segunda-feira, 28 de setembro de 2009

OpenShot: Novo editor de vídeo para Linux

Quando tenho de editar algum vídeo no Linux já vai dando vontade de sair arrancando os cabelos, pois sei que não será das mais animadoras atividades.O sistema sofre pela falta de editores de vídeo que sejam simples, atraentes e que funcionem bem nas mais diversas ações. Está certo que existem o Cinelerra, o KDEnlive, o Avidemux e tantos outros, mas é certo também que eles, em sua maioria, pecam na falta de muitas funções.






Mas para minha felicidade (e creio que de todos os usuários Linux!), nem tudo está perdido. Esse ano um novo projeto surgiu, mostrando que é possível existir uma luz no fim do túnel. O mais novo editor de vídeo chama-se OpenShot e lembra muito o Microsoft Windows Movie Maker, facilitando muito a edição através dele.




Com suporte para transições e efeitos de vídeo, o OpenShot mostra que é um projeto promissor e que pode trazer um software em que seja prazeroso para qualquer usuário editar desde seu filme caseiro até aquele vídeo quase profissional para ser exibido em um trabalho na Universidade.








Já que o editor está em fase de testes, alguns bugs podem ser presenciados podendo atrapalhar um pouco alguma tarefa na edição. Mesmo assim, o programa já aparenta estar bem maduro e pronto para uso! No Site Oficial, estão disponíveis diversos instaladores juntamentamente com suas respectivas dependências, de acordo com cada versão do Ubuntu. Façam o download, testem e ajudem os desenvolvedores tornarem a edição de vídeos no Linux mais prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário