sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Instale o LibreOffice no Ubuntu via PPA



 

ensinamos como proceder a instalação "manual" do LibreOffice no Ubuntu. No post de hoje ensinarei como instalar o LibreOffice, via repositório.


Primeiramente devemos remover todos os pacotes referentes ao OpenOffice, só tome cuidado para não remover pacotes de idioma! Recomendo que utilize o Synaptic para ajuda-lo nessa tarefa.

Após ter removido todo o OpenOffice, vamos agora adicionar o repositório do LibreOffice no Ubuntu:
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa

O repositório acima é compatível com as versões do Ubuntu: 10.04 - 10.10 - 11.04.

Depois de adicionado, devemos atualizar nossa lista de pacotes, use o seguinte comando:
sudo apt-get update

Agora use o comando abaixo para instalar o LibreOffice:
sudo apt-get install libreoffice

Para quem usa ambiente gráfico Gnome, execute o comando abaixo, após terminar o processo acima.
sudo apt-get install libreoffice-gnome

Para quem usa ambiente gráfico KDE,  execute este outro comando:
sudo apt-get install libreoffice-kde

POST ATUALIZADO DIA 18/02/2011


Quando instalei o LibreOffice no meu Ubuntu, ainda não existia esse método, por esse motivo não conheço a integridade dos pacotes instalados!

Ao iniciar a 1ª vez o LibreOffice ele estará em inglês, para que ele fique em nosso idioma(português do Brasil), basta executar o comando abaixo:
sudo apt-get install libreoffice-help-pt-br libreoffice-l10n-pt-br

Quando terminar de instalar os pacotes, será necessário reiniciar sua sessão.

Pronto, agora seu LibreOffice já esta em português do Brasil,



Uma pequena observação.


Notei que a descrição do atalhos, referentes ao LibreOffice, não foram traduzidos. Veja na imagem abaixo:

Clique para ampliar.


Mesmos com esse pequeno "probleminha", isso não interferiu em nada o seu funcionamento. Essa dica foi testada no Ubuntu 10.10 e no Linux Mint 10, no dia 18/02/2011.

Para escrever esse post, usei como referência esse artigo, do site:  http://www.ubuntugeek.com/

Um forte abraço e até a próxima!

24 comentários:

  1. Amigo, fiz exatamento isso que você postou, e o apt informa que vários pacotes possuem dependências desencontradas. Estou usando Kubuntu Lucid. Todos os meus repositórios estão ativados, e possuo alguns repositórios extras, como várias PPAs, Opera, Google, etc.

    ResponderExcluir
  2. Olá estefferon, boa tarde!

    Achei estranho seu problema, já encontrei diversos artigos ensinando a instalar o LibreOffice no K/Ubuntu e todos são muito parecidos com esse. Reveja o passo a passo, confira se o PPA do LibreOffice está ativo e instalado. Caso esteja tudo certo, poste aqui nos comentários a mensagem de erro que você recebe.

    Fico no aguardo!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Valeu F3NIX, o problema foi que eu não havia removido os pacotes do OpenOffice, então os removi e instalei o LibreOffice em português, tudo funcionando direitinho. Só ficou faltando só o pacote "libreoffice-kde", que o apt afirmou não ter candidado para instalação. Fui na PPA e descobri que pelo menos por enquanto não parece haver esse pacote de integração com o KDE para o Lucid. Mas muito obrigado pela dica!

    Estefferson Torres

    ResponderExcluir
  4. estefferson,

    Fico muito feliz em saber que você resolveu seu problema! Acredito que quando lançarem o Ubuntu 11.10 com o LibreOffice dentro dos repositórios padrões do Ubuntu esse problema de integração com o Kde seja resolvido.

    Um forte abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. F3NIX, eu também fico feliz por ter me ajudado com algo tão óbvio, algo que eu poderia ter visto antes, mas às vezes o problema é simples e a gente não vê solução. Muitíssimo obrigado!

    Quando ao 11.10, vou esperar o lançamento, e assim que sair atualizo! Mais uma vez muito obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Na boa, mas esse Libreoffice continua com o mesmo problema do Openoffice: É EXTREMAMENTE INSTÁVEL. Minha esposa usa OpenOffice no note dela, eu uso no meu note e instalei esse LibreOffice (seguindo esse blog) no micro do trabalho.

    E TODOS OS 3 OS PROGRAMAS TRAVAM CONSTANTEMENTE. Tanto o editor de texto quanto o de apresentações.

    E o pior: não salvam as alterações! Você perde todo o trabalho, literalmente! Ou o arquivo fica corrompido, o que é pior ainda! Não é possível que seja coincidência nos 3 computadores!

    Eu tenho a mania de salvar (Ctrl+S) a cada frase que digito por isso digo com certeza que o editor de texto NÃO GRAVA DE FATO O ARQUIVO. Dai quando o open/libreoffice trava e o fecho "na marra", quando abro o arquivo está sem nenhuma das alterações que gravei BEM ANTES DE TRAVAR!

    Um amigo meu aqui disse que o Libreoffice realmente é uma m... eu disse que pra chegar nisso ainda tem que melhorar. Sinceramente, não consigo fazer nada aqui com esse editor! Até desisti e estou usando o google docs que é 100000000000000000000000000000000000000000x mais estável e confiável.

    Mas... enfim, por esse preço (de graça) não se poe exigir muito... só queria simplesmente poder usar pelo menos :(

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo, agradeço muito por vocês ter feito esse post,sei que para alguns não funciona, sempre é assim né, mas para mim funcionou perfeitamente, perfeito que tenha feito isso, contribuindo assim para o Ubuntu e o mundo Linux em geral. Tudo de bom para você amigo e espero encontrar mais dicas suas tão diretas e simples de seguir.

    ResponderExcluir
  8. Poxa eu que agradeço Leon, fico muito feliz em saber que meu tutorial lhe foi útil.
    Um forte abraço e continue nos acompanhando.

    ResponderExcluir
  9. Olhá José, essa é primeira vez que escuto tanta reclamação referente ao OpenOffice e ao LibreOffice. Uso eles a pelo menos 3 anos, os único problemas que tive foi incompatibilidade com os novos formatos do MSO2007 e MSO2010, mas a cada versão vejo que a compatibilidade melhora.

    ResponderExcluir
  10. Olá estou usando a versao nova do ubuntu no momento (11.04), a qual ja esta instalado por padrao o libre office 3.3,
    com o tutu apenas abrir o terminal (prompt de comando) e digitei o comando citado no post e senha, PRONTO! ja estava em PT-BR!!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Opa, de nada Tiago, continue nos acompanhando!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom. Aparentemente tudo está funcionando corretamente. Alias, eu instalei sem remover o pacote anterior e mesmo assim tudo está funcionando corretamente.
    Parabéns pelo artigo F3NIX.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Agradeço sua participação Geraldo!

    ResponderExcluir
  14. Eu acabei de instalar e ele esta na versão 3.3.2, instalei no ubuntu 10.04, é normal isso, porque no site do libreoffice o programa esta na versão 3.4.4 .

    ResponderExcluir
  15. Sim Cristian, isso acontece porque no PPA a última versão do LibreOffice para o Ubuntu 10.04 é a versão 3.3.2, se você estivesse usando o Ubuntu 11.10 o a versão do LibreOffice seria a 3.4.4.

    Como o suporte para o Ubuntu 10.04 termina no ano que vem, é normal ele não receber essa nova versão.

    Espero que tenha entendido, qualquer outra dúvida é só perguntar!

    Um forte abraço e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  16. Com certeza, uso o openoffice e libreoffice há 4 anos e nunca me deixou na mão, o problema é que o tio bill faz de tudo para dificultar as coisas, mexe nos padrões dos seus documentos só para que o Linux não reconheça eles, aí fica difícil mesmo, mas graças a Deus não preciso dos softwares dele e nunca mais aumentará a fortuna dele com meu dinheiro...

    Parabéns F3N1X, estou segui seu tuto e estou usando o libreoffice no fluxbox (Linuxmint), está show de bola!
    Ah sim, no serviço, embora tenha office no PC da firma, não uso ele, pois instalei libreoffice também, e não preciso dos software trials para converter em pdf, pois o libreoffice faz isso na perfeição, sem as trajas dizendo que tú está usando de favor um programa para windows...

    ResponderExcluir
  17. Estou recomeçando minha experiência com o Linux. Estou usando o Linux Mint. Minha dificuldade inicial foi com o LibreOffice em Inglês. Este tutorial me ajudou a "corrigir" o prblema. Valeu.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Rui, obrigado pela visita.

    Ficamos felizes que o tutorial tenha sido útil e boa sorte com o Mint.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Alexandre Maratayama06 março, 2012 12:36

    Realmente o libreoffice é um lixo! Sou entusiasta dos softwares livres e código aberto, e também do histórico do staroffice, openoffice e libreoffice, mas a muitos anos estou tentando usá-los e eles realmente não dão conta do recado. Estou com o libreoffice 3. 4 e não tem um dia que precise usá-lo que o meu Ubuntu 11.04 não trava. Realmente uma façanha, conseguir travar o linux... na listas há pouca discussão sobre os problemas, mas enquanto essa instalbilidade durar, o projetos não vai ser alternativa aos softwares proprietários pagos.

    ResponderExcluir
  20. Se realmente existe um problema, acho que as lista deveriam tratá-lo com mais prioridade. Afinal nem tudo é perfeito, mas podemos tornar lo cada vez melhor se resolvermos problemas como o seu.

    Obrigado pela visita, até a próxima!!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pelo post, simples e direto!

    ResponderExcluir
  22. Nós que agradecemos Alex, pela sua visita e seu comentário. Continue nos acompanhando, tem muita coisa boa por aqui!

    Um forte abraço, F3N1X

    ResponderExcluir
  23. Tentei instalar o libreoffice, fazendo o que me informaram, ou seja, apagar openoffice. Agora, não tenho nada no meu sistema e o gerenciador Syaptic dá erro, não abre. Apresenta os erros:
    E: Tipo 'http://download.tuxfamily.org/gericom/libreoffice' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/libreoffice.list
    E: A lista de origens não pôde ser lida.
    Configure as opções de repositórios para corrigir o problema.
    E: _cache->open() failed, please report.
    Por favor ajude-me, passo-a-passo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Calma Jadir vou tentar te ajudar. Qual a versão do Ubuntu você tem instalado?

    Pelo o que sei, essa nova versão do Ubuntu, há 12.04, já traz o LibreOffice instalado. Você até pode adicionar o repositório do LibreOffice para mante-lo sempre na última versão. Quando adicionamos o repositório do LibreOffice no Ubuntu 12.04, não é necessário remover nada, basta atualizar os pacotes com o comando abaixo:

    sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

    Outra pergunta, esse repositório que você adicionou não é o mesmo que ensinei no tutorial acima, não é?

    Fiz uma breve pesquisa Google, e acho que isso pode te ajudar: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=73428.0

    Qualquer dúvida poste novamente que tento te ajudar, na medida do possível!

    ResponderExcluir