segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Recuperar o GRUB

O GRUB é o principal gerenciador de boot nas distros Linux. Quando se tem um dual boot (ou até mesmo um multi-boot) na máquina, é possível selecionar qual dos sistemas instalados se deseja inicializar, seja ele Windows ou Linux. Quando se reinstala o Windows (o que pode acontecer comumente com usuários desse sistema), ele sobrescreve a MBR a acaba sem querer, apagando o GRUB, impossibilitando assim a inicialização dos outros sistemas instalados.



A recuperação do GRUB é bem simples e necessita basicamente de um LiveCD de alguma distro. Primeiramente, rode o LiveCD. Após o sistema Linux ter inicializado, abra o Terminal (no Ubuntu 9.04, ele encontra-se em Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite o seguinte comando para listar todas as partições de seu Dísco Rígido (HD):




sudo fdisk -l

Após localizar em qual partição o sistema está instalado, digite o comando abaixo para montá-la




sudo mount /dev/hdY /mnt

Lembrando que /dev/hdY representa a partição que você deve montar.
Com a partição referente referente devidamente montada, digite o comando seguinte para a reinstalação do GRUB



sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/hdY

Relembrando de trocar o /dev/hdY pela partição onde o sistema está instalado. Após isso, reinicie o computador e seu GRUB deverá ter sido reinstalado e pronto para uso. Note que para realizar essas ações, será necessário digitar a senha do Sudo.


Existem vários métodos de recuperação do GRUB. Outro método é utilizando SuperGRUB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário