sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Songbird 1.2: Review, Instalação e Personalização

Foi lançada a versão 1.2 do Songbird. Essa era uma das versões mais esperadas por conta do tão pedido equalizador ter sido adicionado.



1 - Review


A primeira vista, poucas mudanças foram feitas. No entanto, mudanças significativas em relação ao funcionamento foram adicionadas. O consumo de memória que era um dos maiores problemas dos betas dessa nova versão foi normalizado, ficando em torno de 65MB, o que é um bom número levando em conta a interface bem trabalhada e as funções presentes.


Uma das suas novas funções é a organização automática da biblioteca de música. Essa função vem desabilitada por padrão, por questão do player não mexer na sua Biblioteca sem sua autorização. Para ativar a função basta ir no “Ferramentas”, depois “Opções” e por último “Organizar Músicas” e ativar a função. Para quem não conhece essa função, ela parece funcionar de maneira parecida com a biblioteca do Itunes, ou seja, uma pasta própria onde todas as músicas que você adiciona ao player ficam reunidas. Uma função muito útil para aqueles que tem músicas em muitas pastas separadas.


Outra função interessante é a sincronização com o Ipod que foi melhorada. Para quem utiliza o Songbird no Windows, a sincronização com a biblioteca e as playlists do Itunes também foi melhorada.


Agora o tão esperado equalizador. Uma das funções mais pedidas agora está presente. Por padrão, não inclui predefinições, problema que se resolve com algumas extensões. A qualidade de som melhora consideravelmente.


2 – Instalação


O Songbird é disponibilizado no site oficial através do seguinte link:


http://download.songbirdnest.com/installer/linux/i686/Songbird_1.2.0-1146_linux-i686.tar.gz


Alguns podem se perguntar porque eu nunca trabalho com arquivos deb nos meus tutoriais. É simples. Nos arquivos debs do Firefox e Songbird a função de atualização automática é desabilitada, pois eles ficam em pastas com permissão de root (super usuário) e o usuário comum não pode mexer. Com um pouco de “complicação” agora, podemos facilitar nossa vida depois, quando por ventura sair alguma atualização.


Você deve abrir o terminal (konsole) e digitar o seguinte comando:




wget -c http://download.songbirdnest.com/installer/linux/i686/Songbird_1.2.0-1146_linux-i686.tar.gz

Entendendo o comando acima:

  • “wget” é o programa que faz downloads em modo texto;

  • “-c” é uma função do “wget” que permite continuar o download do ponto onde foi finalizado, caso ocorra algum problema.


Quando o download acabar, o arquivo Songbird_1.2.0-1146_linux-i686.tar.gz será criado. Ainda no terminal, digite o seguinte comando:
tar -xvf Songbird_1.2.0-1146_linux-i686.tar.gz

Entendendo o comando acima:

  • > “tar” é o programa em modo texto que descompacta arquivos;

  • “x” é o argumento do programa “tar” que diz a ele que você quer descompactar o arquivo citado;

  • “v” mostra a atividade do programa “tar” no terminal;

  • “f” tenta forçar a operação, caso algum problema seja encontrado.


A pasta “Songbird” será gerada. Ainda no terminal, temos que desinstalar um pequeno pacote para que o Songbird funcione corretamente. Digite o seguinte comando:
sudo apt-get remove libvisual-0.4-plugins

Entendendo o comando acima:

  • “sudo” dá poderes de super usuário ao comando, necessário para remover um pacote;

  • “apt-get” é o programa modo texto que baixa e instala/remove programas;

  • “remove” é o argumento do programa “apt-get” que diz o que ele deve fazer, em nosso caso remover o pacote citado;


Temos de remover esse pacote porque, por algum motivo por mim desconhecido, ele conflita com o novo Songbird. Nada deixou de funcionar no meu PC depois da desinstalação dele.

Agora precisamos “organizar” as coisas. Deixar a pasta do nosso player simplesmente na pasta /home, lá visível pode trazer alguns problemas. Seu filho/filha, esposa/marido ou agregados e afins podem simplesmente deletá-las, achando que não é nada. Portanto, vamos “escondê-la”.

E como se esconde uma pasta ou arquivo? Simples, basta colocar um ponto (.) no ínicio do nome. Logo, devemos renomear nossa pasta para “.Songbird”. Você vai notar que ela vai desaparecer imediatamente (ou após você atualizar a página do Konqueror/Dolphin).

