas parece que eles resolveram ir um pouco além de simplesmente não contribuir e guardar "evoluções" para eles.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Por que o Mac OS X é ilegal

O sistema operacional da Apple desperta paixões e ódios nos aficionados por informática. Tido como elegante e fácil de usar, considerado o estado da arte ou a perfeição em forma de software pelos seus fãs, que o defendem com unhas e dentes, também é visto como um sistema que, além de restringir a liberdade do usuário, aproveita-se do trabalho da comunidade de software livre. Um dos pontos que mais desperta polêmica é o fato da venda casada. Será que ela existe? Neste post, vamos discutir a legalidade do sistema sob a legislação nacional.

Garoto de 12 anos descobre falha no Firefox e recebe US$ 3 mil

Alex Miller, um garoto estadunidense de 12 anos, recebeu um cheque de US$ 3 mil por ter descoberto um bug crítico no navegador Firefox, da Mozilla. Como parte de um projeto de “caça aos defeitos”, a quantia é paga pela empresa às pessoas que encontram – e comunicam à companhia – falhas críticas em seu software.

Há alguns meses a Mozilla lançou um desafio, pedindo para que desenvolvedores e profissionais de programação encontrassem falhas graves de segurança no Firefox. Miller soube do desafio quando a fundação ainda pagava US$ 500 por falha, informou a CNET.

Menino que descobriu a falha usa Ubuntu

Trabalhando de forma regrada, por noventa minutos, durante dez dias, o menino da cidade de San Jose, nos EUA, descobriu uma brecha de segurança nos códigos do navegador, ganhando a recompensa de aproximadamente R$ 5.250,00. A mãe do garoto, Elisa Miller, diz que ele é autodidata. “Ele aprendeu lendo os livros técnicos do pai. Acho que ele tem um dom para tecnologia.” – disse ela.

A fonte da notícia, no entanto, ainda não informou se a Mozilla já corrigiu a falha descoberta.

Golpe nigeriano ganha versão em Português

Eu sou uma das poucas pessoas que conheço que checa regularmente a minha caixa de e-mails de spam, não (apenas) porque eu tenha algum problema psicológico, mas principalmente porque não confio cegamente no Google e, mais de uma vez, ele já mandou mensagens importantes para a famigerada pasta.

Eu geralmente leio apenas os títulos e apago tudo mas, hoje, tive uma (in)grata surpresa: o famoso golpe nigeriano, também conhecido como golpe 419, ganhou uma versão em Português. Neste post, vamos tratar desse golpe e das mensagens de prêmio recebidas via celular. Vale a pena ler tudo!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ubuntu completa 6 anos

No dia 20 de outubro de 2004, há 6 anos, a versão 4.10 Warty Warthog do Ubuntu Linux era lançada. Naquele instante, ninguém imaginava que aquele sistema audacioso em breve tornaria-se a distro mais utilizada dentre os desktops.

sábado, 23 de outubro de 2010

Lançado BigLinux 5 Beta 2

Embora eu seja um pouco crítico em relação à pluralidade de distribuições nacionais existentes (e embora meu dia de postagem seja às Terças-Feiras), o Espaço Liberdade tem a obrigação de noticiar este evento histórico.

Foi anunciado ontem, no fórum oficial do BigLinux, o tão aguardado lançamento do segundo beta da versão 5 do sistema. O lançamento ocorre aproximadamente 10 meses após o anúncio do Beta 1 e exatamente 1 ano após o do alpha 3, de acordo com as datas dos arquivos do servidor.

Quem estiver interessado em testar essa distro pode fazer seu download em http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglinux5-beta2.iso . Sempre lembrando que, por se tratar de um beta, esta versão não deve ser utilizada em um ambiente de produção.

Os usuários do Big esperam, ansiosos, o lançamento da versão 5 final, que ainda não tem data para acontecer. Esperamos, também, que a versão final seja um exemplo às outras distros nacionais, não apenas por sua inovação tecnológica, mas pelo cumprimento das exigências da GPL.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sistemas Mistos

Hoje em dia é notável o crescimento do movimento Open Source, fugindo muito do sistema próprietário, muitas pessoas, porém, são criadas desde o berço com o Windows no colo, provavelmente com um Windows 95 :P, e realmente acham complicado mudar de uma hora para outra para o Linux, a experiência como já foi falado no blog,  pode não ser muito satisfatória quando é ligado o "te vira", nem todo mundo tem o espírito de ir "na tora" buscar em foruns e afins as soluções para os problemas iniciais que irão ocorrer: Como instalo o programa? oO


No Linux a mesma coisa, apesar de todo o espírito do código aberto, muitos optam por emular programas que só rodariam no Windows, fazem "altas gambiarras" (frase patentiada de Ricardo) para poder desfrutar do que o programa pode oferecer.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Site americano diz que "sonho do Linux acabou"

A batalha continua. E parece que está cada vez pior. Grandes xiitas e ignorantes que "falam americano" de um famoso site publicaram um artigo um tanto quando polêmico. Para piorar, o IDG Now! fez questão de republicar esse artigo (esse eu falo quem é, pois recentemente o número de artigos difamando tudo o que é livre abundam o site) para nós que "falamos brasileiro".


O dito artigo traz em seu título a afirmação de que o "sonho do Linux para Desktop acabou". Se não bastasse isso a arrogância e pérolas que surgem ao longo do texto são de causar perplexidade.  O autor chega a afirmar que o sistema operacional é "irrelevante". Fica difícil imaginar como alguém consegue escrever tanta baboseira.

Microsoft ataca OpenOffice.org

Nada... nada mesmo que vier da Microsoft me assusta mais (com exceção claro, de seus sistemas sempre mais lerdos, gulosos e inseguros). Dessa vez, mostrando total desespero e preocupação com a evolução do principal concorrente de sua suite de Escritório, a empresa do Bill Gates resolveu lançar um vídeo mostrando as desvantagens da suite livre.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

[TRADUÇÃO] Entendendo o processo de lançamento do Debian

por Raphaël Hertzog
Versão Original: http://raphaelhertzog.com/2010/10/18/understanding-debians-release-process/


Atualmente, o principal produto do Projeto Debian é sua versão Estável.Essas versões são liberadas, aproximadamente, a cada 18 ou 24 meses. Esse artigo dá uma pequena visão do processo que leva até o lançamento do próximo Estável.

Telepathy-KDE: O futuro dos IMs no KDE


Essa postagem é uma tradução, por isso não está incluída na Licença FDL do restante do conteúdo desse blog. Para informações sobre a licença do Texto, entre em contato com o autor original no blog: http://gkiagia.wordpress.com/



Parece que ocorreu muita confusão sobre o que seria o projeto Telepathy-KDE e o que ele faria com o Kopete. Eu tentarei explicar nessa postagem tudo, então isso é para esclarecer todos.


Primeiramente, o Telepathy é um framework para escrever aplicativos que podem utilizar funções de comunicação e colaboração em tempo real. No Telepathy, existe o tão falado gerenciador de conexão que conecta os mensageiros instantâneos e redes similares (Gtalk, MSN,...) e os clientes que utilizam suas conexões via D-Bus. Isso permite dividir as várias tarefas de um mensageiro entre muitos aplicativos, o que torna fácil reutilizar código e facilita os aplicativos a adicionarem funcionalidades de colaboração sem se preocupar com protocolos, lista de contatos, status do usuário e tudo isso.


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como inicializar seu sistema quando há um erro no GRUB

Imagine a cena: após uma queda de energia, um desligamento acidental ou uma outra fatalidade qualquer, o GRUB recusa-se a inicializar sua distribuição Linux instalada em seu disco rígido. Antes de partir para a formatação, tente as dicas abaixo.

Baixe os wallpapers de todas as versões do Ubuntu

A cada nova versão, o Ubuntu traz novos wallpapers que, até a versão 9.10, eram predominantemente em tonalidades marrom. Se você está com saudades do papel de parede de uma versão antiga, porém, não precisa continuar chorando (ou procurando aquele live-cd que você não sabe onde colocou), pois este site tem um arquivo não oficial de todos os wallpapers de todas as edições do Linux africano - da distante Warty Warthog ao novíssimo Maverick Meerkat.

A página possui, ainda, toda a coleção do Ubuntu Calendar, uma série de 12 papéis de paredes com fotos "sensuais" alusivas ao sistema que estiveram disponíveis em seu apt-get até a versão 8.04 e que você (provavelmente) não sabia. (Update: após uma breve pesquisa, eu descobri que o pacote ubuntu-calendar faz parte do repositório Universe e atualiza automaticamente o wallpaper a cada mês).

Subindo-se um nível na hierarquia de pastas, temos o download de um instalador semi-automático para o Ubuntu que, aparentemente, foi descontinuado na versão 8.10. Vale a pena visitar a página e matar a saudade!

Você tem um iPhone? A Apple está rastreando você!

Segundo matéria publicada no G1, o especialista em segurança Eric Smith realizou um estudo no qual descobriu que a maioria dos programas desenvolvidos para iPhone transmite, pela Internet, o Identificador Único de Dispositivo (UDID), que é um identificador único presente em cada iPhone, iPad e iPod Touch que não pode ser modificado e que pode ser facilmente acessado por qualquer software instalado no celular.

Baixando arquivos e sites inteiros com wget

Neste tutorial, vamos aprender alguns truques sobre o wget, um poderoso gerenciador de downloads que já vem instalado em todas as distros GNU/Linux da atualidade.

domingo, 17 de outubro de 2010

Oracle convida membros comunitários do OpenOffice a se retirarem

A novela "Oracle (OpenOffice) Vs Document Foundation (LibreOffice)" teve mais um capítulo triste nesse fim de semana. Numa reunião do Conselho da Comunidade OpenOffice, pessoas identificadas como funcionários da Oracle convidaram os membros fundadores da Document Foundation e do LibreOffice a se retirarem do conselho, alegando um "conflito de interesses". Ao que parece, a Oracle acredita que pode continuar o OpenOffice sem o apoio da comunidade OpenSource que impulsionou o crescimento da suíte de escritórios.


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Atiçando uma necessidade: Internet Mobile

Alguns leitores que acompanham meus posts a algum tempo percebem meu "mimimi" quando falo de internet pelo celular, pois a um tempo atrás a internet pelo celular era bastante cara, e com os smarphones tomando cada vez conta do mercado esta questão mudou.


Inclusive há uns meses que fui ver quanto custava um pacote de dados na minha operadora e disseram que o valor era R$ 59,90 (só para se ter uma noção minha net de 600 kbps é mais em conta que esta de 300 kbps oferecida na época pela operadora). A sacada maior para mim foi quando esta mesma operadora (não vou falar o nome, mas ficará subentendido) lançou a promoção de Internet ao dia a R$ 0,50. Mas a questão principal é: Qual o principal objetivo?

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dica de Download: Furious ISO Mount

Esse é um dos utilitários que fazem muita falta (pelo menos para mim), e em mais uma de minhas profundas pesquisas encontrei o Furious ISO Mount. Como já diz o nome, tem como objetivo montar imagens de discos ópticos como se fossem drives virtuais. Desenvolvido usando bibliotecas GTK (ou seja, para o Gnome), o programa lê imagens ISO, IMG, BIN, MDF e NRG, que são as imagens criadas através do Nero Burning Rom.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

LibreOffice no Fedora: Instalação, Visão Geral e Testes

Já fazia um bom tempo que eu não publicava um mega artigo como esse. Nessas últimas semanas a comunidade OpenSource comemorou o inicio das atividades do fork do OpenOffice, o LibreOffice. O André publicou um artigo mais geral na última semana, mas eu resolvi atender o público do Fedora e mostrar como instalar, detalhadamente, a nova suíte de escritório no lado RPM da força.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Projetos mirabolantes de software livre que não deram certo

O mundo do software livre está cheio de ideias fantásticas - o que é excelente. Mas algumas ideias são tão... absurdas, sem nexos, ridículas! que ficam fadadas ao fracasso. Neste post, vamos relembrar alguns dos projetos que tinham tudo para dar certo mas acabaram caindo no esquecimento (não, necessariamente, que suas ideias tivessem sido ridículas).

Por dentro do novo Twitter

Embora saibamos que o Twitter não seja uma plataforma livre - e que temos o identi.ca como alternativa aberta ao mesmo - a maioria dos atores do mundo aberto utiliza-o para trocar informações. Como eu fui escolhido para testar as novas funcionalidades da plataforma, escreverei neste post tudo que lhe espera.

NÃO ATUALIZE para o Ubuntu 10.10

Apesar do título alarmista, este não é um post contrário à distribuição. Existe um sério problema, ainda não corrigido, que pode deixar seu computador em risco.

Korg OASYS 76 MusicWorkstation: teclado e sintetizador movido a Linux

Para quem está em Porto Alegre e não sabe, o museu da UFRGS, no campus central, está realizando a mostra Música, Ciência e Tecnologia, uma exposição com enfoque na música eletrônica que vai até 5 de Novembro. Lá, é possível interagir com modelos de sintetizadores e teclados que vão desde a década de 70 - alguns dos quais foram usados por Vangelis e pelos Beach Boys - até os mais modernos lançamentos e softwares da categoria.

Dentre todos os atrativos presentes, um dos que mais chama a atenção é um teclado e sintetizador Korg OASYS 76 MusicWorkstation que tem um pequeno detalhe que o diferencia dos demais: ele roda Linux.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Porque o Ubuntu é tão utilizado?

Quando falamos em Linux para Desktop, a primeira distro que vem em nossa mente é o Ubuntu. Seja usuário de distros .deb ou .rpm based, (praticamente) todo mundo já teve a oportunidade de testar esse sistema.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Review: LibreOffice 3.3 Beta

Há alguns dias os desenvolvedores do OpenOffice.org "largaram" a Oracle e resolveram por si, com apoio de algumas gigantes, como a Google, a Novell e a Canonical (sim!), criar a variante do pacote de programas de escritório, com o nome provisório de LibreOffice (eles ainda querem o nome OpenOffice.org). Quem saiu perdendo foi a Oracle, que agora está sem desenvolvedores para a suíte, e quem ganha "somos nozes", e a comunidade do Software Livre em geral. E como nós do Espaço Liberdade não conseguimos ficar muito tempo sem testar as novidades, resolvemos ver qual é a do LibreOffice, e até que ponto ele se assemelha com o OpenOffice.org.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pino pode dar lugar ao Gwibber no Fedora 14

Uma discussão vem esquentando o clima nos bastidores do Fedora 14. A distro desde a versão 13 acompanha o Pino como cliente de microblogging (twitter, identi.ca), deixando um pouco de lado o Gwibber, padrão do Ubuntu e reconhecido como melhor cliente de microblogging para Gnome.


A decisão foi polêmica enquanto o Pino funcionava corretamente. Mas eis que o Pino criou um Blocker Bug no Fedora 14. Para quem não entende a linguagem do Fedora, um Blocker Bug é um erro de qualquer aplicativo do Fedora que IMPOSSIBILITA a liberação da mesma até ser resolvido. Basicamente, não vai haver Fedora 14 enquanto o bug não for corrigido. O erro em questão é realmente grave, pois o aplicativo simplesmente não recebe atualizações do Twitter, fazendo com que fique inútil no sistema.


Não preciso falar que os usuários ficaram (muito) furiosos com a notícia do Blocker Bug, principalmente por estar relacionado a um aplicativo muito questionado. A discussão agora gira em torno da saída do Pino e a entrada do Gwibber no Fedora 14, mas promete ser mais demorada que a solução do erro, já que a equipe do Fedora não se mostra muito animada em fazer a troca de aplicativos.


O Bug: https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=629192
Discussão no Identi.ca: http://identi.ca/search/notice?q=pino+bug&search=Pesquisar

Diaspora: Testamos a nova rede social

Algum tempo atrás foi anunciado um projeto OpenSource que teve grande repercussão: o Diaspora. Tratava-se de um projeto de alguns estudantes de criar uma alternativa ao Facebook, com todas as funções que eram pedidas na famosa rede social, mas nunca eram adicionadas. Na última quinta-feira foi liberado o código fonte do projeto, para que qualquer um possa compilar, testar e reportar bugs e dar sugestões.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Campanha “Somos mais que 1%”

Essa mini postagem vem ajudar a campanha que está rolando no twitter e no identi.ca. A campanha "Somos mais que 1%" tem como objetivo mostrar que as pesquisas que demonstram que o GNU/Linux não avança e se mantém com apenas 1% do mercado.

É muito fácil participar. Basta apenas colocar um endereço de email, o país de origem e a distribuição utilizada. Será enviado um email de confirmação e, após o seu clique, será confirmada a sua contribuição. Vamos nos movimentar, espalhar a notícia e demonstrar o real tamanho da comunidade GNU/Linux!

http://www.dudalibre.com/gnulinuxcounter?lang=en

Google desenvolve formato de imagem opensource para a Web

Quem trabalha com Web sabe que os formatos de imagem padrão que devem estar nas páginas são o JPEG, o GIF e o PNG. Adicione mais uma extensão à sua lista: WebP. O novo formato foi desenvolvido pela gigante Google e tem por objetivo evitar o travamento de páginas durante o carregamento de imagens.

Anunciado como alternativa ao padrão JPEG, a compressão do formato é ajustável e o usuário poderá optar entre a qualidade e a rapidez. O novo formato promete imagens 40% menores do que temos hoje.

Totalmente desenvolvido em código aberto, a gigante anuncia que implementará transparências em breve, possibilitando que o novo formato substitua, inclusive, os arquivos PNG.

Mais informações (Info Online).

Sites com vários modelos para o Impress e outros aplicativos do OpenOffice.org

Uma das grandes reclamações - e com sentido - dos usuários que migram do Microsoft Office para o OpenOffice.org é a falta de modelos que vem com os aplicativos. Não adianta negar: enquanto o PowerPoint vem com dezenas de modelos de impacto, o OpenOffice.org vem com apenas alguns básicos. O número exato, evidentemente, varia com cada distribuição: o Ubuntu, por exemplo, adiciona vários alusivos à própria distribuição, o que certamente não é adequado em uma apresentação comercial - a menos que esta seja sobre o próprio Ubuntu. Em compensação, o antigo StarOffice, atualmente chamado simplesmente de Oracle OpenOffice (sem o .org) vem com vários modelos profissionais.

E o que fazer? Não se desespere! Se você não é um ás do design a ponto de criar seu próprio modelo, saiba que existem vários sites na Internet com modelos prontos e gratuitos para o Impress e outros programas da suíte, como o Writer.

Market Share do Internet Explorer fica abaixo de 50% pela primeira vez

Segundo uma notícia publicada pelo popular e famoso Slashdot, o navegador Internet Explorer, que dominou o mercado de navegadores Web desde a decadência do Netscape, no final dos anos 90, ficou abaixo de 50% de market share no mês passado pela primeira vez em muitos anos.

Há um ano, o IE detinha 58,4% de participação no mercado; Em Agosto de 2010, tinha 51,3% e, em Setembro, fechou com 49,87%. Em segundo lugar está o navegador livre Mozilla Firefox, que aumentou sua participação de 30,09% para 31,5% e do Google Chrome, que ficou com 11,54%, mais do que o triplo que tinha há um ano.

A pesquisa foi feita pela companhia StatCounter e mais detalhes podem ser vistos aqui.

Comentário infame: Desça, IE! Desça!!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Maverick Meerkat está chegando.

A cada seis meses a Canonical junto à equipe de desenvolvedores,  lança uma nova versão de seu principal produto: O Linux Ubuntu. Os lançamentos vêm acontecendo sempre em Abril e Outubro, e muito provavelmente esses são os meses mais movimentados do mundo do software livre, devido ao sistema ser o queridinho entre os usuário finais.

domingo, 3 de outubro de 2010

Linux atinge 100% de market share no Brasil

Hoje, presenciamos um momento histórico: o sistema operacional livre Linux, criado pelo finlandês Linus Torvalds, atingiu 100% de market share no Brasil, superando inclusive seus dois principais concorrentes, o Windows, que detinha uma marca um pouco inferior a 90%, e o Mac OS X, que era usado por cerca de 5% da população mundial.

sábado, 2 de outubro de 2010

BOMBA! Debian voltará a usar Firefox como navegador padrão

Parem as máquinas, pois esta notícia é EXTRA! EXTRA! Extraordinária!

Todos sabemos que, desde 2006, a distribuição Debian não usa mais o popular navegador de código-aberto Mozilla Firefox. O motivo seriam pequenas questões legais envolvendo o nome e o logo do browser.  Basicamente, a política de marcas registradas da Mozilla diz que, se você quiser usar o navegador Firefox em seu sistema operacional, então você deve distribuí-lo da mesma forma que a Mozilla oferece em sua página oficial. O problema, porém, é que o time do Debian estava fazendo algumas modificações no código-fonte, o que gerou uma polêmica a qual levou à criação do fork do navegador mais famoso da Web (ou o segundo mais famoso). Recentemente, o projeto GNU decidiu criar a sua própria linha de desenvolvimento e lançou o IceCat, um fork do fork que, é claro, elimina tudo que é proprietário do navegador - incluindo codecs e ofertas de extensões e temas que não sejam livres.

No entanto, como vocês devem saber, eu estou acompanhando e participando da lista de discussão do projeto Mageia, que é uma tentativa de criar-se um fork da distribuição Mandriva. Eu perguntei, na lista, se a Mageia poderia usar o Firefox, já que seria necessário empacotá-lo em um RPM e, logo, teria-se um instalador não oficial. Nisto, a usuária Anne Nicholas (a.k.a. ennael) posta uma mensagem dizendo que...

As a note, I spoke with Pascal Chevrel today from Mozilla Europe. He
told me that Debian was going back to use Firefox. Legal issues are
solved

-------
Anne


traduzindo...

Como uma nota, eu falei com Pascal Chevrel hoje, da Mozilla Europa. Ele
me disse que o Debian estava voltando a usar o Firefox. As questões legais estão
resolvidas.


Ou seja, a raposinha (que na verdade é um panda) está voltando para o sistema da pimenta! Talvez esteja de volta no Debian 6 ou 7. Neste momento, Marc Paré faz um novo comentário dizendo que acredita que a Mozilla não considerou a questão com o Debian um grande problema e que os desenvolvedores desta distro estão respirando aliviados.

No entanto, dúvidas permanecem: será que tanto o Firefox quando o Iceweasel serão mantidos? Quando será anunciada a mudança? Como a comunidade reagirá? Estas são questões que só o tempo conseguirá responder. E você,apóia esta mudança? Deixe sua opinião abaixo.

UPDATE: Conforme o próprio Pascal Chevrel postou na lista, nesta página está explicado que, a partir de agora, o logotipo do Firefox, embora continue sendo marca registrada da Mozilla, agora é livre (como em free speech), o que garantirá sua utilização por qualquer projeto. A mudança parece ter sido tomada há um ano mas, até agora, o texto da licença do navegador ainda não havia sido modificado e poucos sabiam disso.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleições em 2010 e Software Livre

No próximo dia 03 de outubro como fala as propagandas “Iremos decidir o futuro do nosso país”, sim o voto é um direito-dever que todos os cidadãos tem facultativamente ou obrigatoriamente dependendo da idade e de mais alguns fatores. Só esclarecendo antes de falar sobre o tema mesmo, este ano é lei antes de votar levar o título e um documento com foto #ficadica


Mas o que Linux tem haver com as eleições? Tudo! Para começo de história desde 2008 que as nossas urnas estão com o sistema Linux instalado nelas, o que irá também acontecer no pleito de outubro. Esta é apenas mais uma das iniciativas que o Governo Brasileiro deu em busca da universalização do Software livre.


Então nada melhor que entender o processo como um todo antes de votar.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dica de Download #6: Ubuntu Control Center

Baseado no Mandriva Control Center, usuários resolveram criar uma central de controle também para o Ubuntu. O programa reune todos os recursos principais de configuração do sistema, fazendo que não seja necessário o uso dos menus e abrir várias janelas ao mesmo tempo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Review: Linux Mint Debian Edition

Alguns vão se perguntar porque minha postagem dessa semana é sobre uma distro fora do mundo RPM. Primeiramente, afirmo que o Fedora continua dono do meu PC no momento, e os testes com o Fedora 14 vão muito bem, obrigado. E por sinal será um grande release. Mas, se tem um carinho antigo meu em relação ao alguma distro, essa distro é o Debian. Depois de rodar por várias distros, experimentar vários estilos, a leveza e a estabilidade do Debian continuam me impressionando.


Uma notícia dos últimos meses que me deixou bem animado foi o lançamento do chamado LMDE ou simplesmente Linux Mint Debian Edition, uma versão do consagrado Linux Mint com base no Debian Testing. A estabilidade e leveza do Debian aliada as inovações e o estilo interessante do Mint me convenceram a baixar e testar a distro. Nunca tinha me animado a testar o Mint, muito provavelmente pela base Ubuntu. Digamos que eu esteja cansado do Ubuntu, da Canonical e dos milhares de filhos que o Ubuntu anda espalhando pelo mundo, um mais inútil que o outro, com raras excessões, é claro.


Fedora 14 beta lançado


Foi lançada na última terça feira a versão beta do Fedora 14, codinome Laughlin. A distro não trás grandes novidades para o usuário final, mas apresenta algumas adições importantes em termos de estrutura, como o SPICE e a linguagem de programação D.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pentágono é acusado de usar malware para sabotar usina nuclear iraniana

Todos sabemos que os usuários de Windows vivem constantemente rodeados pela ameaça de vírus e malwares. Os usuários deste sistema consideram a utilização de programas de "proteção", como antivírus, algo natural, sem perceber que o fato de eles precisarem comprar ou baixar um programa para proteger aquilo pelo qual eles já pagaram e deveria, a rigor, já ser seguro, é uma grotesca falha que vai contra a naturalidade. Felizmente nós, usuários de GNU/Linux, estamos virtualmente imunes às pragas virtuais, pois nosso sistema é seguro por padrão.

O objetivo primário das pragas virtuais é, sem dúvida, permitir que seu criador chame a atenção. No começo da era digital, tais pragas tinham por objetivo fazer brincadeiras que irritassem o usuário, como o vírus Walker, que mostrava um velho caminhando na tela, ou aqueles que emitiam sons quando se pressionavam teclas; Posteriormente, os crackers começaram a usar os malwares para causar danos reais, como o vírus Chernobyl. Hoje, a motivação dos crackers é puramente financeira: a maioria dos malwares existentes atualmente tem por objetivo coletar informações bancárias ou financeiras da vítima. Até o Brasil entrou nessa, com o caso do famoso Byteclark, um falso antivírus que prometia, mediante pagamento, solucionar um problema causado por ele mesmo. No entanto, notícias recentes dão conta de que uma nova era na indústria de malwares está nascendo: governos estão criando programas maliciosos para espionar e sabotar países rivais. Isso não é ficção, está acontecendo agora e tem um nome Stuxnet.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chromed Bird. Twittando pelo Chrome.

Querendo ou não o Twitter é febre mundial e continua crescendo de maneira extraordinária, mesmo com algumas sacanagens dos seus desenvolvedores e por isso muitos criam aplicações para facilitar os twitteiros de plantão no uso do serviço de microblogging. Afinal é muito chato deixar uma aba do site aberto e ficar acompanhando tudo por lá.

sábado, 25 de setembro de 2010

O que aprendemos com a invasão da Locaweb?

Após os eventos ocorridos nesta semana envolvendo a Red Hat e a Locaweb, quais lições podemos tirar desta história toda?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Google New, o Blog sobre as novidades do Google

O Google é uma empresa inovadora, faz grandes apostas, estas geralmente dão certo. A questão principal é: Muitos serviços bons do Google existem e nem conhecemos, como a inovação é constante, as vezes nos perdemos no meio delas.


Para isto que foi criado o site Google New (Não confundir com Google News) este site lista os principais produtos do Google lançados, algumas modificações em serviços e etc.



No site tem uma área de pesquisas também, para que se possa procurar as principais novidades de algum serviço do Google, este site, que parece ser apenas mais um site do Google, é porém, uma ótima ferramenta para quem quer estar antenado em suas novidades.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Linux apresenta falha de segurança na plataforma 64bits

Parece que o "boom" da plataforma 64 bits chegou ao mundo Linux, com lançameto de mais aplicações com suporte a esses processadores. Mas tudo tem seu lado ruim. Recentemente foi descoberto uma falha no kernel Linux que permite que usuários comuns tenham os mesmo direitos de usuário root.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Google começa a cobrar taxa de desenvolvedores de extensões

A Google vem avançando de maneira animadora com seu Chrome nos últimos meses. A velocidade do navegador, a ampla galeria de extensões e até mesmo a preferência dos usuários pelo produto da empresa fizeram do programa um sucesso. Mas, numa atitude muito louca e mal pensada, a empresa iniciou uma cobrança de 5 dólares para quem quiser fazer o upload de uma extensão sua para o site oficial.


Suporte ao Direct3D no Linux

Essa Terça Feira trouxe uma grande notícia para os usuários que gostam de utilizar seus PCs para jogos. O Gallium, driver utilizado pelo Nouveau para fornecer a aceleração 3D, ganhou ontem pela primeira vez suporte básico ao Direct3D 10 e 11.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Canonical lança site com lista de hardwares certificados para Ubuntu

Hoje, enquanto estava no Twitter, o Rickfer retuitou um post do André Godim que leva a uma interessante página da Canonical - http://webapps.ubuntu.com/certification/ -onde você pode ver o nível de compatibilidade de máquinas de vários fabricantes com as diferentes versões do sistema da empresa.

Vulnerabilidade no kernel Linux 64-bit permite escalada de privilégios

Conforme foi publicado pelo blog SegInfo, está disponível um exploit criado por um hacker que se autodenomina Ac1dB1tch3z o qual permite a escalada de privilégios de usuários comuns em sistemas baseados no kernel Linux de 64-bit. Em outras palavras, o exploit permite que um usuário comum obtenha privilégios de root sem precisar passar pelo sistema de autenticação.

Segundo o hacker, tal vulnerabilidade existe há dois anos, mas foi descoberta apenas agora. Uma empresa chamada Ksplice liberou uma ferramenta a qual verifica se o kernel de seu sistema está afetado pela vulnerabilidade.

A vulnerabilidade poderá causar danos desastrosos principalmente se um servidor com kernel vulnerável for invadido. É recomendado que os administradores de sistema atualizem o kernel para a última versão imediatamente, principalmente se estiverem rodando CentOS ou RHEL.

Sistemas de 32-bit não estão vulneráveis.

domingo, 19 de setembro de 2010

Mageia: Atualizações [22/set 18:30]

A fim de não poluir o Espaço Liberdade com 500 posts sobre o mesmo assunto, a partir de agora, eu vou postar todas as atualizações sobre o Mageia aqui. Então, favorite este post e fique acompanhando-o: ele será atualizado com o tempo!

Exclusivo: saiba como (provavelmente) será o site do Mageia

O pessoal do irc do Mageia no Freenode está animadíssimo. Atualmente, eles estão discutindo questões relacionadas ao site e ao logotipo. Foi informado que eles já atingiram, de ontem para hoje, 750 fãs no Facebook e eles já têm 194 seguidores no Twitter (vamos lá pessoal!).

O site da distro que está no ar é feito de páginas HTML estáticas e certamente mudará. A prioridade deles, agora, não é o design mas, sim, instalar uma Wiki, um Bugtracker e um fórum. No entanto, foram mostradas duas imagens do que poderá ser o layout do site:

Mais sobre Mageia, fork do Mandriva criado pelos desenvolvedores demitidos

A notícia que pegou o mundo livre de surpresa ontem foi a do lançamento do Mageia, fork comunitário criado pelos principais desenvolvedores da distro após a liquidação judicial da Edge-IT, a empresa responsável pela distribuição francobrasileira.

As informações ainda são muito recentes, mas o melhor lugar para se informar do andar da carruagem é o canal irc #mageia no irc.freenode.net; os principais desenvolvedores da distro estão lá em uma fase de brainstorm: a todo momento, são anunciadas novas salas internacionais (quando eu estive lá, foi anunciada a criação da sala #mageia-se) e novas ideias são debatidas.

Tive oportunidade de fazer algumas perguntas, as quais transcrevo aqui. Nada do que você ler a partir de agora é definitivo ou oficial.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Exército Brasileiro se protegendo contra as guerras cibernéticas

Não é de hoje que este tema me fascina, inclusive teve um tempo que pensei até em fazer um dossiê sobre guerra cibernética, descobri que o Brasil está antenado no assunto. Tive então hoje uma grata surpresa: O Exercito Brasileiro firmou uma parceria com a empresa Panda Security com o objetivo de proteger os computadores federais no caso de uma guerra cibernética contra o Brasil.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pencil, wireframes a partir do Firefox

Continuando na minha saga de final de curso, tentando decifrar o que os professores dizem e o que eles querem, dessa vez foram os web wireframes (ou simplesmente wireframes). Como quase sempre acontece, o professor esqueceu dos usuários de Linux, e quando passou essa matéria, nos indicou o Axure, software pago, sem versão para Linux. Lá fui eu a caça, e encontrei o Pencil, um add-on para o Firefox com praticamente as mesmas ferramentas, mais funcional, mas que atingiu as minhas espectativas e cumpriu o objetivo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

E quando o Linux não é a escolha certa?

Talvez eu perca alguns visitantes por conta desse título, mas não pude escolher nada melhor. Todos somos intusiastas do Linux e do Software Livre, utilizamos Linux ou, no mínimo, estamos interessados em migrar do Windows para o Linux. Eu poderia vir aqui e criar mil postagens falando que você deve, de qualquer maneira, migrar pro lado pinguim da força, mas eu vou ser justo: nem sempre essa é a escolha certa.


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Como inserir equações com LaTeX no Blogger (ou em qualquer outro site)

Como você deve saber, LaTeX é uma linguagem que oferece um conjunto de macros para a criação de textos profissionais. Através dele, é possível criar todo tipo de documentos, de folhetos a livros. Seu grande diferencial, no entanto, é que ele não é, por padrão, um processador de textos como o OpenOffice.org Writer, onde você vê o que está fazendo: trata-se de um conjunto de instruções que, uma vez compiladas, gerarão um documento com a formatação especificada. Apesar de espantar os mais novos, o LaTeX é bastante usado no mundo acadêmico e é ótimo para a criação de fórmulas matemáticas.

Aprenda a instalar fontes TrueType no Ubuntu de uma maneira fácil

O Ubuntu é, de longe, a distribuição  de GNU/Linux mais popular da atualidade. Mesmo sendo voltada a usuários finais e iniciantes, no entanto, ela deixa a desejar em alguns aspectos. Um deles é a instalação de fontes TrueType - popular "tipos de letra" - para todos os usuários do sistema.

Entenda o modelo OSI de forma fácil e rápida

Quando as redes de computadores começaram a ser criadas, cada fabricante tinha seu próprio protocolo - isto é, linguagem de comunicação da rede -, o que tornava impossível que os computadores que estivessem sob a rede criada por uma empresa se comunicassem com os que estivessem sob a rede de outra. É claro que existiam soluções de conversão e compatibilidade, mas isso geralmente significava em um custo extra, principalmente para grandes empresas.

Com o objetivo de promover a troca de informações entre os equipamentos de diferentes empresas, a ISO criou o modelo OSI (Open System Interconnection), uma referência de arquitetura de redes baseada em camadas de funcionalidades.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escute milhares de músicas sem precisar baixar

Você é daqueles que fica chateado ao baixar um álbum de algum artista em .mp3 de maneira ilícita, por de alguma maneira estar prejudicando  alguém  por não pagar pelo CD? Então seus problemas acabaram </tabajara mode>. Você pode ouvir milhares de músicas dos mais diversos ritmos  sem precisar baixar e muito menos pagar nada por isso (a não ser que as queira fisicamente em seu HD).

sábado, 11 de setembro de 2010

A utilização do software livre em uma universidade pública

Há pouco menos de um ano, estou cursando Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Claro que eu queria Ciências da Computação, mas na hora decidi apostar em uma certeza do que numa dúvida). Por ser uma universidade pública, cabe-nos perguntar: como é a utilização do software livre na mesma, visto que o Governo Federal tem, nos últimos anos, apoiado a disseminação de programas de código aberto?

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gesture Remote o controle remoto "quase" dos sonhos

As Tvs vivem em constantes evoluções, na semana passada falei de como seria a Tv do futuro em 2014, totalmente adaptável, e porque não pensar no controle remoto do futuro? (pensando bem, no futuro o controle remoto pode ser até dispensável) Nas suas evoluções os controles vem ganhando mais funções e mais botões, porque então não criar um controle sem botões? (sim, isto mesmo!), nasce ai o conceito do Gesture Remote.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dica de Download #5: Eclipse, uma IDE e tanto


Aos programadores de plantão, iniciantes e aspirantes que ainda não conhecem, irei lhes apresentar o Eclipse, um programa para desenvolvimento de softwares, conhecido com IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento - Integrated Development Environment), ou seja, composto de um editor, depurador e compilador, que auxilia e simplifica a programação.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nvidia no Fedora 14: O Tutorial

Quem acompanha a gente pelo identi.ca, já deve estar sabendo que eu andei tendo muitos problemas para instalar o driver Nvidia proprietário no Fedora 14 Alpha. Investiguei o problema e cheguei a conclusão que era uma configuração na compilação do Kernel do Fedora em si, que é compilado para não aceitar módulos que não sejam GPL. É, rídiculo, eu sei.


Alguns irão pensar no porquê desse que vos fala não ter simplesmente instalado o driver utilizando o prático repositório RPMFusion. Eu estou utilizando o Fedora 14 Alpha com Gnome, uma versão Alpha, para a qual o repositório em questão ainda não tem versão disponível - por razões óbvias, é claro. E um outro ponto: acho muito legal instalar o driver em modo texto.


Com a ajuda do embaixador do Fedora no meu estado, o LonelySpooky - diga-se de passagem dono do melhor blog sobre RPMs based no Brasil - que mais uma vez me aturou e foi super simpático e prestativo no email de resposta, consegui a solução para o problema. Ela não é simples, ela não é prática, muito menos rápida, mas é uma solução.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

GeoGebra: software livre para o ensino de Geometria

A Matemática é uma das matérias que possui o mais vasto contingente de softwares para seus diversos campos de aplicações, que vão desde soluções profissionais até programas feitos por usuários e comunidades. Temos softwares para Geometria, Funções, Estatística. A maioria pode ser baixada gratuitamente da Internet, mas alguns podem custar, até, milhares de reais.

Quando falamos do ensino de Geometria, o programa que mais se destaca e vem à mente em primeiro lugar é o Cabri Géomètre, Não obstante todas as qualidades técnicas deste software, porém, ele apresenta alguns inconvenientes. Para começar, ele é um software proprietário e, portanto, de acordo com a Free Software Foundation, não é ético e, logo, você não pode descobrir como ele funciona de fato. Além disso, ele está disponível apenas para Windows e, é claro, não há suporte para aqueles que o rodem via Wine tampouco interesse em portá-lo para outras plataformas. Como se tudo isso não bastasse, o preço da licença do programa é proibitivo para a maioria dos estudantes de ensino Fundamental e Médio, professores e escolas públicas ou pequenas escolas particulares.

Felizmente, existe uma alternativa livre e gratuita ao Cabri que está recebendo cada vez mais destaque: trata-se do GeoGebra, um programa de Geometria Dinâmica escrito em Java e, portanto, multiplataforma. Ele começou a ser desenvolvido em 2001 e, desde lá, já ganhou muitos prêmios. Através do GeoGebra, alunos e professores podem aprender e ensinar Geometria Plana, Geometria Analítica, Álgebra, Funções, Cálculo e muito mais, revelando-se um poderoso ambiente adequado a todos os níveis de ensino, da Escola Básica ao Nível Superior. Como se não bastasse, o site do projeto possui, ainda, a GeoGebra Wiki, que possui vários exemplos, links para trabalhos, arquivos e materiais que demonstram o que pode ser feito com o programa e podem ser usados tanto em sala de aula quanto como uma fonte de estudos individuais.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Caixa Prioritária no Gmail

Novamente o gigante das buscas sai novamente à frente de seus concorrentes em relação ao serviço de e-mail. Com o nome de Caixa Prioritária (Priority Inbox), essa nova função facilita e muito a leitura das nossas mensagens na caixa de  entrada quando ela vive cheia.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

2014, O Futuro das Telas

2010 foi o tempo das TVs 3d, apesar de muitas pessoas não aderirem, umas por que não tinham dinheiro (meu caso), outras por não gostarem da idéia do oculos a tira colo, fato é que vendeu-se muitas televisões, e uma unanimidade é que a Copa do mundo contibuiu para isto até demais.


Qual então seria o novo propulssor de vendas? Outra copa? 2014? Sim! Foi isto que um grupo de suecos (The Astonishing Tribe) fizeram, não só pensaram na copa, como também mostraram a sua propria visão de como vê-la, só uma coisa eles erraram e feio: No vídeo tem a Suécia campeã mundial.


Curtam o vídeo que eles fizeram e torça como eu para que esta tecnologia realmente saia do conceito e se torne realidade.


 

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Easter Eggs, você os conhece?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar nos "easter eggs" (ovos de páscoa), que são informações ocultas em alguns programas. O que eles fazem? Bom, desde a proporcionar algumas risadas a até mesmo passar o tempo. E para alguns mais aficcionados, promovem espécies de caças à esses misteriosos extras.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Abrt: Relatando Bugs no Fedora

Desde a semana passada eu estou utilizando o Fedora 14 Alpha, como vocês ficaram sabendo na minha última postagem. Bom, qual a função que um cara que não sabe programar em GTK pode ter numa versão de testes? A mesma que a sua: reportar os bugs encontrados.


Uma das maiores ajudas que você pode fornecer para uma distro ou software em versão alpha ou beta é utilizar, testar e enviar os bugs encontrados para o desenvolvedor. Acredite você ou não, o desenvolvedor não tem uma bola de cristal, nem tão pouco é filho do Nostradamus para saber sobre aquele bug que você relatou antes de você contar para ele.


Até pouco tempo, era bem complicado você reportar um bug em qualquer distribuição. Primeiro porque você tinha que dar um jeito de descobrir o backtrace do erro, tarefa bem complicada para um mortal, e depois você tinha que dar um pesquisada pra saber onde reportar esse bug. De algumas versões para cá, o Fedora trás por padrão o Abrt, que dá um grande auxilio na antes complicada tarefa de reportar aquele erro chato no seu software.