terça-feira, 30 de novembro de 2010

Review do ZTE X990, o smartphone para as massas

Minha mais nova aquisição tecnológica foi um smartphone ZTE X990. Neste post, vou contar a minha história que me levou a ele e fazer um breve review do mesmo.

Este é o ZTE X990, mas o meu é preto



Como tudo começou


Quem me acompanhava em meu antigo blog sabe que eu tenho um desafeto com a operadora Oi. Em Maio deste ano, uma série de eventos fatídicos que incluem mal atendimento, gozação do cliente na linha e solicitação de serviço incorreta me fez desejar migrar para outra operadora o mais rápido possível. Mas qual nova operadora? Sempre com a opinião de que, no Brasil, não existe uma operadora melhor, mas sim uma menos pior, resolvi escolher a Vivo por um motivo bem simples: tanto o celular do meu pai quanto o da minha madrasta são desta operadora o que, no mínimo, vai me fazer uma pequena economia nas ligações para eles.

Em Junho ou Julho, começando a ir atrás de informações para a migração, eu descobri que a Vivo - ao menos no Rio Grande do Sul - opera com celulares quadriband e o meu - assim como o de todas as outras operadoras - era triband. Ou seja, eu poderia trocar por um chip da Claro ou da Tim, mas não da Vivo. Resultado: teria que comprar outro celular.

Somente agora no final de Novembro (eu comprei dia 27), sobrou um dinheiro para adquirir o aparelho. Eu tinha 200 reais disponíveis. Minha intenção original era levar ou um Nokia 2690 ou um LG GS 155 na Magazine Luíza, que estavam ambos R$ 199. Era uma escolha difícil: enquanto aquele, assim como meu Nokia 2630, tinha Bluetooth mas não tinha cartão de memória, este tinha cartão de memória mas não Bluetooth. Foi então que passei em frente a uma loja de uma rede local, a CR Die Mentz, onde me deparei com este telefone sendo vendido ao mesmo preço (Na verdade, o vendedor disse que ele custava R$ 399 mas estava em promoção "que ia acabar hoje", papo típico de vendas e bela desculpa pra dizer que o produto estava encalhado - acredite, essa loja vende um computador com 512MB de RAM e HD de 80 GB por R$ 1.200).

Após consultar as especificações do mesmo, decidi que seria mais vantagem levá-lo do que o Nokia ou o LG. Na verdade, sem querer, eu fui o último cliente da loja naquele dia - tanto que eles fecharam as portas e eu fiquei lá dentro! - e o atendimento foi bom (o vendedor me agradecia tanto que só faltou querer me beijar na boca). Um ponto que eu destaco no processo de venda é que os caixas fazem questão de ABRIR o produto na frente do cliente para ver se está tudo em ordem. Isso é ruim? Não, mas tem seus pontos negativos e positivos: durante essa "verificação", a caixa do produto foi levemente danificada, o que é irrelevante.

Especificações do aparelho


Se você quiser ter uma lista completa das especificações, pode ler esta página. Dentre elas, destaco o teclado Qwerty, sua memória interna de 70MB, suporte a cartão de memória, Bluetooth e câmera de 2 megapixels.

O X990 é realmente um smartphone?


Após muitas pesquisas que fiz em vários sites antes de decidir comprá-lo - destacando um que chamou-o de PalmBerry - destaco este post do Guia do Leigo o qual esclarece que este celular não é um smartphone de verdade - apesar de a Vivo vendê-lo como tal. O motivo é bem simples: segundo o site, os smartphones usam tecnologia 3G, enquanto o X990 usa apenas GSM. Também pudera, ele foi projetado para pessoas que gostam de enviar torpedos e mensagens instantâneas.

Um modelo irmão deste aparelho que é um smartphone de verdade é o ZTE X850, que tem o sistema operacional Android. Eu só não o comprei porque ele não estava disponível aqui.

ZTE é uma boa marca?


É claro que muitos leitores deste post devem estar de nariz torcido para um aparelho da marca ZTE - que, como todos nós sabemos, fabrica seus produtos na China -, mas aqui eu gostaria de fazer uma ressalva: ao contrário dos modelos xing-ling que são vendidos em camelô, este modelo, além de ser vendido pela e ter a marca da Vivo, foi homologado pela Anatel, assim, eu sei que ele não vai fazer mal à minha saúde. É claro que ele não tem toda a qualidade de um celular BlackBerry ou Nokia mas, francamente, você sairia na rua com um smartphone de marca em meio a tanta violência que enfrentamos hoje em dia?

Pontos positivos


O conjunto de acessórios que vem com o aparelho é impressionante: além da bateria e do fone de ouvido, o aparelho vem com um carregador que se conecta à porta USB lateral do mesmo e, além disso, com um cabo de dados que permite trocar informações com um PC.

Eu nunca fui muito fã de cabos para celulares; Lembro-me com pesar dos dias em que tinha um Siemens C72: O cabo de dados do aparelho só funcionava no Windows através de um programa russo; No Linux, nem pensar: naquela época, eu usava Slackware e, por mais que eu tivesse compilado módulos e programas, apesar de o celular ser reconhecido, eu nunca conseguia acessar os arquivos do mesmo.

Não é o caso do ZTE X990: ao conectar o cabo USB no computador, surge na tela do aparelho um menu onde você pode escolher se deseja utilizar o celular como dispositivo de armazenamento em massa (pendrive), webcam ou porta COM. Ao escolher a primeira opção, o celular é montado automaticamente na área de trabalho. Também é possível utilizar o cabo para transferir dados para o cartão de memória, caso seu computador (assim como meu velho Athlon XP) não tenha leitor de cartões.

Cabo USB permite que celular seja acessado como pendrive

Quando coloquei o celular em modo webcam, o mesmo foi automaticamente reconhecido pelo Cheese, apesar de o mesmo ter travado enquanto eu gravava um vídeo - e de o vídeo ter sido gravado em um arquivo de 17,9 MB.

A conectividade Bluetooth é boa e, neste modo, há a possibilidade de utilizar o aparelho como controle remoto do computador (embora eu ainda não tenha descoberto como).

Outro ponto positivo são as promoções atreladas ao celular: ao comprá-lo, você recebe um código que te dá 100 torpedos válidos por 30 dias; Além disso, você ganha 30 dias grátis de navegação no MSN, cujo cliente já vem instalado no celular. Após este período, você pode comprar o pacote de MSN da operadora por R$ 8,90 por mês. Eu também entrei em contato com eles e fiquei sabendo do Vivo On, onde você se inscreve por R$ 11,90 e, nas recargas acima de R$ 25,00, tem acesso liberado a sites como GMail, Twitter, Facebook e Orkut, além do site da operadora. Não é uma maravilha, mas é o que eu posso esperar.

Mais um ponto positivo é que a entrada para fone de ouvido é padrão, o que significa que o aparelho pode ser conectado em qualquer fone ou caixinha de som, e não apenas naqueles feitos pelo fabricante (algo que a Nokia está se tocando só agora).

Pontos negativos


Como nem tudo é um mar de rosas, o celular tem algumas características que deixam a desejar. Tirando o fato de o sistema operacional ser proprietário, primeiro: o cabo do carregador da bateria é muito curto. Sério: ele tem que ser recarregado próximo a tomada. O cabo USB tem a mesma medida, mas isso não chega a ser um problema para este cabo. Segundo, o menu de contatos poderia ser melhor: para adicionar um novo nome à agenda, você deve selecionar a primeira opção, "Novo contato", o que te obriga a voltar ao início da lista para tal (ou apertar a seta para direita para ir para a memória do telefone, a para a esquerda para voltar e a para cima para selecionar a famigerada opção, mais prático). Terceiro, O T9 ajuda muito, mas até agora não descobri como acentuar as letras. Por fim, algo que não é um problema do aparelho, mas de quem sempre usou celular com teclado não-QWERTY: você aperta duas vezes numa tecla para mudar de letra e ela se repete; esquece que tem que apertar DEL, pensa que está num Nokia, aperta Voltar e perde tudo. Mas este defeito vai sumir com o tempo. Outro ponto são alguns sites de reviews com informações desencontradas: um, dizia que a tela era touchscreen; outro, dizia que não era. Acabei descobrindo que não era (afinal, obviamente, se fosse, não teria um teclado QWERTY).

Fotos


Caixa do celular

Caixa aberta e manuais

Celular, carregador, cabo USB e fone de ouvido

Conclusão


Apesar de o meu pai, como sempre, colocar defeitos, estou feliz com minha nova aquisição e sei que ela vai suprir minhas necessidades por um bom tempo. Sei o que esperar dele, pois sei quanto paguei. É, enfim, uma ótima opção para quem quer entrar no mundo dos smartphones mas não tem condições de adquirir um modelo top de linha.

ATUALIZAÇÃO

Há algumas semanas, o visor do ZTE trincou misteriosamente, sem que eu nada tivesse feito para tal. Hoje, levei-o a uma AT e eles disseram que a empresa não disponibiliza peças para reposição em estoque. Assim, minha única solução foi se desfazer do aparelho. Desta forma, não posso mais recomendar o mesmo aos leitores deste blog.

48 comentários:

  1. É um belo celular, apesar de vir com Windows Mobile.Também penso em trocar o meu que vai completando 3 anos, e acho que encontrei um candidato perfeito.

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, ele NÃO vem com Windows Mobile, o sistema proprietário ao qual me referi foi desenvolvido pela ZTE.

    ResponderExcluir
  3. Gloria Simone Duarte Bichi02 dezembro, 2010 13:48

    eu me chamo: Simone sou gaucha da cidade de Pelotas:Rs,eu comprei o ZTE X990 da vivo e estou muito contente faço minhas as palavras de outro cliente que comprou um também,desde quando uma pessoa de baixa renda vai ter condições de comprar um smart fone de marca nacional e poder andar com ele na rua arriscando ser assaltado,além do preço ser excelente a qualidade dele é boa eu estou satisfeita com a compra que eu fiz.

    ResponderExcluir
  4. Por favor me ajudem.
    Como posso fazer para desbloquear o meu ZTE X990
    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  5. Para acentuar!!!
    aperte a tecla P até chegar no acento requerido, e depois aperte a vogal que você quer com o mesmo...
    Tenho o celular a algum tempo e até agora não obtive decepções...
    abraço a todos

    ResponderExcluir
  6. Você tem certeza? Eu fiquei apertando P tanto no modo de escrever torpedo quanto na agenda e só apareceu um monte de P! Podes fazer um videotutorial ou algo similar?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber comprei o zte x990, e não consegui encontrar um dispositivo que consiga na hora que recebo chamado ele consiga vibrar e tocar juntos.
    Tem está opção?

    ResponderExcluir
  8. o zte x990 tem a função de vibrar e tocar quando recebe chamado?

    ResponderExcluir
  9. queria saber o passo a passo como desbloquear o celular zte x990

    ResponderExcluir
  10. Eu também. :(

    ResponderExcluir
  11. Deve ter, ele vibra até quando se coloca no silencioso...

    ResponderExcluir
  12. como eu consigo utilizar a web cam do ZTE X990?

    ResponderExcluir
  13. @Nicole

    Conecte o cabo USB ao telefone e ao computador. Vai surgir um menu no telefone. Selecione a opção Webcam. Se não aparecer nenhuma notificação de câmera detectada, abra seu programa de webcam.

    Um detalhe que deixei passar é que o ZTE permite aplicar "efeitos especiais" nas filmagens ao vivo!

    ResponderExcluir
  14. Acabei de adquirir um, não consegui configurar email, eu queria acessar meu gmail...tentei instalar o cliente do gmail, no momento de iniciar ele reinicia... o seu tambem tem esses problemas. Legal o celular...mas não podemos chama-lo de smartphone.

    ResponderExcluir
  15. Gente, pelo amor do guarda!!! Me ajudem c esse celular, comprei ele hj e ja to com vontade de tacar na parede. Seguinte, alguem sabe como eu faço p adquirir tons para esse celular, ou como passas musicas do pc para ele? Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Passar música? Minha filha, por acaso veio um cabo USB com o celular? Então, conecte esse cabo no celular e no micro, escolha a 1a opção no visor do aparelho e copia as músicas pra pasta áudio. PS: Compre um cartão de memória.

    ResponderExcluir
  17. eu queria saber como eu faço para colocar video no meu x990 ?

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se esse cel tem bloco de notas, não àquelas anotações de tarefas ou agenda, mas sim a bloco de notas mesmo. Grato.

    ResponderExcluir
  19. Estou "levemente" satisfeito com o meu. A manual é fraco demais. Os acentos eu não encontrava de jeito nenhum, tem pouco informação. Até agora não achei o viva voz, no manual não diz nada

    ResponderExcluir
  20. Olá, Meu nome é Jéssica e gostaria de uma informação.
    Ganhei o celular ZTE X900 e ele é otimo me ajuda muito, mas não entendo sobre a opção web cam. Gostaria de saber se tem como conectar ao msn?

    Fico no aguardo.
    Att.,

    ResponderExcluir
  21. Jéssica, conecte-o ao micro com o cabo USB que veio junto, no telefone escolha a opção Webcam e, no MSN, tente detectá-lo.

    ResponderExcluir
  22. Comprei esse mesmo celular ontem e coloquei um cartão de memória nele, mas as musicas não estão abrindo no player de "musicas".
    Só tocam separadamente quando vou no local "cartão de memória" e abro de uma por uma...
    o que posso fazer pra elas ficarem tocando continuamente, sem eu ter que ficar colocando pra tocar uma por uma?

    ResponderExcluir
  23. Menu - Multimidia - Músicas. Clique em Listar, ele vai encontrar todas as suas músicas.

    Esse player não é dos melhores. Vc encontra boas alternativas na Internet.

    ResponderExcluir
  24. oi andre vc conseguiu usar o msn nele? ou usar o ebuddy? que é gratuito atraves dele?

    ResponderExcluir
  25. Sim, mas a gratuidade é só por 30 dias!

    ResponderExcluir
  26. Para acentuar as letras , vc prescisa apertar a tecla de bloqueio no momento que estiver escrevendo ( aquela que tem um lapis (umtima tecla do Q-wert) )e depois a tecla P que a letra que prescisa ser acentuada , vai se acentuar entende?

    ResponderExcluir
  27. gostaria de saber se posso usar o ztex990 como moden e abrir a internet na tela do pc , se possível como faze-lo?

    ResponderExcluir
  28. comprei uma reliquia destas ai, pois não terminei de pagar ainda e de tanta dor de cabeça que me deu, quebrei o x990 e joguei no lixo ,pra não ficar mexendo em merda. Não compre pára não se arrepender, nada funciona a contento.

    ResponderExcluir
  29. Ainda bem que você o quebrou e ele não quebrou sozinho.

    ResponderExcluir
  30. Sim, basta utilizá-lo como porta COM, na opção do próprio aparelho quando conectamos o cabo USB, mas você terá que procurar um tutorial mais específico sobre o assunto,

    ResponderExcluir
  31. Comprei um ontem, então tenho que cuidar para não quebrar rs, pois ainda e dificel achar peças, mais estou gostando e facil de usar, a camera de 2.0 é boa perto de algumas com a mesma resolução.

    Mais estou aqui, pois vi que mtos não acharam os acentos, então vamos la.

    1ª vc tem que mudar a escrita para PT e não para (ezi PT), é la em baixo no cadeado, depois vc pode ficar apertando a letra "P" para acentos e a letra "C" para Ç.

    abraço

    ResponderExcluir
  32. Hehehe, ele é bom sim. Só toma cuidado. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  33. Eu gostaria de sabe se voce sabe onde posso comprar uma capa para ele...Ja procurei na internet mais nao achei.

    ResponderExcluir
  34. Não faço ideia... talvez no Mercado Livre. []s

    ResponderExcluir
  35. Ultimamente alguns aparelhos até têm um bom som sem o fone, mas com o fone o volume reduz muito, a ponto de ouvir todo som externo, com o volume do fone no máximo.
    Eu gostaria de saber se o volume do som do fone de ouvido desse aparelho é muito baixo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Poxa que facil, e eu apanhando aqui. Eu escrevia no "abc" por isso os scentos não entravam. Tem que estar no "pt". Vlw pela dica.

    ResponderExcluir
  37. Porque não consigo conectar a webcam do celular? Já tentei de tudo e não consigo. Preciso ter algum driver, já que não o mesmo não vem com cd de instalação? Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  38. Olá Loyanne! Infelizmente não estou mais utilizando esse aparelho e não posso ajudar. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  39. oi luis , compre aqele fone do paraguai mesmo branco , daqeles qe entra dentro do ouvido kk , comprei outro paguei só 4 reais , e ficou bem mais alto do qu ecom esse fone que vem , Beeijo .

    ResponderExcluir
  40. Porque não consigo passar musicas do pc pro meu cartão de memoria? já tentei de tudo..

    ResponderExcluir
  41. Cartão sd ? eu consigo passar normalmente, tem como ser mais especifica ?

    ResponderExcluir
  42. Como é q faço para baixar fotos do ZTE X990 para o computador?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  43. Olá, Patrícia! Você precisa conectar o cabo nele e escolher o modo de transferência de dados quando solicitado; assim, ele vai aparecer como um pendrive em seu computador.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Olá meu amrs tudo boom?
    Então . Eu adquirii o meu produto no Walmart e não falava nada sobre o cabo USB e nem sobre a webcam .

    Se o meu celular não veio com o cabo que fazer?

    ResponderExcluir
  45. Verifique na caixa se o cabo faz parte do pacote; se fizer, é uma boa ideia voltar na loja e pedir a troca do produto. Caso ele não faça parte do pacote, é necessário comprar numa loja autorizada.

    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  46. Valter Oliveira de Souto05 abril, 2012 10:49

    eu gostaria de saber se a opção webcam, serve para conectar como uma webcam para o msn do pc?
    desde ja agradeço!!!

    ResponderExcluir