Precisamos agora criar as facilidades: Um ícone no menu e outro na área de trabalho. Abra o Kate (ou o Kedit) e digite o seguinte:
[Desktop Entry]
Name=Songbird
Exec=/home/usuario/.Songbird/songbird
Type=Application
Icon=/home/usuario/.Songbird/songbird-512.png
Comment=Music Player
Categories=AudioVideo;Audio;Player;GTK;

Salve o arquivo com o nome de Songbird.desktop . O que acabamos de fazer foi simplesmente criar um ícone. Entendendo o arquivo:

  • [Desktop ENTRY] deve estar em todos os arquivos de ícone. É uma espécie de “cabeçalho”;

  • “Name” é o nome que será exibido no ícone;

  • “Exec” é o arquivo que será executado quando o ícone for ativado;

  • “Type” define o tipo de ícone, no nosso caso de aplicativo;

  • “Icon” é a imagem que será exibida no ícone;

  • “Comment” é a mensagem que irá aparecer quando o mouse ficar sobre o ícone algum tempo;

  • “categories” é em que menu o nosso ícone irá aparecer, no caso, Audio.


Você ainda deve estar com o terminal aberto, então iremos voltar para ele. O comando abaixo leva em consideração que você criou o ícone na sua pasta /home/usuário:
sudo cp Songbird.desktop /usr/share/applications
mv Songbird.desktop Desktop

Entendendo os comandos acima:

  • “sudo” dá poderes de super usuário ao comando, necessário para modificar a pasta “/usr/share/applications”;

  • “cp” é o comando que copia o arquivo citado para a pasta citada após ele. A ordem é Arquivo > Local ;

  • “mv” é o comando que envia o arquivo de um local para outro. Já que o copiamos o ícone para a pasta do menu, podemos mover o original para a área de trabalho.


Os ícones dos arquivos no menu ficam normalmente na pasta “/usr/share/applications”, por isso enviamos uma cópia do nosso ícone para lá. Depois desses passos, clicando no ícone do Songbird e aguardando alguns instantes, o assistente inicial deve ser aberto.

3 – Personalização

O Songbird com sua aparência padrão já impõe um certo respeito. Diferente dos outros player Linux, o nosso “passarinho” já fica emplumado logo quando é iniciado. Com algumas extensões podemos melhorá-lo.

Para adicionar algumas extensões, basta clicar barra a esquerda na linha “Songbird Addons”. Uma aba apontando para o site oficial será aberta. Vamos a minha lista de extensões favoritas:

Temas:

- Aero Bird – Se você gosta de um visual mais próximo ao do Windows Vista, esse tema é o ideal. Sua cor predominante é o azul;

link: http://addons.songbirdnest.com/addon/1321

- Aero Bird Pro – Com um visual um pouco mais distante do Vista, esse tema é uma boa opção para aqueles que gostam de um tom mais escuro. Um dos mais bonitos que eu já vi;

link: http://addons.songbirdnest.com/ad
don/1416


- Chrome – Ao contrário do que você pode ter pensado, esse tema não tem nada a ver com o navegador do Google. É um tema metálico, ideal para os amantes de um visual ao estilo Mac;

Link: http://addons.songbirdnest.com/addon/1540

- Crow – Uma das personalizações mais completas que uma Skin pode fornecer ao Songbird. O visual imitação do Media Player da Microsoft dá um ar moderno ao player.
Link: http://addons.songbirdnest.com/addon/1596

Extensões:

- EqualizerPane – Uma extensão que põe o equalizador do Songbird na parte de baixo do player, onde normalmente fica o “MashTape”. Muito interessante e funcional;
Link: http://addons.songbirdnest.com/addon/1589

Equalizer Presets – Extensão que aumenta a funcionalidade do equalizador do Songbird, adicionando presets ao player. Altamente recomendada;

Link: http://addons.songbirdnest.com/addon/1620

MashTape – Padrão do Songbird, essa extensão disponibiliza diversas informações sobre o artista da música em execução;

Link: http://addons.songbirdnest.com/addon/73

LyricMaster – Uma gigante do Songbird. Apresenta as letras das músicas na lateral do player. Uma das mais importantes e utilizadas. Altamente recomendada;

Link: http://addons.songbirdnest.com/addon/1230

BirdTabs – Se você toca algum instrumento, essa é uma boa extensão. Ela procura e apresenta os acordes da música em execução diretamente no player;

Link: http://addons.songbirdnest.com/addon/1556

Google Search – Dispensa apresentações. Se você vai utilizar o Songbird também para navegar, essa extensão é essencial.

Link: http://addons.songbirdnest.com/addon/1254

Essas foram apenas algumas das extensões que eu mais aprecio. O site do Songbird disponibiliza diversas outras que também podem lhe agradar.

4 – Conclusão

A nova versão do Songbird é mais que recomendada. De longe o melhor player Linux na atualidade, o Songbird 1.2 adiciona ainda mais funcionalidade e beleza ao seu computador. Atualize agora mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário