sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mensageiros instantâneos no Linux

Uma das maiores dificuldades do usuário que vem para o Linux, é a ausência do Live Messenger, da Microsoft. O mensageiro mais usado do mundo não tem versão para Linux, justamente por ser desenvolvido pela MS.










Para suprir esta necessidade, existem vários mensageiros instantâneos para Linux, dentre os quais os que mais se destacam são:



Emesene







O Emesene é um dos mais usados messengers do Linux. Sua interface é simples e leve, bem intuitiva. Aqui no meu Big Linux, não chega a ocupar nem 15 MB de memória, e mal usa o processador. Ele conta com suporte para vários plugins, envio de mensagens offline, formatações do MSN plus e muitas outras coisas. O site oficial é: http://emesene.org/ , mas se preferir, ele pode ser obtido através dos repositórios do Ubuntu.


Kopete







O projeto KDE tem dois messengers: O Kmess e o Kopete. Mas a preferência do público é pelo Kopete, que é padrão hoje no KDE. Sua interface é um pouco diferente do padrão imposto pelo Windows Live, mas não muito. Ele tem uma ótima integração com o KDE, por fazer parte do mesmo, e funções não muito utilizadas, como correção, filtro de mensagens, e até um tradutor! Sua página oficial é http://kopete.kde.org/ , e como o emesene, ele também está nos repositórios do Ubuntu.


aMSN







O aMSN é um messenger sofisticado, que é capaz de reproduzir Winks, usar mil e um emoticons e tem um suporte a Webcam's único e muito amplo. Além disso, há no site oficial dezenas de temas para personalizar o mensageiro. Ele também exibe o histórico das conversas (a menos que seja configurado para não guardá-lo) e pode também ser usado para jogar alguns jogos entre os usuários. No site oficial, http://www.amsn-project.net/ , você pode baixar o aMSN em .deb, ou como os outros você pode instalá-lo pelo Synaptic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário