sexta-feira, 27 de abril de 2012

Review Ubuntu 12.04 LTS

Após 6 meses de desenvolvimento, rumores, spoilers entre outros, foi lançando o Ubuntu 12.04 LTS , mas o 12.04 trouxe mesmo tantas mudanças ou é tudo "mimimi"  ? , confira agora neste review uma análise desta nova versão.

 



Instalação

Continua a mesma de versões anteriores, de modo rápido e simples, com opções de instalar ao lado de outros sistemas operacionais, instalar somenter o  Ubuntu, ou atualizar para a ultima versão, até aqui nada de novidades.

 

Resumo da minha  experiência com o Ubuntu 

Utilizo o Ubuntu desde a versão 10.04 lts, e quando atualizei para a 10.10, já estava totalmente acostumado ao Gnome 2.x, achava tudo lindo e prático, quando atualizei para a 11.04 que inseriu a interface unity, pensei  "Oque fizeram com o Ubuntu ? ", admito que não me adaptei logo de inicio e voltei a usar o gnome clássico. Cheguei a testar o gnome 3.0 no Fedora, e vi que em termos de usabilidade era semelhante ao unity porém mais funcional, entretanto o menu do unity é muito superior (opinião pessoal).

Após um tempo distante voltei a usar o Ubuntu na versão 11.10 e me surpreendi com a estabilidade apresentada, fui me acostumando aos poucos principalmente com o "alt + tab + etc" , e com os atalhos novos introduzidos, logo me acostumei a achei muito prático as buscas e opções de filtragem dessa nova dash com HUD, e a barra lateral que só aparecia quando requisitada , me fez aproveitar melhor o monitor como um todo. Porém ainda faltava personalização, efeitos, janelas gelatinosas e tudo mais, após alguns updates consegui trabalhar com alguns efeitos do compiz ativados sem comprometer o unity, e com isso já conseguia grande usabilidade em relação ao gnome.

Nesse meio tempo vi algumas forks sendo desenvolvidas e me questionei se o melhor caminho seria criar novos ambientes derivados de outros, ou continuar investindo nos atuais (considero a segunda opção melhor e mais viável, opinião pessoal ok ? ) sempre gostei muito do KDE e me adaptei ao Gnome, assim como ao Unity, o Xfce também considero interessante e minimalista algo que me agrada assim como o Lxde, mas preferi continuar utilizando o Unity até como formar de incentivo para tentar quebrar tanto preconceito ou não, que é gerado em volta do mesmo.

Primeiro Boot

Resolvi fazer uma instalação limpa da 12.04, após fazer o backup e com um pendrive contendo a nova versão,  fiz a instalação, que como de costume foi rápida e simples, e após reiniciar fiquei no aguardo para saber se o 12.04 era tudo isso que dizem por ai. Confesso que me surpreendi com a estabilidade do sistema e principalmente do Unity !, agora ainda mais funcional, e mesmo que moderado com opções de personalização já inclusas. O Unity recebeu uma série de melhorias e atualmente encotra-se na versão 5.6 (logo será lançada a 5.8),  o menu  foi muito lembrado nessa hora, já que por mais prático que fosse, era confuso achar um aplicativo se não lembrasse o nome ou parte dele, agora é mais intuitivo, inclusive com filtros de busca mais inteligentes e com opções de abrir videos no youtube, etc.

Após 3 versões utilizando o Unity, acredito que agora está mais maduro e preparado, livre de muitos erros do 11.04 ( claro que ainda podem surgir imprevistos) e com a cara da Canonical, que dá a entender que agora conseguiu chegar próximo do que tanto planeja e almeja para a sua interface.


Central de Programas

Algo que sempre me agradou no Ubuntu foi a sua excelente Central de Programas. com milhares de softwares com fácil instalação, pode não parecer, mas essa facilidade atrai o usuário!. A Central foi renovada, e agora é muito mais rápida comparada com versões anteriores, algo que há tempos o pessoal da Canonical queria fazer, pois bem conseguiram.



Dash
A Dash( menu) teve algumas melhorias aplicadas, foi aprimorado e está mais poderoso do que nunca. Agora, além de pesquisar em todo o sistema, ele vai adiante, permitindo ações com aplicativos e também pesquisas na web

.



HUD (Head Up Display )

Ao pressionar a tecla "Alt", aparecerá o HUD, que é semelhante ao "Alt + F2" ou "Gnome-Do", esse item também recebeu melhoria e utiliza uma abordagem inteligente baseada em pesquisa para encontrar e acessar os itens de menu que você precisa. É capaz de lembrar os itens que você usa com mais freqüência e priorizá-los nos resultados.


 

Unity e Configuração do Sistema

Como foi dito antes, o Unity agora tem a aba "Comportamento", que permite uma leve costumização,para mais opções recomendo o uso do My Unity.


As configurações do sistema agora conta com o menu "Privacidade" no qual pode ser definido oque deve ou não aparecer nas buscas na dash,etc.



 

Softwares

Essa nova versão, conta com uma grande atualização de software, como o Firefox 12, Thunderbird, entre outros, uma mudança foi a remoção do player Banshee e o retorno do Rhythmbox ( superior ao Banshee na minha opinião).

Firefox 12 na home do EL : )


 

Kernel Linux

Surgiram alguns rumores dizendo que o Ubuntu não tinha cara de Linux, entre outros pois estava utilizando o nome "Kernel Ubuntu " ao invés de "Kernel Linux" , após algumas explicações do próprio Mark Shuttleworth, de que o Kernel Ubuntu nada mais é do que o kernel linux otimizado para o Ubuntu, e até do próprio Linus Torvalds dizendo que “[...]algumas pessoas que trabalham com Kernel tendem a desmerecer o Ubuntu, mas eu acho que o Ubuntu tem a abordagem certa e centrada no usuário”, ficou claro que a Canonical quer apenas levar o Ubuntu para os seres humanos e de modo descomplicado mas sem perder o jeito Linux de ser.

Ubuntu no Brasil 

As últimas pesquisas realizadas indicam que o Ubuntu e suas variantes , é a distribuição mais utilizada no Brasil, e que passou de 1% para 2% no total, pode parecer um número insignificante, mas não é !, mostra que o trabalho começa a dar resultados. De acordo com Mark Shuttleworth a expectativa com a versão 12.04 é de que o Ubuntu chegue na marca dos 20 milhões de usuários no mundo, investimento não falta para que isso seja possível.

 

Conclusão

 

Já vi essa frase em muitos lugares mas torno a repetir, é a melhor versão do Ubuntu já lançado, rápido, estável, unity sem travamentos, hud preciso nas buscas, central de software voando, enfim, vale muito a pena instalar ou atualizar para a 12.04, lembrando que essa versão LTS agora tem suporte de 5 anos!.Quanto há algumas queixas quanto ao update, testei em um desktop com a versão 11.10 e ocorreu sem problemas, vária de user pra user.

Gostaram do review? comentem, não gosta do Ubuntu ? comente também, opiniões são bem-vindas.

Espero que tenham gostado do review e até a próxima.

 

17 comentários:

  1. Eu instalei o 12.04 numa máquina virtual aqui logo após o lançamento da Beta 2 e venho acompanhando as atualizações. Apesar de rápido e tudo mais, não vejo nada no Unity que me chame atenção.

    Espero que no 12.10 tudo melhore. Comecei no Ubuntu 7.04, e de lá para cá, passei até pelo Slackware, Arch Linux e Debian, mas acabo sempre voltando para o Ubuntu. :D

    ResponderExcluir
  2. o HUD é o menu que aparece quando se aperta Alt..
    é um menu que lembra o dash, o gnome-do ou o alt+F2 voltado para o menu da janela do aplicativo atual.

    por exemplo.. para sair do empathy não é preciso ir em arquivo->sair.. basta apertar Alt e digitar "sair"(ou somente "sa" que o HUD buscará a opção que corresponda) e apertar enter.
    O HUD tem tambem incluso nele a memorização dos comando mais utilizados

    o que foi apresentado como HUD no artigo é o próprio Dash que tem esta função de procurar.. algo como o gnome-do ou o alt-espaço do KDE

    ResponderExcluir
  3. O dash foi implementado de modo a ficar mais intuitivo , dê uma olhada : )
    http://rafaelneri.net/2012/01/ubuntu-hud-um-menu-alternativo/

    ResponderExcluir
  4. mas esse link explica apenas o HUD.
    Dash e HUD são aplicações diferentes e são acionadas com atalhos diferentes (super e alt respectivamente)
    -Dash é o lançador de aplicativos, o botão Ubuntu no canto esquerdo superior
    -HUD é o menu alternativo.

    por enquanto não vejo lááá grandes utilidades no HUD, mas à futuro pretendem implantar uma pesquisa por comando de voz, dai pode ficar interessante..
    dai é só falar "Favoritos" no firefox e voilá, se abre o menu favoritos.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, digitei errado eu quis dizer HUD sim, que é como se fosse o alt + f2, oque foi implementado nesta nova versão é que ele esta respondendo melhor as buscas assim como o dash.

    ResponderExcluir
  6. Post corrigido, thanks : )

    ResponderExcluir
  7. Cara posta o link do seu wallpaper...mto da hora!!

    ResponderExcluir
  8. Robin Hood
    http://2.bp.blogspot.com/-iI1-JZvkd5Q/T0vCafraNSI/AAAAAAAAAII/Pz0XDj7fl64/s1600/1273591497_7001.jpg

    ResponderExcluir
  9. Cristian Martins28 abril, 2012 20:08

    Eu utilizo a 10.04, tem como eu atualizar para o 12.04 direto, e corro o risco de perde dados, ou programas instalados ?

    ResponderExcluir
  10. Acredito que este link possa te ajudar melhor

    http://askubuntu.com/questions/110477/how-do-i-upgrade-from-10-04-or-11-10-to-12-04

    Não se esqueça de fazer backup !

    ResponderExcluir
  11. Estou usando ubuntu 12 neste momento e confesso que gostei bastante alias o unity que as pessoas tanto criticam foi a prineira interface linux no qual tive contato sou apaixonado pelo unity rsrsrs mas é o seguinte o unity é bom mas queria um tutorial para customiza-lo (janelas gelatinosa e etc..) desde ja agradeço qualquer resposta...

    ResponderExcluir
  12. eu uso linux ao bom tempo, hoje eu penso livre, e tento a todo os dias me afastar dos sistemas proprietario, sendo que a melhor alternativa hoje para usuario comum, seja o ubutu. isso é pessoal.

    ainda acho que um dia o linux esteja 50% nas pesquisa de sistema bem usado.

    ResponderExcluir
  13. Rafael Chagas03 maio, 2012 14:40

    No meu pc simplesmente não funciona o Unity 3D, o que não acontecia nas versões anteriores. Tentei instalar duas vezes, a primeira atualizei do 11.10 e não funcionou, na segunda vez tentei uma instalação limpa direto do dvd, e continuou com o mesmo problema. Agora uso o LMDE que é bem mais estável. Creio que a maioria das pessoas comecem no Linux hoje em dia através do Ubuntu, mas quando amadurecerem neste mundo livre verão que não há distribuição melhor e mais estável que o Debian e seus derivados.

    ResponderExcluir
  14. Onezino Gabriel Moreira03 maio, 2012 18:24

    Rapaz, quando se fala de alternativa não se fala de uma subversão da distro. Com certeza o ubuntu é a porta de entrada para o linux. E ainda o considero a melhor distro para desktop.

    ResponderExcluir
  15. Rafael Chagas04 maio, 2012 15:03

    Concordo que seja uma ótima distro. O problema é que as decisões tomadas pela canonical desde a versão 11.04 tem desagradado a maioria dos usuários, claro que há exceções, mas acredito que ouvir os usuários deveria ser uma política adotada pela empresa, pois eles produzem o Linux mais usado no mundo. Mas ao contrário disso, eles acabam por "usar" os utilizadores do sistema como beta testers, como foi o caso da inserção do Unity (que particularmente acho uma porcaria), a exclusão do gdebi e do synaptic, etc. Além disso, o Ubuntu não tem e nunca terá a mesma estabilidade do Debian, apesar de ter sido baseado neste, a Canonical não adota a mesma política do Debian, incluindo programas instáveis e pacotes quebrados em seu sistema, que muitas vezes acaba por comprometer a instalação toda. Mas apesar disso é uma ótima distro, mas se fosse pra recomendar a alguém uma versão do Ubuntu, eu recomendaria a 10.04 e não a 12.04, acho que é importante dar um tempo para o sistema se estabilizar, mas isso é opnião pessoal.

    ResponderExcluir
  16. Rafael Ferraz18 maio, 2012 16:03

    Eu era usuário do Debian até bem pouco tempo atrás, mas estava enfrentando alguns problemas com a minha placa wireless, bem como não encontrei um meio de instalar o Gnome 3.4 nele. Principalmente pelo problema com o wireless, passei para o Ubuntu 12.04 e tudo está indo muito bem. Só que em vez de utilizar o Unity, prefiro utilizar o Gnome 3.4 pela praticidade de utilização.

    ResponderExcluir
  17. Rafael Ferraz18 maio, 2012 16:14

    Esse "desagrado" por parte dos usuários a partir da versão 11.04 acredito que tenha sido causado, principalmente, pelo grande choque da mudança do Gnome 2.x, que é uma interface extremamente estável, mas com um modelo de utilização um pouco atrasado, para o Unity, que apesar de, na época, ser uma interface muito crua e com muito a melhorar, tinha um modelo de utilização inovador. Creio que o futuro dos desktops seja evoluir para esse pensamento. Tudo está na mão do usuário, sem nem mesmo precisar usar muito o mouse.

    Além desse grande choque com a introdução do Unity, o próprio Gnome causou muito alvoroço com a evolução para o Gnome-Shell. Confesso que à primeiro momento achei horrível trabalhar com essa interface, mas depois que peguei para trabalhar com ela com mais calma e com a mente mais aberta, vi que ela é maravilhosa. Me permite acessar qualquer coisa muito facilmente e permite uma organização das minhas áreas de trabalho muito melhor. Claro, ainda tem que melhorar alguns pequenos detalhes, mas o trabalho está indo bem.

    Outro grande impacto que ocorrerá, com certeza, é no ambiente Windows, com a chegada do Windows 8 e a interface Metro. Pelo que vi até o momento, não gostei.

    ResponderExcluir