quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Succi Linux, o Puppy em Português


Andava pela Internet, mais precisamente pelo VivaOLinux (www.vivaolinux.com.br), quando encontrei o anúncio dessa nova distro. Como de comer pão de queijo e testes ninguém nunca morreu (ao menos que eu saiba), resolvi baixar e testar essa nova ideia nacional.



Há muito tempo testei o Puppy Linux original, em inglês. A distro era bem simpática, leve e com algumas funções interessantes. Os grandes problemas que encontrei nela foram o visual (como era feia) e a falta de opções para conexão a internet. Algumas funções como salvar a seção do LiveCD no próprio LiveCD eram bem legais, mas confesso que o idioma também atrapalhava.


O Succi resolveu, ao menos, dois desses problemas. Além de estar em português, a distro trás um visual muito bonito, em tons de azul, fazendo quase um milagre levando em conta que a distro tem o objetivo de ser leve e não poderia exagerar no visual. O menu também ficou mais simpático e a presença do Firefox ajuda bastante.



Um coisa que em que tanto Puppy quanto o Succi ficam devendo é na questão do Multimidia. De onde saiu aquele XfMedia, meu povo? E eu que pensei que o Amarok 2 era o pior player de atualidade (alfinetei o Amarok outra vez, desculpem, escapou). Um player de vídeo aceitável como o Xine ou o Mplayer também seria uma boa pedida para melhorar a distro.

Falando em leveza, vocês sabem que eu não sou um "menino bonzinho" quando faço testes de consumo de memória e performance. Por isso mesmo nem queimei a ISO num CD e testei pelo VirtualBox, só para poder maltratar bastante. Selecionei a memória levando em conta a RAM de um PC antigo meu (6 anos), ou seja, 128MB (ele já foi top de linha, eu juro) e apenas 12MB de vídeo. A performance foi excelente, sem travamentos, o consumo de RAM se manteve por volta de 58MB e o vídeo funcionou perfeitamente utilizando o driver VESA. A opção de mudar a resolução da tela ao iniciar a parte gráfica também merece elogios.

Voltando aos defeitos, a parte de conexão com a internet ainda é bem precária, não encontrei nada para configurar de internet discada até a Wireless (o que incluí minha net 3G). Levando em conta que a distro é para PCs antigos, e PCs antigos utilizam, em grande parte, a nossa amada internet discada, não vir com os drivers para as placas de softmodem é uma bola fora das grandes.

No fim das contas, o Succi é uma nova e promissora opção para aquele seu PC que "riu da sua cara" quando você tentou rodar alguma distro com o KDE 4, ou mesmo o Gnome. Como todo o projeto no ínicio, a distro ainda precisa de uma melhora aqui e ali (player de aúdio decente pelo amor de Deus, hein galera), um pouco de ajuda provavelmente será bem aceita pelos "pais" do projeto. Para quem está pensando em testar, não custa nada, são apenas 98MB de download e pronto. Se você gosta de testes, não pode deixar escapar essa dica.

Página do Projeto: http://succi-linux.blogspot.com/
Mais Fotos :





Nenhum comentário:

Postar um comentário